TODOS OS DIAS EXISTEM SEGREDOS ESCONDIDOS EM CADA INSTANTE DE NOSSA EXISTÊNCIA.

AQUI SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS DELES...

sábado, 31 de outubro de 2009

VÍDEO - MATA ATLÂNTICA

TEXTO DO DIA - RECEITAS ALTERNATIVAS PARA PRODUTOS DE LIMPEZA

A utilização crescente de produtos de limpeza fosfatados contribuiu para o surgimento de impactos ambientais negativos, como a poluição de águas. Os fosfatos são aditivos presentes em maior percentual na composição dos detergentes e sabões. Quando em contato com águas naturais estagnadas, atuam como verdadeiros adubos que as plantas aquáticas e algas utilizam para se desenvolver, provocando o crescimento excessivo de algas e, até mesmo a eutrofização do manancial.

Também é importante ressaltar que os sabões e detergentes possuem um grau de toxicidade que, apesar de baixo, pode tornar-se perigoso, dependendo do grau de intoxicação e do tipo de produto que a causa. Os sabões, por exemplo, se forem excessivamente alcalinos, irritam a pele. Se seu uso for contínuo, pode ocasionar dermatites. Se houver contato prolongado do sabão com a mucosa ocular pode resultar em lesões relativamente graves. A ingestão pode causar distúrbios gástricos como vômitos, cólicas e diarréia (OSORIO & OLIVEIRA, 2001).

Nesse contexto para minimizar os problemas ambientais pode-se optar por produtos de limpeza alternativos. Existem receitas de produtos de limpeza, que já foram testadas e aprovadas, que procuram além diminuir os impactos ao meio ambiente, também os causados à saúde humana. Cabe salientar que são receitas práticas e econômicas.

Dentre as várias receitas existentes Waldman & Schneider (2000), Irenes (2007) Greenpeace (2007) destacam algumas:

Detergente Alternativo
Ingredientes
-
Um pedaço de sabão de coco neutro, dois limões e quatro colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável).
Preparo-
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

Detergente Alternativo Multiuso

Ingredientes -
Água, vinagre, amônia líquida (amoníaco), bicarbonato de sódio e ácido bórico.
Preparo -
Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico.
Obs: Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais.
Mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Como os detergentes comerciais são fabricados para produzirem espuma além do necessário, sugere-se substituí-los por sabão dissolvido previamente em água quente.

Limpador de Janelas e Espelhos
Ingredientes – Preparo

Três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Após para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.

Limpador e Desodorante de Carpetes e Tapetes
Ingredientes – Preparo
Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente o tapete/ carpete, deixe descansar por uma hora e aspire. Para uma desodorização rápida pulverize o carpete com bicarbonato e aspire logo a seguir.

Amaciante de roupas
Ingredientes – Preparo
Para deixar as roupas macias adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüe.

Limpador de Banheiro
Ingredientes – Preparo
Para limpeza geral de banheiros, use esponjas e escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para limpar pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Bacias devem ser limpas através da aplicação de uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe agir por algumas horas e após dê descarga. Também pode ser utilizada uma solução forte de vinagre.
Obs: A maioria dos produtos de limpeza causa mais problemas que benefícios por conter cloro, substância extremamente irritante aos olhos, nariz e pele.

Limpador de Vidros
Ingredientes – Preparo
Para limpar vidros utilize uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.

Limpador de Forno
Ingredientes – Preparo
Use uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com o auxílio de um pano fino.

Desodorante de Ambiente
Ingredientes – Preparo

Para desodorizar o ambiente pode-se utilizar uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão.
Obs: Além de ser mais econômico, evita o aumento de doenças respiratórias e alergias.

Limpador de Pisos de Cerâmica
Ingredientes – Preparo
Misture aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Após lave o piso como de costume.

Limpador de Janelas e Esquadrias de Alumínio
Ingredientes – Preparo

Janelas e esquadrias de alumínio podem ser mantidas sempre brilhando como novas, basta limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Após passe um pano macio ou flanela.

Demais Dicas Alternativas

§ Para a limpeza de panela queimada, salpique com bicarbonato de sódio e umedeça. Após algumas horas, lave. O queimado sairá facilmente. Caso a comida grudar, encha a panela com água quente e duas colheres de sal ou bicarbonato. Deixe algum tempo e limpe.

§ Esponja e sabão em barra molhados sobre a pia são inimigos da limpeza, pois alimentam as bactérias existentes na pia.
Após o uso da esponja, torça bem e coloque-a para secar ao sol.
Nunca deixe acumular água no recipiente do sabão, esse caldo que fica com o sabão derretido é uma cultura de bactérias.
O paninho usado para enxugar a pia também não deve ficar molhado. Serve como fonte de contaminação.
Depois de usar, torça e deixe secar sobre a torneira, por exemplo.
A lixeira sobre a pia da cozinha também é um foco de contaminação. O ideal e manter o lixo no chão, longe do lugar onde você lava e cozinha alimentos.

§ Para limpar catchup, maionese ou refrigerante no tapete, primeiro retire o excesso com um pano ou colher.
Depois borrife uma mistura de uma parte de multiuso e 10 partes de água.
Esfregue um pano seco, de fora para dentro.
Repita isso até sair bem a mancha.
Em seguida, borrife uma mistura de vinagre com água, também na proporção de um para 10.
Passe o pano.
O vinagre cortará a ação do produto químico.

§ Utilize um pano umedecido com álcool para remover manchas de água do aço inoxidável

§ A gordura do forno, deve ser retirada da seguinte forma: Ligue-o ao máximo, deixe esquentar bem e depois desligue. Na parte de cima, coloque uma panela com amônia e, na de baixo, outra panela com água fervente. Deixe ficar de um dia para outro. Depois é só passar um pano com sabão neutro e lavar com água

§ Para passar roupas a ferro, forre primeiramente a tábua de passar roupa com papel alumínio. Assim economizará energia.

§ Quando a roupa amarelar, passe água oxigenada no local e a seguir enxágüe com água morna

§ Risco de caneta esferográfica em papel de parede pode ser retirado passando-se levemente um pouco de acetona

§ Cheiro de alho, cebola e água sanitária nas mãos, pode se retirados assim:
*Esfregue uma colher de aço inoxidável sob água corrente.
*Esfregue-as com um pouco de leite, ou então borra de café, ou ainda vinagre.
*Após esfregue-as com salsa cortada.
*Também ajuda esfregar as mãos com açúcar e, em seguida lavar em água corrente.

§ Para limpar móveis de fórmica esfregue com um pano embebido em álcool e em seguida dê brilho com flanela limpa e seca.

§ Os móveis de vime devem ser limpos com água quente misturada com bicarbonato de sódio, deixando secar sob o sol.

§ Sofá de couro branco deve ser limpo com uma bucha vegetal, ou de espuma mesmo, com sabonete de nenê, aquele neutro, para limpar e em seguida hidrate o couro utilizando uma mistura de leite e água em parte iguais, passe no objeto de couro e deixe secar. Nunca use óleos ou produtos abrasivos, o couro precisa respirar.

§ Para proteger e hidratar peças de couro, nunca as guarde dentro de sacos plásticos, pois, o couro precisa ficar guardado em lugares arejados, isentos de umidade.
Tire as peças sempre que puder, de onde estiver guardado e passe um pano úmido, deixando secar a sombra.
Também passe cera incolor (líquidas ou em pasta) para sapatos, e peças de vestuário em couro. Depois tire o excesso com uma flanela ou papel toalha. Assim estará protegendo e hidratando o couro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Greenpeace. Substitutos para os Detergentes. Disponível em http://www.essencialsites.com.br/DicasSuaCasa.htm. Acesso em novembro de 2007.

Irenes. Dicas e Truques Caseiros. Disponível em: http://www.espacoecologiconoar.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3545&Itemid=64. Acesso outubro. 2007.

OSÓRIO, VIKTORIA KLARA LAKATOS; OLIVEIRA, WANDA DE. Polifosfatos em Detergentes em Pó Comerciais. Quím. Nova vol.24 nº.5, São Paulo, Sept./Oct. 2001

WALDMAN, Maurício; SCHNEIDER, Dan. Guia Ecológico Doméstico. São Paulo: Contexto, 2000.

Retirado do site: http://revistaea.org/

CITAÇÃO DO DIA - 31/10/09

Ambiente limpo não é o que mais se limpa
e sim o que menos se suja.
Chico Xavier

VÍDEO - O PODER ALÉM DA VIDA

Link para assistir o filme completo no Google (legendado):
http://video.google.com.br/videoplay?docid=8041942808793933853&ei=j5HsSuu_AZqIqQLayeCMDg&q=poder+al%C3%A9m+da+vida&hl=pt-BR#

TEXTO DO DIA - PODER ALÉM DA VIDA (AMPLIFIQUE OS SEUS SENTIDOS)

Gotas de suor atingem o chão. Ao fundo, desfocados, vemos um grupo de homens, todos vestidos com roupas semelhantes. Não conseguimos a princípio perceber de onde vem às tais gotas até que a câmera nos leva a um ginasta, segurando com firmeza e força as argolas onde está executando com grande habilidade seus exercícios. A arena está montada e as pessoas ao redor constituem os juízes, os outros atletas e o público que prestigia o evento.

Ao saltar, o jovem atleta vê uma de suas pernas literalmente se despedaçar em vários pedaços. Enquanto ele agoniza, todas as demais pessoas ali presentes e próximas tentam acudi-lo, menos um homem, que varre inadvertidamente os resíduos da perna do jovem como se estivesse se preparando para jogá-los no lixo...

Só o que o jovem atleta consegue ver desse homem são os seus sapatos, que notadamente são de diferentes modelos, apesar de terem a mesma cor. De repente, assustado, Dan Millman (Scott Mechlowicz), o protagonista dessa história, acorda suado e assustado. Acabara de ter um incômodo pesadelo...

Esse início de história nada mais é do que o prenúncio de que estamos diante de um somatório de fatos e acontecimentos que certamente poderiam mudar a vida de alguém. Ainda mais quando Millman conhece Sócrates (o veterano Nick Nolte, em mais uma bela interpretação), atendente de um posto de gasolina, que calça os sapatos vistos pelo jovem em seu sonho.

E o que os une além do sonho que levou Dan ao encontro de Sócrates? A princípio nada parece ser comum entre os universos em que ambos vivem. O jovem demonstra estar deslumbrado com as vantagens materiais que o mundo pode lhe dar por ser um atleta de ponta. É o que fica claro quando diz a Sócrates que tem tudo o que precisa, de mulheres a notas altas, de dinheiro farto a muitos amigos e, principalmente sucesso tanto na escola quanto no esporte.

Nesse momento, querendo comprovar o quanto é bem sucedido e preparado para vencer na vida, Millman lança um desafio a Sócrates. Diz o ginasta para o enigmático atendente do posto de gasolina que qualquer pergunta pode a ele ser dirigida. Ele está pronto para responder sem qualquer problema. Está tão resoluto e seguro que acredita saber todas as respostas, não importando nem mesmo quais serão as perguntas a ele direcionadas.

- “Você é feliz?” - Pergunta-lhe então Sócrates. E a pergunta deixa Dan desnorteado. Parece ao mesmo tempo tão simples... Mas ao mesmo tempo pode ser igualmente complexa e desafiante por provavelmente conter algum duplo sentido ou por ser capciosa.

Afinal de contas, jovem e forte, fazendo sucesso com as garotas, tendo ótimos resultados na escola, cotado para ganhar campeonatos e tornar-se atleta olímpico, contando com amigos e tendo dinheiro no banco, o que poderia fazer com que ele fosse infeliz?

O que faz, no entanto, com que ele não consiga dormir a noite? Se tudo é tão lindo e maravilhoso, o que motiva não só a insônia que o atinge, mas também um sentimento de vazio que por tantas vezes toma conta de seu corpo?

“Tire o lixo de sua mente”, diz a ele Sócrates. Aprenda a perceber e saborear o mundo que está ao seu redor. Amplifique os seus sentidos. Foque mas não perca a capacidade de ampliar o seu olhar e perceber tudo o que existe no mundo. Não há momentos perdidos em nossas vidas. Cada experiência pode e deve ser percebida como única e excepcional. Sempre há algo acontecendo. O que existe de mais importante na vida é esse momento, o agora...

E o que fazemos em relação a isso? Absolutamente nada, ou seja, na maior parte do tempo vivemos mecanicamente, como se desprezássemos o fato de que essa experiência e cada minuto que passou jamais irão nos ser novamente concedidos. Vivemos atormentados com o passado ou com o futuro. Assombrados pelos erros ou pecados que cometemos. Assustados com o que está por vir e que, obviamente, desconhecemos e por isso tememos. E, com isso, deixamos de viver o agora com toda a força, vibração e energia que deveríamos dedicar a cada uma dessas experiências tão valiosas que se colocam diante de nós.

Dan Millman não pareceu entender bem o que lhe dizia esse tão estranho tutor com o qual deparara num posto de gasolina. Sócrates, a quem ele chamara de filósofo de loja de conveniências, não parecia dizer coisa com coisa e, além disso, como poderia se contentar em viver como atendente de um posto de gasolina (ao que o sábio lhe respondia, “servir é o mais nobre de todos os propósitos”).

É através de uma pequena tragédia pessoal que Millman consegue ganhar tempo real para reavaliar o que Sócrates estava a lhe dizer em todas as ocasiões em que haviam se encontrado. Um acidente de moto o coloca na cama, com uma das pernas estraçalhada e sem perspectivas (ao menos por parte dos médicos especialistas) de retornar ao esporte que tanto amava. O que fazer? Como superar tamanha dor e sofrimento?

Baseado no livro “O caminho do guerreiro pacífico”, de autoria do próprio Dan Millman, “Poder além da vida” é mais do que um filme, trata-se de um libelo em favor da reflexão, da valorização da vida e de nossas experiências, da partilha de ideais e propósitos nobres e, em especial, da busca de equilíbrio e harmonia em nossas vidas...

O Filme
História real, estrelada no cinema pelo veterano e competentíssimo astro Nick Nolte, "Poder além da vida" tem muitas lições para dividir conosco. Assistir ao filme sem se emocionar e envolver com a história de um egocêntrico jovem campeão de ginástica olímpica que não valoriza nada e ninguém além dele mesmo e que, ao entrar em contato com Sócrates, atendente e mecânico de um posto de gasolina nas proximidades do campus universitário em que Dan Millman (o campeão que só pensa em si mesmo), se vê intrigado, literalmente em xeque e subitamente desprovido de todas as certezas que o acompanhavam até então pode ser uma experiência riquíssima para os espectadores.

Mas não deve tal experiência se resumir somente a assistir. Devemos pensar e repensar cada uma das valiosas pérolas existentes no filme. Sócrates atua como um autêntico filósofo a constantemente desafiar a lógica e a obviedade que parece ser parte do cotidiano de Millman e também dos espectadores. E é justamente nesse ponto que reside a grande riqueza do filme, ou seja, sua capacidade de nos fazer abrir os olhos, de observar tudo o que está ao nosso redor, de valorizar as relações que estabelecemos com tudo e com todos.

Há muito do jovem Dan Millman em cada um de nós. A teimosia, a prepotência, a arrogância, a acomodação ou ainda o apego ao mundo material. Por outro lado, temos vivido muito pouco no sentido do questionamento daquilo que parece estabelecido e definido aos nossos sentidos ou ainda de perceber as inúmeras oportunidades e portas que se abrem para nós todos os dias como Sócrates prega a seu contrariado pupilo. Precisamos amplificar os nossos sentidos e assistir esse filme pode ajudar muito... Não percam!

Para Refletir

1 - As muletas que ajudam Dan Millman a se movimentar a partir de um determinado momento do filme constituem poderosa metáfora. Podemos considerar essa barreira como equivalente a todas aquelas que cada um de nós impõe ao nosso sucesso e vitórias a serem atingidas no cotidiano. E não me refiro aqui aos pódios, prêmios, promoções e aumentos de salários que porventura possamos conquistar. Falo daquilo que realmente importa, ou seja, de atingirmos a felicidade que se encontra não nos grandes embrulhos ou pacotes e sim num cotidiano em que prevaleça o bem, a bondade, a ética, a justiça, a honestidade e a fraternidade. Para isso precisamos nos desprender de nossos egos, vaidades, orgulhos e preconceitos e – acima de tudo – estender a mão para o próximo, seja ele quem for, esteja onde estiver, próximo ou distante...

2 - A maioria das pessoas atualmente se preocupa em saber cada vez mais, mais e mais... Acumulam conhecimento para fazer frente a desafios imediatos e não parecem dispostas a pensar com profundidade as informações que adquirem... Se elas resolvem os problemas, por que se preocupar com as mesmas? A primeira grande realização de um “guerreiro da paz” é descobrir e ser humilde o suficiente para admitir que não sabe, que precisa aprender... O caminho a ser trilhado não admite arrogância ou prepotência, exige desprendimento e disciplina, cobra concentração e fé. Não basta ter conhecimento é preciso agir com sabedoria, ou seja, é necessário atingir a capacidade de processar, refletir, comparar, pesar, analisar e finalmente entender as informações para que se faça o uso inteligente daquilo que se conhece.

3 - “Poder além da vida” é um filme que harmoniza não apenas com a filosofia. Deve ser visto também como uma produção que ressalta a necessidade do contato humano, em particular daqueles que celebram as verdadeiras amizades e, principalmente das que colocam em contato as pessoas mais jovens e as mais velhas. Há ensinamentos a serem dados a partir das duas pontas e possibilidades reais de crescimento nesses encontros, porém, para que isso se efetive, temos que estar dispostos a ouvir não apenas com os nossos ouvidos, mas também com o coração e a mente. Devemos igualmente nos mostrar preparados para dividir, partilhar, sem qualquer constrangimento, preconceito ou intolerância, mesmo que em determinados momentos as distâncias que separam as gerações pareçam ser tão grandes que tornam o diálogo muito confuso. Há ganhos de valor incalculável nesses encontros, não podemos abrir mão deles...

Texto de João Luís de Almeida Machado Editor do Portal Planeta Educação; Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva). Site: http://www.planetaeducacao.com.br/

CITAÇÃO DO DIA - 30/10/09

PARE,
OLHE,
AME!

Pixadores SP
(visto no blog Orgônio - http://orgonio.blogspot.com/)

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

VÍDEO - NÃO ESPERE

TEXTO DO DIA - VIVER COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ

O destino de todos os seres vivos é a morte. Morrem flores, plantas, bichos, gente. Até mesmo as estrelas, que nascem em uma explosão de luz, chegam à finitude. Morremos um pouco todos os dias. Cada anoitecer nos relembra que mais um dia se passou em nossa vida. E isso nos deveria ser um alerta para os rumos que damos à existência.

Mas por que a morte nos assusta de tal forma? O sábio se prepara para morrer. Mas para a maioria dos seres humanos, a simples menção da palavra "morte" é um trauma. Não falamos de morte, como se falar disso pudesse atraí-la. No entanto, preparar-se para morrer é útil. Necessário, mesmo. Não se trata de uma atitude mórbida, mas de naturalidade perante o ciclo que rege a vida.

Naturalidade? Sim, pois em nossa vida a morte é uma certeza. Podemos até não saber quando e onde ela virá, mas virá certamente. Países, idiomas e crenças são diferentes. Mas, paradoxalmente, a grande certeza que nos une a todos é a de que um dia nosso corpo estará morto. Por isso, vale a pena pensar de modo positivo na morte. Preparar-se para esse momento inevitável.

A psiquiatra suíça Elizabeth Kübler-Ross narra, em seus diversos livros, o sofrimento das pessoas que não se prepararam para morrer ou para dizer adeus aos parentes e amigos. A médica - que se tornou famosa no mundo inteiro por seus trabalhos junto a
pacientes terminais - observou que a maioria das pessoas traz pendências, assuntos não-resolvidos e traumas que eclodem na hora da morte. É que não costumamos refletir sobre a nossa própria morte. Sempre a imaginamos muito distante. E, por isso, vamos adiando a resolução de pendências que poderiam ser solucionadas agora, com calma.

Portanto, vale a pena iniciar uma preparação. Quer uma fórmula simples? Viva como se fosse o seu último dia. Faça o bem, seja amável e gentil. Não deixe para amanhã as palavras de afeto, os gestos de amor. Diga à família o quanto você a ama. Deixe os papéis em ordem, os assuntos encaminhados. Se há mágoas, esqueça, perdoe. Vire a página. Se há assuntos por resolver, esclareça, converse. Enfim, resolva. Não deixe espaço para que um dia você lamente não ter falado na hora certa. Viva a vida de forma simples e bela para que, ao encerrá-la, não haja muitos arrependimentos.

O músico Renato Russo tinha uma frase síntese para essa atitude: "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã". Afinal, amanhã a morte pode ter vindo, silenciosa, bater à sua porta, ou à da pessoa amada. E até o reencontro, então, poderá ser uma longa espera.

Faça como o poeta Manuel Bandeira. Em um de seus mais inspirados poemas, "Consoada", ele fala sobre o dia em que a morte chegará e vai encontrá-lo preparado:

"Quando a indesejada das gentes chegar,
Talvez eu tenha medo.
Talvez sorria, ou diga:
Alô, iniludível!
O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(A noite com seus sortilégios).
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta, com cada coisa em seu lugar".

Possamos, todos nós, aguardar a morte com a alma leve, a consciência em paz, um sorriso de dever cumprido pairando, suave, nos lábios pálidos. Quando essa hora chegar, o seu dia - a sua vida - terão sido bons? Pense nisso!

Fonte: Redação do Momento Espírita.
Geraldo de Souza - http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=08997

CITAÇÃO DO DIA - 29/10/09

Se hoje fosse o meu último dia no planeta,
eu me sentiria feliz sobre como eu vivi?
Veronica M. Hay

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

VÍDEO - A QUESTÃO MAIS PROFUNDA

TEXTO DO DIA - ORAÇÃO DA GRATIDÃO

Senhor!

Obrigada
pela água que bebo, pela comida que como e pelo ar que respiro!

Obrigada
por eu poder ver, ouvir, sentir, tocar, falar, andar e pensar!

Obrigada
por me permitir trabalhar, empregar e ajudar!

Obrigada
pelo céu, pela terra e pelo mar!

Obrigada
por tudo que me deste ontem, pelo que me deu hoje
e pelo que vai me dar amanhã!

Obrigada
pela saúde, juventude, beleza, talentos e qualidades físicas e mentais.

Obrigada
por me proteger, iluminar e me guiar sempre!

Obrigada
pela luz, paz, prosperidade, harmonia, sabedoria, saúde em minha família,
amizades e em tudo que me rodeia!

Obrigada
pelo amor que tenho no coração e na minha alma

Obrigada
por me ensinar a amar incondicionalmente e sem apego!

Obrigada
pela vida! E por assumir o comando dela.

Obrigada
por tantas bênçãos e graças, Senhor!

Obrigada
por todos os milagres e maravilhas, Deus!

Obrigada
por me amar...

Eu te amo e me entrego totalmente em tuas mãos... Amém

por Lena Antabi - Site Somos Todos Um

http://somostodosum.ig.com.br/blog/blog.asp?id=08970

CITAÇÃO DO DIA - 28/10/09

Ser feliz sem motivo é a mais autêntica
forma de felicidade.
Carlos Drummond de Andrade

terça-feira, 27 de outubro de 2009

VÍDEO - O PONTO DE MUTAÇÃO

Link do google para o filme completo:

http://video.google.com/videoplay?docid=854094769667634943#

TEXTO DO DIA - OS ESPELHOS DA VIDA

A gente passa muito tempo pela vida sem perceber como o Universo em sua perfeição infinita nos dá tudo que precisamos para crescer, de uma forma precisa. Fugimos léguas de nos olhar nos espelhos que a vida nos oferece a cada dia porque lá no fundo sabemos que ali vamos enxergar a nós mesmos...

E, às vezes, é muito mais fácil colocar a culpa de tudo que nos acontece nos outros a ter que assumir responsabilidade sobre o que experimentamos na vida...

Mas quando temos consciência que tudo aquilo que nos acontece é, de uma forma ou de outra, responsabilidade nossa, isso nos dá a possibilidade de mudar a nossa realidade.

Quando despertamos para o fato de que os acontecimentos ao nosso redor e, as pessoas também, são espelhos para partes nossas que não conseguimos enxergar, isso faz uma diferença enorme.

A partir de então, agradecemos ao Universo quando nos deparamos com coisas que nos incomodam, porque sabemos que ali, ao invés de incômodo, existe na verdade uma chave para que a gente se conheça mais um pouco... Não podemos mudar o outro... mas, sempre podemos transformar em nós o que nos incomoda no outro e isso muda tudo ao nosso redor, inclusive "os outros".

Não adianta fugir desses espelhos que a vida nos oferece para o nosso crescimento, porque eles sempre voltam, como outras pessoas ou situações, que vão refletir exatamente algo que pede por transformação e que vai fazer com que nossa consciência se amplie mais um pouco.

Quando nos abrimos para receber todo o aprendizado que a vida nos oferece vamos nos encantar como tudo pode se tornar muito mais leve e como esse aprendizado pode ser mais divertido.

Experimente jogar com vida... um jogo de crescimento.... Deixe de lado todo julgamento e os preconceitos e desperte a cada dia sabendo que existe algo para você descobrir sobre você mesmo e que as pistas vão vir através dos reflexos do espelho fornecidos pelas outras pessoas.

Não fuja dos espelhos... não adianta, porque você só está adiando um processo de curas profundas. Lembre-se sempre: o que você vê de errado no próximo também existe em você, somos todos Um, portanto toda cura é autocura. Na medida em que você melhora o mundo também melhora. Assuma esta responsabilidade. Ninguém mais precisa fazer este processo, só você.

Quando há situações desconfortáveis, há uma técnica muito simples e interessantíssima, pelos resultados. Você diz: "Divino Criador, pai, mãe, filho em Um... Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais ofendemos à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão... Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz... Assim está feito."

Você assim neutraliza a energia que você associa à determinada pessoa, lugar ou coisa. No processo, esta energia é libertada e transmutada em pura luz pela Divindade. E dentro de você o espaço vagado é preenchido pela luz da Divindade. Então, nesta prática não há culpa, não é necessário reviver sofrimento, não importa saber o porquê do problema, de quem é a culpa, sua origem.

E, pouco a pouco, esse jogo de olhar no espelho da vida vai se tornando cada vez mais claro e mais natural... e vamos nos rendendo à infinita sabedoria do Criador que sempre nos proporciona o que precisamos... na hora certa... nem mais... nem menos.
Texto de Nelson Matheus Silva - http://somostodosum.ig.com.br/p.asp?i=10631

CITAÇÃO DO DIA - 27/10/09

Se você olhar cada ser humano
como um espelho Divino,
você conhecerá a si mesmo

e compreenderá a vida.
Sherif Baba

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

VÍDEO - SIGA O SEU ENTUSIASMO - ABRAHAM

TEXTO DO DIA - AGIR EM SINTONIA COM OS PENSAMENTOS

As suas ações são os melhores intérpretes de seus pensamentos
John Locke (1632 - 1704), filósofo britânico

Algumas vezes os melhores planos resultam em... nada. Algumas vezes a maior confiança em objetivos resulta em... nada. Algumas vezes as mais incríveis oportunidades resultam em... nada. Algumas vezes os mais profundos desejos resultam em... nada.

Planos, confiança, oportunidades e desejos ou qualquer outro predicado que você tenha, não são suficientes para empurrar uma bolinha de gude - aquelas pequenas esferas de vidro já esquecidas em algumas regiões do Brasil. A despeito de todo o seu conhecimento em estratégia e tática, a despeito de toda a sua confiança em si mesmo ou em todos os seres do Olimpo, a despeito de tudo aquilo que a vida ofereça e a despeito de todo o desejo racional, emocional e instintivo do seu corpo, nada vai acontecer se você não fizer uma coisa - uma única coisa simples: agir.

Agir - agir sempre - e dar o primeiro passo da jornada é o que garante que as engrenagens do Universo sejam postas para funcionar.

Mesmo uma ação pequena tem efeitos devastadores ao longo do tempo. Nada acontece antes de uma ação ser posta para funcionar. Na Bíblia, o livro mais vendido do planeta, a primeira frase é: No princípio criou Deus os céus e a terra. A frase não fala que no princípio Deus refletiu, ou teve autoconfiança, ou viu uma oportunidade, ou estabeleceu um objetivo, ou esperou a sorte, ou contou com sua equipe de trabalho. Nada disso. A frase usada tinha o verbo criar. Tudo começa com a ação.

Naturalmente, isso não significa que você deva agir cegamente; significa que você deve agir na hora de agir. Muitos de nós construímos castelos perfeitos em nossas mentes, mas não agimos para levantar uma pedra sequer. Imaginamos tudo o que poderíamos fazer, mas não fazemos coisa alguma, sempre buscando ótimas razões para tudo aquilo que não fazemos. Queremos melhorar nossas relações, desde que a outra pessoa mude, deixando a ação para ela. Objetivamos tornar a qualidade de nossos produtos superior, desde que os funcionários façam um trabalho melhor, deixando a ação para eles. Pensamos em melhorar nosso trabalho, desde que a empresa nos pague mais, deixando a ação para a corporação. Sonhamos com nossa próxima casa, que será construída no futuro, desde que aquele bilhete de loteria seja premiado, deixando a ação para a sorte. Embora todas essas coisas possam acontecer, provocar mudanças positivas em nossa vida não é problema de outros. É problema nosso. Lembre-se de que as palavras "desde que" não estão marcadas no calendário. Sua vida está.

Faça o que você puder agora, com aquilo que você já tem. Mesmo que pareça ser muito pouco. Mesmo que seja somente um gesto, uma palavra, um olhar. Nenhuma ação é pequena demais, desde que seja uma ação. Se existe somente barro, use-o para construir tijolos e os tijolos para construir as paredes do seu sonho. Se nem mesmo barro você tem, use sapé. Mas faça alguma coisa.

Hoje é o dia para você pegar seus melhores ou piores planos, seus prováveis e improváveis projetos e dar um passo, fazendo aquela ligação, visitando aquele cliente, redesenhando seu produto ou empresa, enviando aquele e-mail, dando aquele sorriso e aquele abraço, andando pelo chão-da-fábrica, assistindo uma palestra, indo ao parque com seu filho, enviando um cartão pelo correio (sim, eu disse correio, não pela Internet) ou até conversando com você, no espelho de casa.

Nada acontece somente por estar em sua mente. Preencha seus dias com ação que leve o Universo a devolver algum tipo de reação, e certos resultados, talvez até mesmo inesperados, sempre virão. As suas ações são os melhores intérpretes de seus pensamentos, como disse John Locke. Esta é, realmente, a única diferença entre quem faz e quem somente observa, quem vive e quem gostaria de viver. Madre Teresa de Calcutá não passou 50 anos planejando como ajudar as pessoas pobres. Ela simplesmente ajudava, e o resto aconteceu normalmente.
Texto de Aldo Novak - www.academianovak.com.br

CITAÇÃO DO DIA - 26/10/09

Sempre, faça o que puder.
Porque uma vez que você faça

o mínimo que puder,
não importa quão insignificante
possa parecer,
TUDO muda.
O Universo (
www.tut.com)

VÍDEO - GAYATRI MANTRA - DEVA PREMAL

domingo, 25 de outubro de 2009

TEXTO DO DIA - O PODER DA ORAÇÃO CONTINUADA

SAI BABA aconselha o devoto a meditar e orar continuamente, mesmo quando entregue a seus afazeres, o que pode ser feito pela simples repetição do NOME DE DEUS (JESUS, BUDA, SAI BABA ETC.).

O filme “Quem Somos Nós?”, ainda em exibição, contém diálogos feitos por físicos, cientistas, psiquiatras e outros, que pretende dar algumas explicações sobre o como nossa consciência afeta a matéria e nossa realidade.

Entre as informações dadas no filme há a da interessante experiência feita em Washington, assim narrada:
“Washington D.C., chamada de capital do mundo em assassinatos, recebeu um grande experimento no verão de 1993.
4000 voluntários vieram de 100 países para uma meditação coletiva durante longos períodos do dia. Segundo o FBI, isso faria com que os crimes violentos caíssem em 25% naquele verão em Washington. O chefe de policia foi à televisão dizer que o crime só diminuiria se nevasse no verão. No final a polícia se tornou colaboradora e autora desse estudo, pois o resultado foi uma queda de 25% dos crimes em Washington. O que poderia ser previsto com base em 48 estudos anteriores que já haviam sidos feitos em menor escala.”

No mesmo filme, é mostrada a exposição feita no Japão por Massaro Emoto. O Sr. MASSARO EMOTO se interessou pela estrutura molecular da água e o que a afeta. Então ele realizou vários estudos onde aplicou estímulos mentais e os fotografou com um microscópio de anti-matéria.

A primeira foto é da água da represa Fujiwara. A segunda é a da mesma água após ter sido benzida por um monge zen-budista e que se apresenta com lindos desenhos harmônicos e irradiantes.

Segundo MASSURO EMOTO o pensamento ou intenção são as forças responsáveis por tudo isso. A ciência de como isso afeta as moléculas é desconhecida. Menos para as moléculas da água, claro. E isso é fascinante se pensarmos que 90% do nosso corpo é composto de água, pois se pensamentos fazem isso com a água, imaginem o que podem fazer conosco. Pelas fotos obtidas por MASSARO EMOTO, fica comprovada a validade de se abençoar os alimentos que iremos ingerir, além de validar a prática comum de se usar da água abençoada (ou magnetizada...) como instrumento de bem-estar.

SAI BABA nos convida a transformar beneficamente nossa realidade pela imanência de Deus em nós.
Texto retirado do site http://oxigenio2.magaweb.com.br

GAYATRI MANTRA
O Gayatri Mantra aparece pela primeira vez no Rig Veda (iii, 62, 10) que foi escrito em sânscrito a aproximadamente 2500 - 3500 atrás. Alguns dizem que este mantra pode existir há muito mais tempo. O Gayatri mantra é uma prece védica para iluminar o intelecto.

Nos Vedas encontramos a seguinte citação: "Samano Mantrah" (que um mantra seja comum a todos). Portanto o Gayatri é o mantra para todos os hindus.

Nas palavras de Sai Baba, este mantra é uma prece a Deus para nos conferir todos os poderes e talentos. Este mantra traz em si a essência dos quatro Vedas (Atharva, Sama, Rig e Ayur). Diz-se que é o mantra mais entoado em todo o mundo. O Gayatri Mantra, também conhecido por "Guru Mantra" e "Savitri Mantra", é tido como um dos mais poderosos mantras.

A palavra Gayatri é uma combinação de palavras sânscritas e existem algumas controvérsias quanto à sua derivação. A palavra "mantra" significa instrumento do pensamento, texto sagrado ou prece de louvor.

De um modo geral, as duas palavras, "Gayatri Mantra", podem ser traduzidas como: uma prece de louvor que acorda as energias vitais e traz a liberação (espiritual).

Sri Swami Sivananda em seu livro Sadhana, diz "... Este mantra é aplicável universalmente porque nada mais é que uma prece honesta pedindo por Luz, endereçada ao Todo Poderoso Espírito Supremo".(...It is universally applicable, for it is nothing but an earnest prayer for Light, addressed to the Supreme Almighty Spirit.)

Om - Bhur Bhuvah Svaha - Tat Savitur Varenyam Bhargo Devasya Dhimahi - Dhiyo-yo Nah Prachodayat

A tradução de Sri Swami Sivananda para este mantra é:
Nós meditamos na glória do Criador;
Quem criou o Universo;
Que é digno de adoração;
Que é a corporificação do Conhecimento e da Luz;
Que é o removedor de todos os pecados e da ignorância;
Que Ele ilumine nosso intelecto.

"We meditate on the glory of the Creator;
Who has created the Universe;
Who is worthy of Worship;
Who is the embodiment of Knowledge and Light;
Who is the remover of all Sin and Ignorance;
May He enlighten our Intellect."
Retirado do site Claudia Giovani - http://shanta.biz/

Benefícios do Gayatri
O mantra Gayatri traz a sabedoria divina para aqueles que o entoam com devoção e constancia. A sabedoria e a direção divina são coisas muito importantes para pedirmos a Deus. Todos os problemas, sofrimentos, doenças, miséria, todas as barreiras, podem ser vencidas ao conquistarmos a sabedoria que é com certeza, divina. A sabedoria está no plano espiritual e este mantra é uma das mais fantásticas chaves para conquistar este poder

CITAÇÃO DO DIA - 25/10/09

Um único pensamento de gratidão em direção ao céu
é a prece mais completa.
Gottold Ephraim Lessing

sábado, 24 de outubro de 2009

VÍDEO - O SENTIDO DA VIDA - ABRAHAM

TEXTO DO DIA - ACREDITAR NA VIDA

É ter esperança no amanhã.
Saber que após a noite vem o dia.
Viver intensamente as emoções!
Pular de alegria.
Não invadir o espaço alheio.
Ser espontâneo.
Apreciar o nascer e o pôr-do-sol.
Amar as pessoas incondicionalmente.
Aproveitar todos os momentos...
Fazer trabalho voluntário.
Vencer a depressão!
Confiar na voz da intuição.
Perdoar as pessoas.
Estimular a criatividade.
Não se prender a detalhes.
Brincar como uma criança.
Chorar de felicidade...
Deixar para lá.
Ter pensamento positivo.
Respeitar os sentimentos dos outros.
Rir sozinho.
Saber trabalhar em equipe.
Ser sincero.
Encontrar a felicidade nas pequenas coisas.
Entender que somos pessoas únicas.
É dançar sem medo.
Não se apegar a bens materiais.
Respirar a brisa do mar.
Ouvir a melodia suave de uma fonte.
Observar a natureza.
Adorar um dia de chuva.
Ter motivação!
Enxergar além das aparências.
Descobrir que precisamos dos outros.
Esquecer o que já passou.
Buscar novos horizontes.
Perceber que somos humanos.
Vencer a nós mesmos.
Ver a beleza da alma.
Sair da passividade.
Saber que a vida é conseqüência de nossas atitudes...
Não procrastinar as decisões.
Mimar a criança interior.
Deixar acontecer...
Praticar a humildade.
Adorar calor humano.
Curtir as pequenas vitórias.
Viver apaixonado pela vida!
Visualizar só coisas boas.
Entender que há limites.
Mentalizar positivo.
Ter auto-estima.
Colocar sua energia positiva em tudo que realizar!
Ver a vida com outros olhos...
Só se arrepender do que não fez.
Fazer parcerias com os amigos.
Crescer juntos. Dormir feliz.
Emanar vibração de amor...
Saber que estamos só de passagem.
Melhorar os relacionamentos.
Aproveitar as oportunidades.
Ouvir o coração...
Acreditar na vida!
Recebido por Lia - Site Somos Todos Um - http://somostodosum.ig.com.br

CITAÇÃO DO DIA - 24/10/09

Desfrute as pequenas coisas,
pois um dia você pode olhar para trás
e perceber que eram as grandes coisas.
Robert Brault

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

VÍDEO - O SILÊNCIO

TEXTO DO DIA - COMO SE BENEFICIAR COM O SILENCIO INTERIOR E EXTERIOR

Há muitos anos atrás na minha adolescência li o best seller americano do escritor Carlos Castañeda, onde seu mestre Don Juan explicava para ele que o silêncio é uma das coisas mais poderosas que o ser humano possui para usar ou desfrutar. Achei aquela explicação tão oposta ao que eu pensava na época que tive a curiosidade de ler mais de uma vez tanto a explicação como os exemplos metafóricos. Achei seus ensinos extraordinários sobre uma coisa tão pouco discutida entre nós. Alias prefiro até dizer, desvalorizada entre a maioria de nós.

Há varias maneiras de provar que o silêncio é poderosíssimo em nossas vidas.

Uma dessas maneiras é quando há uma discussão explosiva entre duas pessoas e uma delas olha nos olhos da outra totalmente em silencio, ou seja, totalmente desprovida de dialogo interno e externo. Caso você queira experimentar o efeito que isso causa, logo após sua conduta perceba como a sua boa intenção transcendeu a palavra falada.

Existe um poder nisso porque geralmente a pessoa que esta emocionalmente descontrolada se sente fraca por não achar resistência ou ataque em retorno, e até mesmo fica curiosa de saber o que você esta pensando, e quando você continua calada (o), parece que um jato de água fria foi jogado em alguma coisa que esta fervendo. Sai fumaça mais não queima, evapora.

Outra forma de silêncio é o mental, quando meditamos e desligamos o diálogo interno. Fazemos isso na pratica da meditação para que possamos estar em contado direto com a energia universal. Esse tipo de exercício funciona há milhares de anos entre os monges de vários países e curiosos no assunto do mundo inteiro. A paz e a conexão que se recebe é uma dádiva única pertencente a cada praticante. Muita gente não consegue apagar o dialogo interno, mas é justamente por isso que sugiro praticar até conseguir, não se arrependerá. Yoga é um excelente veiculo para se chegar até lá.

Outra forma mais conhecida é o silêncio vindo do nosso meio ambiente, o oposto das buzinas incessantes soadas dos carros com motoristas nervosos e estressados no tráfico do dia a dia.

Incluindo um minuto de silêncio quando queremos honrar alguém que já morreu.

Existe também varias citações celebres nos meios filosóficos sobre aquele que fala menos parece que sabe mais, como por exemplo:

“As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar”. - Leonardo da Vinci

"Cala-te ou diga coisas que valham mais que o silêncio". - Pitágoras

"O silêncio é a oração dos sábios".- Augusto Cury

Resumindo, aqui vai uma pequena lista de benefícios que o silêncio nos dá de presente:

➔ O silêncio nos auxilia a ouvir mais coisas como:
✱ O que esta se passando ao seu redor
✱ O que alguem esta falando que pode ser de extrema importância para nós
✱ aprender mais

➔ Relaxar mais

➔ Entrar em contato consigo mesma (o) mais profundamente

➔ Se dar a oportunidade de meditar e se conectar mais com o universo, dentre inúmeras coisas a mais.

Até na musica, quando há silêncio entre uma nota e um acorde, as vezes dá arrepio, tamanho é o poder de um momento de silêncio, fazendo parte do todo da canção.

Portanto, penso que quando nos tornamos sabios o suficiente para nos calarmos para ouvir mais, aprender mais e ver mais, estaremos no caminho da mestria, pois só com o silêncio amigo teremos a oportunidade de ouvir e escutar, ao mesmo tempo. Com o silêncio sendo honrado por nós abrimos espaço para o conhecimento entrar profundamente em nossas vidas.

E você? Já sentiu os benefícios do silêncio interno ou externo?

Sua na magnitude do silêncio.
Texto de Lygya Maya - site http://www.planetanews.com

CITAÇÃO DO DIA - 23/10/09

As árvores, as flores, as plantas crescem em silêncio.
As estrelas, o sol, a lua se movimentam em silêncio.
O silêncio nos uma nova perspectiva.

Madre Teresa

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

VÍDEO - PRATIQUE O DESAPEGO

TEXTO DO DIA - ESVAZIE A MALA

Pessoas que não conseguem desapegar-se das coisas que acumulam na vida deixam de aproveita-la porque não conseguem livrar-se de suas pesadas bagagens.

Em minhas viagens, costumo encontrar muitas pessoas que não curtem a jornada porque estão preocupadas demais com sua imensa bagagem. O mesmo acontece com as pessoas que não conseguem desapegar-se das coisas que acumulam na vida: bens, cargos, posições e até mesmo relacionamentos. Elas, com freqüência, deixam de aproveitar a vida porque não conseguem livrar-se de suas pesadas bagagens.

A ruptura de um relacionamento, por exemplo, não é nada fácil, embora em geral, no começo da relação, tudo seja muito simples e gostoso. Estamos, normalmente, tomados pelo delicioso anestésico da paixão. Lidar com o fim de uma relação, porém, é coisa que poucos sabem – embora todos nós possamos aprender.

A
melhor história de desapego que conheço aconteceu com um casal de amigos meus. Certo dia, eles me convidaram para uma festa. Ao chegar, vi que se tratava de uma ocasião especial: decoração caprichada, banda de música, todos os amigos e familiares presentes. Lá pelas tantas, para surpresa geral, o casal anunciou que a festa era em comemoração de sua despedida. Estavam celebrando o fim de um ciclo de sua vida após dezessete anos de união.

Em um discurso, explicaram:
– Para que a planta nasça, é preciso matar a semente. Para que o fruto exista, é preciso morrer a florada. A borboleta só surge com o desaparecimento da lagarta. O ser humano não existe sem o embrião e só vinga com a transformação do óvulo. Estamos morrendo para esse relacionamento, porém sinceramente preocupados e comprometidos em nascer para outros muito melhores, em que possamos doar o máximo de cada um de nós! Por favor, não fiquem tristes com nossa separação porque os amigos do coração nunca se separam.

Eles decidiram separar-se quando perceberam que estavam mais preocupados em anular a alegria um do outro do que em ser felizes. Se, para serem felizes, era importante transformar essa relação, eles dariam esse passo. Até mesmo para manter a amizade.

Que coragem, não?

É muito raro que alguém admita diante do parceiro que está casado por causa do conforto e não tem mais coragem de enfrentar a própria vida.

Se meu casal de amigos insistisse em seu relacionamento, provavelmente acumularia infelicidades e não poderia aproveitar os diversos passarinhos do amor que ainda surgiriam. Por isso, não tema deixar para trás as coisas que já morreram. Elas são como uma bagagem que não é mais necessária. Somente nossa experiência de vida e nosso desejo de criar uma existência cheia de significado são tesouros leves para carregar.
Texto de Roberto Shinyashiki - http://shinyashiki.uol.com.br

CITAÇÃO DO DIA - 22/10/09

O degrau da escada não foi feito para repousar,
mas apenas para sustentar o o tempo necessário
para que o homem coloque o outro
um pouco mais alto.
Aldous Huxley

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

VÍDEO - MATTHIEU RICARD - HÁBITOS DA FELICIDADE - PARTE 3

VÍDEO - MATTHIEU RICARD - HÁBITOS DA FELICIDADE - PARTE 2

VÍDEO - MATTHIEU RICARD - HÁBITOS DA FELICIDADE - PARTE 1

TEXTO DO DIA - COMO CRIAR NOVOS HÁBITOS

Para criar um novo hábito leva tempo e muita paciência. Assim como um fruto que precisa de toda uma estação para crescer, nossos novos hábitos podem levar alguns meses para ficarem enraizados em nós. Quando você tenta amadurecer rapidamente um fruto, ele perde o sabor. Nos Estados Unidos, os tomates são normalmente colhidos antes do amadurecimento, a fim de que não fiquem machucados durante o transporte até o supermercado. Então antes de vendidos, os tomates verdes são vaporizados com CO2, o que os torna vermelhos instantaneamente. Tomates vaporizados são comestíveis, mas não é páreo para o sabor de um tomate deixado para maturar lentamente no pé.

Então, nós precisamos saber que:

1. Aprendemos lentamente: é comum termos de aprender uma lição quarenta ou cinqüenta vezes para realmente capta-la. O problema se repete periodicamente, e pensamos “De novo, não! Eu já aprendi isso!”, mas esquecemos muito depressa as lições aprendidas e retornamos aos velhos padrões de comportamento. Por isso, precisamos de explicações repetidas vezes.

2. Temos muito a desaprender: muitas pessoas vão ao psicólogo com um problema pessoal que levou anos para se desenvolver e dizem: “Preciso que você dê um jeito em mim. Tenho uma hora”. Ingenuamente esperam uma solução rápida para uma dificuldade enraizada há anos. Como a maioria de nossos problemas e todos os nossos hábitos ruins não se desenvolvem da noite para o dia

3. Crescer é doloroso: não há crescimento sem mudanças, não existem mudanças sem medo ou perdas e não há perda sem dor. Toda mudança envolve perda de algum tipo. Você deve se livrar dos velhos hábitos para experimentar os novos. Tememos essas perdas, mesmo que nossos antigos costumes estejam fadados ao fracasso, pois como um par de sapatos usados, eram ao menos confortáveis e conhecidos.
Texto de Prof. Menegatti - www.menegatti.srv.br

CITAÇÃO DO DIA - 21/10/09

Nós somos o que fazemos repetidamente.
Excelência, então, não é um ato,
mas um hábito.
Aristóteles

terça-feira, 20 de outubro de 2009

VÍDEO - BEBES RINDO

TEXTO DO DIA - ALEGRIA É A SUA NATUREZA

Amado Osho, Como eu posso livrar-me do sofrimento?

"Todo mundo passa a sua vida em busca de uma coisa: como livrar-se do sofrimento? Como obter felicidade e alegria? Você quer buscar alegria, mas o que você pagará por isso? O que você dará em troca daquilo que conseguiu?

Se um homem der um passo que seja, ele terá que deixar o pedaço da terra sobre o qual ele estava em pé. Somente assim ele poderá ir adiante. Não haverá qualquer progresso neste mundo se nós não quisermos abrir mão de alguma coisa. Sem sacrificar-se você não conseguirá dar nem mesmo um passo.

Se as suas mãos estão cheias de lama, de seixos e de pedras e você quer diamantes, você terá que abandonar as pedras. Para agarrar o objeto desejado, as suas mãos deverão estar vazias. Você deverá deixar as coisas inúteis.

Não tenha medo: eu não lhe direi para renunciar à sua riqueza, mesmo porque ninguém tem riqueza alguma, ninguém mesmo. Neste mundo, até o mais rico dos homens é um mendigo. Ninguém tem riqueza. Existem dois tipos de mendigos: um é o mendigo pobre e o outro é o mendigo rico, mas ambos são mendigos. Até agora, eu nunca vi um homem rico. Existem muitas pessoas que possuem dinheiro, mas elas não são ricas, elas também estão na corrida para agarrar o máximo que elas puderem, do mesmo jeito como faz o mais pobre dentre os homens pobres. Como um pedinte que segura tudo o que tiver com as mãos bem apertadas, também o homem que tem o maior dos cofres segura com as mãos apertadas tudo o que ele tiver. A avareza deles é a mesma e assim a pobreza deles também é a mesma.

Você não tem riqueza. Ninguém a tem. Por isso eu não insisto que você tenha que abandoná-la. Como você pode deixar alguma coisa que você não tem? Eu não lhe digo para desistir da sua vida - você nem mesmo tem isso. Como você pode ter alguma coisa, se nem mesmo tem consciência dela? E a cada momento você fica tremendo de medo da morte. Se você fosse a própria vida, por que você estaria com medo da morte?

A vida não tem morte alguma. Como a vida pode tornar-se morte? Mas você está tremendo de medo da morte. A cada momento a morte está rondando você. Você está tentando se salvar por qualquer caminho possível, para que você não desapareça, para que você não morra, para que você não chegue a um fim. Mesmo a vida, você não a tem. É por isso que eu não irei lhe pedir para desistir da sua vida. Como você pode dar alguma coisa que você não tem?

Eu só irei pedir aquilo que você tiver. E eu irei pedir aquilo que todos têm. Assim como eu disse que a busca de todo mundo é por alegria, também existe algo que todos têm em abundância: o sofrimento. Você tem uma quantidade suficiente de sofrimento, mais do que você precisa. Por muitas vidas você nada mais tem colecionado a não ser sofrimentos. Você colecionou pilhas disso. Mesmo o monte Everest parecerá pequeno se for comparado com as pilhas de problemas que você tem colecionado. Esse é o trabalho de suas muitas vidas; você nada tem ganho, exceto problemas. Mesmo agora você os está ganhando.

Eu gostaria que você largasse seus problemas, renunciasse aos seus problemas. Ninguém jamais pediu os seus problemas, mas eu estou pedindo. E se você puder desistir de seus problemas, aí o caminho para a alegria poderá ser aberto. E se você conseguir abandonar os seus problemas, você irá perceber que aquilo que você pensava ser problema nada mais era que ilusão. E os seus problemas não o estavam segurando; você é que os estava segurando. Mas uma vez que você os deixe ir, você irá saber então quem estava segurando quem.

Você está sempre perguntando como conseguir livrar-se do sofrimento. Perguntando assim, parece que o sofrimento o está segurando e você quer livrar-se dele. Se o sofrimento estivesse lhe segurando, então não seria possível você se livrar dele, porque a posse não estaria em suas mãos, mas nas mãos do sofrimento. Você seria impotente. E se depois de tantas vidas você ainda não conseguiu tornar-se livre, então como conseguir tornar-se livre agora?

Eu digo a você que o sofrimento não o está segurando; você é que está segurando o sofrimento. E se você puder fazer uns experimentos, aceitando o que eu estou dizendo, você irá compreender por si mesmo. E não apenas você compreenderá isso, mas você irá experienciar uma entrega; você saberá como o sofrimento pode ser abandonado. E quando tornar-se bom na arte de abandonar o sofrimento, você irá perceber o que estava arrastando consigo. E ninguém, a não ser você, era responsável por isso. Por qualquer coisa que você tenha experienciado como sofrimento, nenhuma outra pessoa pode ser responsabilizada. Esse era o seu desejo: você queria sofrer. Tudo o que nós desejarmos será permitido. E tudo o que você é, é o fruto dos seus desejos. Nem Deus é responsável, nem a sorte; ninguém tem motivo algum para lhe causar problemas.

A verdade é que a existência está sempre querendo fazer você ficar alegre. Toda essa existência quer que a sua vida se torne um festival... porque quando você está infeliz, você também sai atirando infelicidade por toda a sua volta. Quando você está infeliz, o mau cheiro de suas feridas alcança toda a existência. E quando você está infeliz, a existência também sente dor. Todo esse mundo sente dor quando você está infeliz e sente alegria quando você está alegre. A existência não deseja que você deva ser infeliz. Isso seria suicídio para a própria existência. Mas você está infeliz e para se tornar infeliz você teve que fazer toda sorte de arranjos. E enquanto isso não for destruído, você não será capaz de abrir os seus olhos para a felicidade.

Quais são os seus arranjos? Que arranjo o homem faz para estocar os seus problemas? Como ele os coleciona? Compreenda isso um pouco e talvez fique mais fácil para você deixá-los. Uma criancinha quer chorar. Os psicólogos dizem que a ação de chorar da criança é a ação de vomitar. Sempre que uma tensão cresce dentro de uma criança, ela, ao chorar, atira para fora as suas tensões. Você foi uma criancinha. Uma criancinha está com fome e não estão lhe dando o leite na hora certa. É por isso que ela está chorando, é porque ela encheu-se de tensão. E isso é necessário para liberar a sua tensão para fora. Ela irá chorar, a tensão será liberada e ela se sentirá mais leve.

Mas nós ensinamos a criança a não chorar. Nós tentamos todas as maneiras para impedi-la de chorar. Nós colocamos brinquedos em suas mãos para que ela se esqueça; nós colocamos alguma coisa artificial em sua boca, ou colocamos o seu polegar em sua boca de modo que ela confunda isso com o seio de sua mãe e esqueça da fome. Nós começamos a balançá-lo para lá e para cá para que sua atenção se disperse e ela não chore. Nós tentamos tudo para não deixá-la chorar. Aquela tensão que poderia ter sido liberada pelo choro, não é liberada e vai sendo guardada. Desse jeito nós deixamos que isso vá se acumulando. Quem sabe quantas dores e angústias cada pessoa tem acumulado? Ela senta-se sobre essa coleção empilhada.

Quem sabe quantas tensões você acumulou? Você não tem chorado nem dado gargalhadas com seu coração totalmente presente. E porque você não chorou, alguma coisa ficou presa dentro de você. Você não tem ficado totalmente com raiva, nem tem perdoado completamente alguém. Você tornou-se uma pessoa pela metade. Os seus ramos querem se abrir mas eles não são capazes disto. As folhas querem brotar para todos os lados, mas elas não são capazes disto. A sua árvore ficou atrofiada. O nome dessa dor acumulada , dessa dor não liberada, é inferno. E você segue arrastando esse inferno ao seu redor.

Eu o chamei aqui para que o seu inferno possa ser jogado fora, e você pode jogá-lo fora. Neste Campo de Meditação você deve tornar-se como uma criancinha. Você deve esquecer que foi aculturado, que foi muito educado, que você ocupa uma posição elevada, que você conseguiu riquezas, que você é respeitado na cidade. Abandone tudo isso. Torne-se como um bebê recém-nascido, que não tem qualquer reputação, não tem educação, nem posição, nem riqueza, nem qualquer auto-respeito. Se você quiser salvar a sua estima, a sua posição, então, por favor saia daqui o mais rápido possível, e nem mesmo olhe para trás. Eu nada tenho a fazer com o você ou com o seu auto-respeito, conhecimentos, reputação. Para sua segurança, vá embora, não fique aqui.

Eu estou aqui para aqueles que são capazes de tornarem-se simples como uma criança, e somente assim eu posso fazer alguma coisa. Porque somente às crianças pode-se ensinar alguma coisa, somente as crianças podem ser mudadas, e uma revolução pode ocorrer apenas nas vidas das crianças.

Nos experimentos de meditação que acontecerão aqui, vomite, atire para fora todo sofrimento que você tiver em seu coração. Se você tiver raiva, atire-a para o céu, se você tiver violência, atire-a para o céu. Você não tem que ser violento com ninguém, simplesmente libere a violência para o céu aberto. Problemas, dores, culpas; qualquer coisa que estiver dentro tem que ser jogada para fora. Você tem que atirá-las tão totalmente quanto for possível. Use toda a sua energia de modo que qualquer problema que estiver dentro seja trazido a consciência.

Você deve compreender que enquanto você não ficar consciente da dor escondida no seu inconsciente, ela não o deixará, ela permanecerá escondida. Exponha-a, traga-a para a consciência. Puxe-a para fora, onde quer que ela esteja escondida na escuridão interna, traga-a para a luz.

Algumas coisas morrem com a luz. Se você puxar para fora da terra as raízes de uma árvore, elas morrerão. Elas necessitam da escuridão, elas vivem na escuridão, na escuridão está a vida delas. Assim como as raízes, o sofrimento também vive na escuridão. Exponha os seus sofrimentos e você descobrirá, eles morreram. Se você continuar escondendo-os dentro de si, eles irão permanecer seus companheiros constantes por muitas vidas. A infelicidade tem que ser expressada.

Compreenda uma coisa mais: foi de fora que você pegou as dores e as trouxe para dentro de si. Por favor, volte com elas para o lado de fora. A dor não é interna; todas as dores são trazidas do lado de fora.

Quando você nasceu, qual era a natureza do seu ser? Não havia dor: a dor foi trazida de fora. Se um homem o maltratou e fez você ficar infeliz, o maltrato foi trazido de fora. Agora, você irá acumular essa dor do lado de dentro, deixará que ela cresça, irá reprimi-la, assim ela se expandirá e envenenará toda e qualquer célula do seu corpo. Você se tornará um homem infeliz. Você traz a dor de fora. Ela não está em sua natureza. É por isso que eu lhe digo que você pode livrar-se da dor. Você não consegue se livrar da natureza, daquilo que é a fonte do sentir. Você pode livrar-se apenas daquilo que não é seu. Não há jeito de você livrar-se daquilo que é seu.

A dor tem que ser jogada fora. Durante esses próximos dias, quanto mais você puder jogar, jogue. E na medida em que você for jogando fora, irá crescer a sua compreensão que isso era uma loucura estranha que você estava cultivando. Isso poderia ter sido jogado fora naturalmente, estava em suas mãos, mas, desnecessariamente, você se bloqueou. E a segunda coisa: na medida que você joga fora a dor, que a envia de volta para fora, de onde ela veio, a alegria começa a brotar dentro de você.

A alegria está dentro. Ninguém a traz de fora. Ela não vem de fora, ela é a sua natureza, ela é você. Ela está escondida dentro, ela é a sua alma. Se for jogado fora esse lixo que veio de fora e que tem sido acumulado, então a alma interna começará a expandir, começará a crescer. Você começa a ver a sua luz e a ouvir a sua dança, você começa a mergulhar na música mais interna.

Mas isso só acontece se você liberar o lixo de modo que o céu interior possa se estabelecer, algum espaço criado. Então aquele espaço que está escondido dentro pode expandir-se.

A dor deve ser expressada para que aquela alegria possa expandir-se internamente. E quando a alegria começa a expandir-se, é necessário compreender também a segunda coisa. Se você reprimir a dor, ela cresce. Se a dor é reprimida ela cresce, se você a expressar, ela diminui. Com a alegria ocorre totalmente o oposto: se você reprimir a alegria, ela diminui; se você a expressar ela aumenta.

Assim, a primeira coisa é isso: que você tem que jogar fora a dor, porque ela diminui sendo expressada. Não a reprima, pois ela cresce com a repressão. E quando você tiver a primeira visão da alegria que vem de dentro, então expresse-a... porque quanto mais você expressar a alegria, mais ela aumenta internamente e camadas frescas começam a crescer.

Isso é exatamente igual, quando você fica tirando água de um poço: nova água de fontes frescas encherá o poço. A fonte da alegria está dentro, assim não tenha medo de que ela irá diminuir por você expressá-la. A dor fica reduzida ao expressá-la, porque a sua fonte não está dentro. Ela foi trazida de fora, assim se você a expressar, ela ficará reduzida.

Se você quiser enganchar-se na dor, então tenha isso em sua mente: nunca jogue-a fora. Se você quiser aumentar o seu sofrimento - e isso é o que você está fazendo e parece que muitas pessoas estão fazendo - então nunca expresse seu sofrimento, nunca manifeste-o. Se lágrimas estiverem jorrando, então engula-as, se você sentir raiva, reprima isso. Se qualquer problema estiver brotando internamente, reprima isso. Ele irá aumentar. Você se tornará um grande inferno.

Se você quiser reduzir a dor, então deixe-a acontecer; se você quiser aumentar a alegria, então deixe-a acontecer, porque a alegria está dentro e novas camadas continuarão se revelando. E na medida em que você segue deixando a alegria acontecer você começará a ter mais e mais vislumbres de pura alegria.

A alegria aumenta ao ser compartilhada.
A dor tem que ser liberada. E quando você começa a ter vislumbres de alegria, eles também têm que ser liberados. Você tem que se tornar como uma criancinha, que não tem qualquer preocupação a respeito do passado, nem qualquer questão a respeito do futuro, que nem mesmo sabe o que os outros estão pensando a seu respeito.

Somente então acontecerá aquilo para o que eu o chamei aqui, e aquela jornada na qual eu gostaria que você fosse bem suavemente. Um pouco de coragem é requerida, e então, os tesouros de alegria não estarão longe.

Um pouco de coragem é requerida e você poderá abandonar o seu inferno - exatamente como um homem que se sujou na rua e volta para casa para tomar um banho e a sujeira é lavada. Da mesma maneira, a meditação é o banho e a dor é a sujeira. Assim como depois do banho a sujeira foi lavada e você se sente fresco, da mesma forma você terá um vislumbre, sentindo dentro de si a felicidade e alegria que é a sua natureza."
Tradução: Sw.Bodhi Champak
Fonte: revista Osho Times, nov/1995.
Retirado do site Luz de Gaia - http://www.luzdegaia.org