TODOS OS DIAS EXISTEM SEGREDOS ESCONDIDOS EM CADA INSTANTE DE NOSSA EXISTÊNCIA.

AQUI SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS DELES...

segunda-feira, 29 de março de 2010

TEXTO DO DIA - EGO, O FALSO CENTRO (OSHO)

O primeiro ponto a ser compreendido é o ego.

Uma criança nasce sem qualquer conhecimento, sem qualquer consciência de seu próprio eu. E quando uma criança nasce, a primeira coisa da qual ela se torna consciente não é ela mesma; a primeira coisa da qual ela se torna consciente é o outro. Isso é natural, porque os olhos se abrem para fora, as mãos tocam os outros, os ouvidos escutam os outros, a língua saboreia a comida e o nariz cheira o exterior. Todos esses sentidos abrem-se para fora. O nascimento é isso.

Nascimento significa vir a este mundo, o mundo exterior. Assim, quando uma criança nasce, ela nasce neste mundo. Ela abre seus olhos, vê aos outros. O "outro" significa o tu. Ela primeiro se torna consciente da mãe. Então, pouco a pouco, ela se torna consciente de seu próprio corpo. Este também é o outro, também pertence ao mundo. Ela está com fome e passa a sentir o corpo; quando sua necessidade é satisfeita, ela esquece o corpo.

É desta maneira que a criança cresce.

Primeiro ela se torna consciente do você, do tu, do outro, e então, pouco a pouco, contrastando com você, tu, ela se torna consciente de si mesma. Essa consciência é uma consciência refletida. Ela não está consciente de quem ela é. Ela está simplesmente consciente da mãe e do que esta pensa a seu respeito. Se a mãe sorri, se ela aprecia a criança, se diz: "Você é bonita", se ela a abraça e a beija, a criança sente-se bem a respeito de si mesma. Agora um ego está nascendo. Através da apreciação, do amor, do cuidado, ela sente que é boa, ela sente que tem valor, ela sente que tem importância. Um centro está nascendo. Mas esse centro é um centro refletido. Ela não é o ser verdadeiro. A criança não sabe quem ela é; ela simplesmente sabe o que os outros pensam a seu respeito.

E esse é o ego: o reflexo, aquilo que os outros pensam. Se ninguém pensa que ela tem alguma utilidade, se ninguém a aprecia, se ninguém lhe sorri, então, também, um ego nasce - um ego doente, triste, rejeitado, como uma ferida; sentindo-se inferior, sem valor. Isso também é o ego. Isso também é um reflexo.

Primeiro a mãe - e mãe, no início, significa o mundo. Depois os outros se juntarão à mãe, e o mundo irá crescendo. E quanto mais o mundo cresce, mais complexo o ego se torna, porque muitas opiniões dos outros são refletidas. O ego é um fenômeno acumulativo, um subproduto do viver com os outros. Se uma criança vive totalmente sozinha, ela nunca chegará a desenvolver um ego. Mas isso não vai ajudar. Ela permanecerá como um animal. Isso não significa que ela virá a conhecer o seu verdadeiro eu, não. O verdadeiro pode ser conhecido somente através do falso, portanto, o ego é uma necessidade. Temos que passar por ele. Ela é uma disciplina. O verdadeiro pode ser conhecido somente através da ilusão. Você não pode conhecer a verdade diretamente. Primeiro você tem que conhecer aquilo que não é verdadeiro. Primeiro você tem que encontrar o falso. Através desse encontro, você se torna capaz de conhecer a verdade. Se você conhece o falso como falso, a verdade nascerá em você.

O ego é uma necessidade; é uma necessidade social, é um subproduto social. A sociedade significa tudo o que está ao seu redor, não você, mas tudo aquilo que o rodeia. Tudo, menos você, é a sociedade. E todos refletem. Você irá para a escola e o professor refletirá quem você é. Você fará amizade com outras crianças e elas refletirão quem você é. Pouco a pouco, todos estão adicionando algo ao seu ego, e todos estão tentando modificá-lo, de tal forma que você não se torne um problema para a sociedade.

Eles não estão interessados em você. Eles estão interessados na sociedade.

A sociedade está interessada nela mesma, e é assim que deveria ser. Ela não está interessada no fato de que você deveria se tornar um conhecedor de si mesmo. Interessa-lhe que você se torne uma peça eficiente no mecanismo da sociedade. Você deveria ajustar-se ao padrão. Assim, estão tentando dar-lhe um ego que se ajuste à sociedade. Ensinam-lhe a moralidade. Moralidade significa dar-lhe um ego que se ajustará à sociedade. Se você for imoral, você será sempre um desajustado em um lugar ou outro.

É por isso que colocamos os criminosos nas prisões - não que eles tenham feito alguma coisa errada, não que ao colocá-los nas prisões iremos melhorá-los, não. Eles simplesmente não se ajustam. Eles criam problemas. Eles têm certos tipos de egos que a sociedade não aprova. Se a sociedade aprova, tudo está bem.

Um homem mata alguém - ele é um assassino. E o mesmo homem, durante a guerra, mata milhares - e torna-se um grande herói. A sociedade não está preocupada com o homicídio, mas o homicídio deveria ser praticado para a sociedade - então tudo está bem. A sociedade não se preocupa com moralidade.

Moralidade significa simplesmente que você deve se ajustar à sociedade.

Se a sociedade estiver em guerra, a moralidade muda. Se a sociedade estiver em paz, existe uma moralidade diferente. A moralidade é uma política social. É diplomacia. E toda criança deve ser educada de tal forma que ela se ajuste à sociedade; e isso é tudo, porque a sociedade está interessada em membros eficientes. A sociedade não está interessada no fato de que você deveria chegar ao autoconhecimento. A sociedade cria um ego porque o ego pode ser controlado e manipulado. O eu nunca pode ser controlado e manipulado. Nunca se ouviu dizer que a sociedade estivesse controlando o eu - não é possível. E a criança necessita de um centro; a criança está absolutamente inconsciente de seu próprio centro. A sociedade lhe dá um centro e a criança pouco a pouco fica convencida de que este é o seu centro, o ego dado pela sociedade.

Uma criança volta para casa - se ela foi o primeiro aluno de sua classe, a família inteira fica feliz. Você a abraça e a beija, e você coloca a criança no colo e começa a dançar e diz: "Que linda criança! Você é um motivo de orgulho para nós." Você está dando um ego a ela. Um ego sutil. E se a criança chega em casa abatida, fracassada, um fiasco - ela não pode passar, ou ela tirou o último lugar - então ninguém a aprecia e a criança sente-se rejeitada. Ela tentará com mais afinco na próxima vez, porque o centro se sente abalado. O ego está sempre abalado, sempre à procura de alimento, de alguém que o aprecie. É por isso que você está continuamente pedindo atenção.

Ouvi contar:
Mulla Nasrudin e sua esposa estavam saindo de uma festa, e Mulla disse:
"Querida, alguma vez alguém já lhe disse que você é fascinante, linda, maravilhosa?"

Sua esposa sentiu-se muito, muito bem, ficou muito feliz. Ela disse: "Eu me pergunto por que ninguém jamais me disse isso."
Nasrudin disse: "Mas então de onde você tirou essa idéia?"

Você obtém dos outros a idéia de quem você é. Não é uma experiência direta. É dos outros que você obtém a idéia de quem você é. Eles modelam o seu centro.

Esse centro é falso, porque você contém o seu centro verdadeiro. Este não é da conta de ninguém. Ninguém o modela, você vem com ele. Você nasce com ele. Assim, você tem dois centros. Um centro com o qual você vem, que lhe é dado pela própria existência. Este é o eu. E o outro centro, que lhe é dado pela sociedade - o ego. Ele é algo falso - e é um grande truque. Através do ego a sociedade está controlando você. Você tem que se comportar de uma certa maneira, porque somente então a sociedade o aprecia. Você tem que caminhar de uma certa maneira: você tem que rir de uma certa maneira; você tem que seguir determinadas condutas, uma moralidade, um código. Somente então a sociedade o apreciará, e se ela não o fizer, o seu ego ficará abalado. E quando o ego fica abalado, você já não sabe onde está, quem você é. Os outros lhe deram a idéia.

Essa idéia é o ego.

Tente entendê-lo o mais profundamente possível, porque ele tem que ser jogado fora. E a menos que você o jogue fora, nunca será capaz de alcançar o eu. Por estar viciado no centro, você não pode se mover, e você não pode olhar para o eu. E lembre-se, vai haver um período intermediário, um intervalo, quando o ego estará despedaçado, quando você não saberá quem você é, quando você não saberá para onde está indo, quando todos os limites se dissolverão. Você estará simplesmente confuso, um caos.

Devido a esse caos, você tem medo de perder o ego. Mas tem que ser assim. Temos que passar através do caos antes de atingir o centro verdadeiro. E se você for ousado, o período será curto. Se você for medroso e novamente cair no ego, e novamente começar a ajeitá-lo, então, o período pode ser muito, muito longo; muitas vidas podem ser desperdiçadas.

Ouvi dizer:
Uma criancinha estava visitando seus avós. Ela tinha apenas quatro anos de idade. De noite, quando a avó a estava fazendo dormir, ela de repente começou a chorar e a gritar:
"Eu quero ir para casa. Estou com medo do escuro."
Mas a avó disse:
"Eu sei muito bem que em sua casa você também dorme no escuro; eu nunca vi a luz acesa: Então por que você está com medo aqui?"
O menino disse:
"Sim, é verdade - mas aquela é a minha escuridão. Esta escuridão é completamente desconhecida."

Até mesmo com a escuridão você sente: "Esta é minha."

Do lado de fora - uma escuridão desconhecida. Com o ego você sente: "Esta é a minha escuridão." Pode ser problemática, pode criar muitos tormentos, mas ainda assim, é minha. Alguma coisa em que se segurar, alguma coisa em que se agarrar, alguma coisa sob os pés; você não está em um vácuo, não está em um vazio. Você pode ser infeliz, mas pelo menos você é.

Até mesmo o ser infeliz lhe dá uma sensação de "eu sou". Afastando-se disso, o medo toma conta; você começa a sentir medo da escuridão desconhecida e do caos - porque a sociedade conseguiu clarear uma pequena parte do seu ser... É o mesmo que penetrar em uma floresta. Você faz uma pequena clareira, você limpa um pedaço de terra, você faz um cercado, você faz uma pequena cabana; você faz um pequeno jardim, um gramado, e você sente-se bem. Além de sua cerca - a floresta, a selva. Aqui tudo está bem; você planejou tudo. Foi assim que aconteceu. A sociedade abriu uma pequena clareira em sua consciência. Ela limpou apenas uma pequena parte completamente e cercou-a. Tudo está bem ali. Todas as suas universidades estão fazendo isso. Toda a cultura e todo o condicionamento visam apenas limpar uma parte, para que você possa se sentir em casa ali.

E então você passa a sentir medo. Além da cerca existe perigo. Além da cerca você é, tal como dentro da cerca você é - e sua mente consciente é apenas uma parte, um décimo de todo o seu ser. Nove décimos estão aguardando no escuro. E dentro desses nove décimos, em algum lugar, o seu centro verdadeiro está oculto.

Precisamos ser ousados, corajosos. Precisamos dar um passo para o desconhecido.

Por um certo tempo, todos os limites ficarão perdidos.

Por um certo tempo, você vai sentir-se atordoado.

Por um certo tempo, você vai sentir-se muito amedrontado e abalado, como se tivesse havido um terremoto.

Mas se você for corajoso e não voltar para trás, se você não voltar a cair no ego, mas for sempre em frente, existe um centro oculto dentro de você, um centro que você tem carregado por muitas vidas.

Esta é a sua alma, o eu.

Uma vez que você se aproxime dele, tudo muda, tudo volta a se assentar novamente. Mas agora esse assentamento não é feito pela sociedade. Agora, tudo se torna um cosmos e não um caos; nasce uma nova ordem. Mas esta não é a ordem da sociedade - é a própria ordem da existência. É o que Buda chama de Dharma, Lao Tsé chama de Tao, Heráclito chama de Logos. Não é feita pelo homem. É a própria ordem da existência.

Então, de repente tudo volta a ficar belo, e pela primeira vez, realmente belo, porque as coisas feitas pelo homem não podem ser belas. No máximo você pode esconder a feiúra delas, isso é tudo. Você pode enfeitá-las, mas elas nunca podem ser belas. A diferença é a mesma que existe entre uma flor verdadeira e uma flor de plástico ou de papel. O ego é uma flor de plástico, morta. Não é uma flor, apenas parece com uma flor. Até mesmo lingüisticamente, chamá-la de flor está errado, porque uma flor é algo que floresce. E essa coisa de plástico é apenas uma coisa e não um florescer. Ela está morta. Não há vida nela. Você tem um centro que floresce dentro de você. Por isso os hindus o chamam de lótus - é um florescer. Chamam-no de o lótus das mil pétalas. Mil significa infinitas pétalas. O centro floresce continuamente, nunca para, nunca morre. Mas você está satisfeito com um ego de plástico. Existem algumas razões para que você esteja satisfeito. Com uma coisa morta, existem muitas vantagens. Uma é que a coisa morta nunca morre. Não pode - nunca esteve viva. Assim você pode ter flores de plástico, e de certa forma elas são boas. Elas são permanentes; não são eternas, mas são permanentes. A flor verdadeira, a flor que está lá fora no jardim, é eterna, mas não é permanente. E o eterno tem uma maneira própria de ser eterno. A maneira do eterno é nascer muitas e muitas vezes... e morrer. Através da morte, o eterno se renova, rejuvenesce.

Para nós, parece que a flor morreu - ela nunca morre. Ela simplesmente troca de corpo, assim está sempre fresca. Ela deixa o velho corpo e entra em um novo corpo. Ela floresce em algum outro lugar, nunca deixa de estar florescendo.

Mas não podemos ver a continuidade porque a continuidade é invisível. Vemos somente uma flor, outra flor; nunca vemos a continuidade. Trata-se da mesma flor que floresceu ontem. Trata-se do mesmo sol, mas em um traje diferente.

O ego tem uma certa qualidade - ele está morto. É de plástico. E é muito fácil obtê-lo, porque os outros o dão a você. Você não o precisa procurar; a busca não é necessária para ele. Por isso, a menos que você se torne um buscador à procura do desconhecido, você ainda não terá se tornado um indivíduo. Você é simplesmente uma parte da multidão. Você é apenas uma turba. Quando você não tem um centro autêntico, como você pode ser um indivíduo? O ego não é individual. O ego é um fenômeno social - ele é a sociedade, não é você. Mas ele lhe dá um papel na sociedade, uma posição na sociedade. E se você ficar satisfeito com ele, você perderá toda a oportunidade de encontrar o eu.

E por isso você é tão infeliz.

Com uma vida de plástico, como você pode ser feliz? Com uma vida falsa, como você pode ser extático e bem-aventurado? E esse ego cria muitos tormentos, milhões deles. Você não pode ver, porque se trata da sua escuridão. Você está em harmonia com ela. Você nunca reparou que todos os tipos de tormentos acontecem através do ego? Ele não o pode tornar abençoado; ele pode somente torná-lo infeliz.

O ego é o inferno.

Sempre que você estiver sofrendo, tente simplesmente observar e analisar, e você descobrirá que, em algum lugar, o ego é a causa do sofrimento. E o ego continua encontrando motivos para sofrer.

Uma vez eu estava hospedado na casa de Mulla Nasrudin. A esposa estava dizendo coisas muito desagradáveis a respeito de Mulla Nasrudin, com muita raiva, aspereza, agressividade, muito violenta, a ponto de explodir. E Mulla Nasrudin estava apenas sentado em silêncio, ouvindo. Então, de repente, ela se voltou para ele e disse: "Então, mais uma vez você está discutindo comigo!" Mulla disse: "Mas eu não disse uma única palavra!"

A esposa replicou: "Sei disso - mas você está ouvindo muito agressivamente." Você é um egoísta, como todos são. Alguns são muito grosseiros, evidentes, e estes não são tão difíceis. Outros são muito sutis, profundos, e estes são os verdadeiros problemas.

O ego entra em conflito com outros continuamente porque cada ego está extremamente inseguro de si mesmo. Tem que estar - ele é uma coisa falsa. Quando você nada tem nas mãos, mas acredita ter algo, então haverá um problema. Se alguém disser: "Não há nada", imediatamente começa a briga porque você também sente que não há nada. O outro o torna consciente desse fato. O ego é falso, ele não é nada.

E você também sabe isso.

Como você pode deixar de saber isso? É impossível! Um ser consciente - como pode ele deixar de saber que o ego é simplesmente falso? E então os outros dizem que não existe nada - e sempre que os outros dizem que não existe nada, eles batem numa ferida, eles dizem uma verdade - e nada fere tanto quanto a verdade. Você tem que se defender, porque se você não se defende, se não se torna defensivo, onde estará você?

Você estará perdido. A identidade estará rompida.

Assim, você tem que se defender e lutar - este é o conflito. Um homem que alcança o eu nunca se encontra em conflito algum. Outros podem vir e entrar em choque com ele, mas ele nunca está em conflito com ninguém.

Aconteceu de um mestre Zen estar passando por uma rua. Um homem veio correndo e o golpeou duramente. O mestre caiu. Logo se levantou e voltou a caminhar na mesma direção na qual estava indo antes, sem nem ao menos olhar para trás. Um discípulo estava com o mestre. Ele ficou simplesmente chocado. Ele disse:
"Quem é esse homem? O que significa isso? Se a gente vive desta maneira, qualquer um pode vir e nos matar. E você nem ao menos olhou para aquela pessoa, quem é ela, e por que ela fez isso?"

O mestre disse: "Isso é problema dela, não meu."

Você pode entrar em choque com um iluminado, mas esse é seu problema, não dele. E se você fica ferido nesse choque, isso também é problema seu. Ele não o pode ferir. É como bater contra uma parede - você ficará machucado, mas a parede não o machucou.

O ego sempre está procurando por algum problema. Por quê?

Porque se ninguém lhe dá atenção o ego sente fome. Ele vive de atenção.

Assim, mesmo se alguém estiver brigando e com raiva de você, mesmo isso é bom, pois pelo menos você está recebendo atenção. Se alguém o ama, isso está bem. Se alguém não o está amando, então até mesmo a raiva servirá. Pelo menos a atenção chega até você. Mas se ninguém estiver lhe dando qualquer atenção, se ninguém pensa que você é alguém importante, digno de nota, então como você vai alimentar o seu ego?

A atenção dos outros é necessária.

Você atrai a atenção dos outros de milhões de maneiras; veste-se de um certo jeito, tenta parecer bonito, comporta-se bem, torna-se muito educado, transforma-se. Quando você sente o tipo de situação que está ocorrendo, você imediatamente se transforma para que as pessoas lhe dêem atenção. Esta é uma forma profunda de mendicância. Um verdadeiro mendigo é aquele que pede e exige atenção. Um verdadeiro imperador é aquele que vive em sua interioridade; ele tem um centro próprio, não depende de mais ninguém.

Buda sentado sob sua árvore Bodhi... Se o mundo inteiro de repente vier a desaparecer, isso fará alguma diferença para Buda? - nenhuma. Não fará diferença alguma, absolutamente. Se o mundo inteiro desaparecer, não fará diferença alguma porque ele atingiu o centro.

Mas você, se sua esposa foge, se ela pede divórcio, se ela o deixa por outro, você fica totalmente em pedaços - porque ela lhe dava atenção, carinho, amor, estava sempre à sua volta, ajudando-o a sentir-se alguém. Todo o seu império está perdido, você está simplesmente despedaçado. Você começa a pensar em suicídio. Por quê? Por que, se a esposa o deixa, você deveria cometer suicídio? Por que, se o marido a deixa, você deveria cometer suicídio? Porque você não tem um centro próprio. A esposa estava lhe dando o centro; o marido estava lhe dando o centro.

É assim que as pessoas existem. É assim que as pessoas se tornam dependentes umas das outras. É uma profunda escravidão. O ego tem que ser um escravo. Ele depende dos outros. E somente uma pessoa que não tenha ego é, pela primeira vez, um mestre; ela deixa de ser uma escrava. Tente entender isso. E comece a procurar o ego - não nos outros, isso não é da sua conta, mas em você. Toda vez que se sentir infeliz, imediatamente feche os olhos e tente descobrir de onde a infelicidade está vindo, e você sempre descobrirá que é o falso centro que entrou em choque com alguém.

Você esperava algo e isso não aconteceu. Você esperava algo e justamente o contrário aconteceu - seu ego fica estremecido, você fica infeliz. Simplesmente olhe, sempre que estiver infeliz, tente descobrir a razão.

As causas não estão fora de você.

A causa básica está dentro de você - mas você sempre olha para fora, você sempre pergunta:
Quem está me tornando infeliz?
Quem está causando minha raiva?
Quem está causando minha angústia?

E se olhar para fora, você não perceberá. Simplesmente feche os olhos e olhe para dentro. A origem de toda a infelicidade, a raiva, a angústia, está oculta dentro de você; é o seu ego.

E se você encontrar a origem, será fácil ir além dela. Se você puder ver que é o seu próprio ego que lhe causa problemas, você vai preferir abandoná-lo - porque ninguém é capaz de carregar a origem da infelicidade, uma vez que a tenha entendido.

E lembre-se, não há necessidade de abandonar o ego.

Você não o pode abandonar.

Se você o tentar abandonar, estará apenas conseguindo um outro ego mais sutil, que diz: "Tornei-me humilde".
Não tente ser humilde. Isso é o ego novamente; às escondidas, mas não morto.

Não tente ser humilde.

Ninguém pode tentar ser humilde e ninguém pode criar a humildade através do próprio esforço - não. Quando o ego já não existe, uma humildade vem até você. Ela não é uma criação. É uma sombra do seu verdadeiro centro.

E um homem realmente humilde não é nem humilde nem egoísta. Ele é simplesmente simples.

Ele nem ao menos se dá conta de que é humilde.

Se você se dá conta de que é humilde, o ego continua existindo. Olhe para as pessoas humildes... Existem milhões que acreditam ser muito humildes. Eles se curvam com facilidade, mas observe-as - elas são os egoístas mais sutis. Agora a humildade é a sua fonte de alimento. Elas dizem: "Eu sou humilde", e olham para você esperando que você as valorize. Gostariam que você dissesse: "Você é realmente humilde, na verdade, você é o homem mais humilde do mundo; ninguém é tão humilde quanto você." E então observe o sorriso que surge em seus rostos.

O que é o ego? O ego é uma hierarquia que diz: "Ninguém se compara a mim." Ele pode se alimentar da humildade - "Ninguém se compara a mim, sou o homem mais humilde.

Aconteceu certa vez:
Um faquir - um mendigo - estava orando em uma mesquita, de madrugada, enquanto ainda estava escuro. Era um dia religioso qualquer para os muçulmanos, e ele estava orando e dizendo:
"Eu não sou ninguém, eu sou o mais pobre dos pobres, o maior pecador entre os pecadores."

De repente havia mais uma pessoa orando. Era o imperador daquele país, e ele não havia percebido que havia mais alguém ali orando - estava escuro e o imperador também estava dizendo:
"Eu não sou ninguém. Eu não sou nada. Eu sou apenas um vazio, um mendigo à sua porta."
Quando ouviu que mais alguém estava dizendo a mesma coisa, o imperador disse:
"Pare! Quem está tentando me superar? Quem é você? Como ousa dizer, diante do imperador, que você não é ninguém, quando ele está dizendo que não é ninguém?"

É assim que o ego funciona. Ele é tão sutil! Suas maneiras são tão sutis e astutas; você deve estar muito, muito alerta, somente então você o perceberá. Não tente ser humilde. Apenas tente ver que todo o tormento, toda a angústia vem através dele.

Apenas observe! Não há necessidade de o abandonar. Você não o pode abandonar. Quem o abandonará? Então o abandonador se tornará o ego. Ele sempre volta. Faça o que fizer, fique de fora, olhe, e observe. Qualquer coisa que você faça - modéstia, humildade, simplicidade - nada vai ajudar. Somente uma coisa é possível, e esta é simplesmente observar e ver que o ego é a origem de toda a infelicidade. Não diga isso. Não repita isso.

Observe.

Porque se eu disser que ele é a origem de toda a infelicidade e você repetir isso, então será inútil. Você tem que chegar a esse entendimento. Sempre que você estiver infeliz, apenas feche os olhos e não tente encontrar alguma causa externa. Tente perceber de onde está vindo essa miséria. Ela está vindo do seu próprio ego.

Se você continuamente percebe e compreende, e a compreensão de que o ego é a causa chega a se tornar profundamente enraizada, um dia você repentinamente verá que ele desapareceu. Ninguém o abandona - ninguém o pode abandonar. Você simplesmente vê; ele simplesmente desapareceu, porque a própria compreensão de que o ego é a causa de toda a infelicidade, se torna o abandonar. A própria compreensão significa o desaparecimento do ego. E você é tão brilhante em perceber o ego nos outros. Qualquer um pode ver o ego do outro. Mas quando se trata do seu, surge o problema - porque você não conhece o território, você nunca viajou por ele. Todo o caminho em direção ao divino, ao supremo, tem que passar através desse território do ego. O falso tem que ser entendido como falso. A origem da miséria tem que ser entendida como a origem da miséria - então ela simplesmente desaparece.

Quando você sabe que ele é o veneno, ele desaparece.

Quando você sabe que ele é o fogo, ele desaparece.

Quando você sabe que este é o inferno, ele desaparece.

E então você nunca diz: "Eu abandonei o ego." Então você simplesmente ri de toda esta história, dessa piada, pois você era o criador de toda a infelicidade.

Eu estava olhando alguns desenhos de Charlie Brown. Em uma cena ele está brincando com blocos, construindo uma casa com blocos de brinquedo. Ele está sentado no meio dos blocos, levantando as paredes. Chega um momento em que ele está cercado: ele levantou paredes em toda a volta. E ele começa a gritar:

"Socorro, socorro!"

Ela fez a coisa toda! Agora ele está cercado, preso. Isso é infantil, mas é justamente o que você fez. Você fez uma casa em toda a sua volta, e agora você está gritando: "Socorro, socorro!" E o tormento se torna um milhão de vezes maior - porque há os que socorrem, estando eles próprios no mesmo barco.

Aconteceu de uma mulher muito atraente ir ao psiquiatra pela primeira vez. O psiquiatra disse:
"Aproxime-se, por favor."
Quando ela chegou mais perto, ele simplesmente deu um salto, abraçou e beijou a mulher.
Ela ficou chocada.
Então ele disse:
"Agora sente-se. Isso resolve o meu problema, agora, qual é o seu?"

O problema se multiplica, porque há pessoas que querem ajudar, estando no mesmo barco. E elas gostariam de ajudar, porque quando você ajuda alguém, o ego se sente muito bem, porque você é um grande salvador, um grande guru, um mestre; você está ajudando tantas pessoas! Quanto maior a multidão de seus seguidores, melhor você se sente.

Mas você está no mesmo barco - você não pode ajudar.

Pelo contrário, você prejudicará.

Pessoas que ainda têm os seus próprios problemas não podem ser de muita ajuda. Somente alguém que não tenha problemas próprios o pode ajudar. Somente então existe a clareza para ver, para ver através de você. Uma mente que não tem problemas próprios pode vê-lo, você se torna transparente. Uma mente que não tem problemas próprios pode ver através de si mesma; por isso ela torna-se capaz de ver através dos outros.

No ocidente existem muitas escolas de psicanálise, muitas escolas, e nenhuma ajuda está chegando às pessoas, mas em vez disso, causam danos. Porque as pessoas que estão ajudando as outras, ou tentando ajudar, ou pretendendo ser de ajuda, encontram-se no mesmo barco.

É difícil ver o próprio ego.

É muito fácil ver o ego dos outros. Mas esse não é o ponto, você não os pode ajudar.

Tente ver o seu próprio ego. Simplesmente observe.

Não tenha pressa de o abandonar, simplesmente observe. Quanto mais você observa, mais capaz você se torna. De repente, um dia, você simplesmente percebe que ele desapareceu. E quando ele desaparece por si mesmo, somente então ele realmente desaparece. Não existe outra maneira. Você não o pode abandonar prematuramente.

Ele cai exatamente como uma folha seca.

A árvore não está fazendo nada - apenas uma brisa, uma situação, e a folha seca simplesmente cai. A árvore nem mesmo percebe que a folha seca caiu. Ela não faz qualquer barulho, ela não faz qualquer anúncio - nada. A folha seca simplesmente cai e se despedaça no chão, apenas isso. Quando você tiver amadurecido através da compreensão, da consciência, e tiver sentido com totalidade que o ego é a causa de toda a sua infelicidade, um dia você simplesmente vê a folha seca caindo. Ela pousa no chão e morre por si mesma. Você não fez nada, portanto você não pode afirmar que você a deixou cair. Você vê que ela simplesmente desapareceu, e então o verdadeiro centro surge.

E este centro verdadeiro é a alma, o eu, o deus, a verdade, ou como o quiser chamar.

Ele é inominável, assim todos os nomes são bons.

Você pode lhe dar qualquer nome, aquele que preferir.
Extraído do livro "Além das Fronteiras da Mente"
Referência: Biografia de Osho; Osho world
retirado do site:
http://www.saindodamatrix.com.br

CITAÇÃO DO DIA - 24/03/10

A humildade está na pessoa que tendo
o direito de reclamar, julgar, reprovar
e tomar qualquer atitude compreensível
no brio pessoal, apenas abençoa.
Emmanuel

domingo, 28 de março de 2010

VÍDEO - ORAÇÃO AO TEMPO - CAETANO VELOSO

TEXTO DO DIA - O SEGREDO DA FLOR DOURADA (OSHO)

O caminho do Tao não é o da iluminação repentina. Ele não é como o Zen. Zen é iluminação repentina, Tao é crescimento gradual. O Tao não acredita em mudanças repentinas e abruptas. O Tao acredita em respeitar o ritmo da existência, permitindo que as coisas aconteçam por elas mesmas, sem forçar o seu caminho, sem forçar o curso do rio. O Tao diz: não há necessidade de estar com pressa porque a eternidade está disponível para você. Plante as sementes no tempo certo e espere; a primavera virá; ela sempre vem. E quando a primavera vier, as flores aparecerão. Mas espere, não tenha pressa.

Não comece a puxar a árvore para cima, para que ela possa crescer mais rápido. Não tenha esse tipo de mente que pede para que tudo seja como café instantâneo.

Aprenda a esperar, porque a natureza tem um movimento muito vagaroso. É devido a esse movimento vagaroso que existe graça na natureza. A natureza é muito feminina, ela se movimenta como uma mulher. Ela não corre nem fica apressada. Ela vai muito devagar, uma música silenciosa. Existe grande paciência na natureza e o Tao acredita no caminho da natureza. 'Tao' significa exatamente natureza. Assim o Tao nunca está com pressa; isto tem que ser entendido.

O ensinamento fundamental do Tao é: aprenda a ser paciente. Se você puder esperar infinitamente, a iluminação pode mesmo acontecer instantaneamente. Mas você não deve pedir para que ela aconteça instantaneamente: se você pedir, pode ser que nunca aconteça. O seu próprio pedido se tornará um obstáculo. O seu próprio desejo criará uma distância entre você e a natureza. Permaneça em sintonia com a natureza, deixe que a natureza tenha o seu próprio curso; e sempre que ela vem, ela é boa; sempre que ela vem, ela é rápida. Mesmo que ela demore séculos para chegar, ainda assim ela não está atrasada; ela nunca está atrasada. Ela sempre chega no momento certo.

O Tao acredita que tudo acontece quando é necessário; quando o discípulo está pronto, o Mestre aparece. Quando o discípulo está finalmente pronto, Deus aparece. O seu valor, o seu vazio, a sua receptividade, a sua passividade tornam isto possível; não a sua pressa, não a sua correria, não a sua atitude agressiva. Lembre-se: a verdade não pode ser conquistada. É preciso entregar-se à verdade, é preciso ser conquistado pela verdade.

Mas toda a nossa educação, em todos os países, ao longo dos séculos tem sido de agressividade e de ambição. Nós tornamos as pessoas muito rápidas. Nós as tornamos muito medrosas. Nós lhe dizemos: 'tempo é dinheiro e é muito precioso. Se o tempo for perdido uma vez, ele ficará perdido para sempre, por isso corra; tenha pressa. Isto tem levado as pessoas à loucura. Elas correm de um ponto a outro; elas nunca curtem lugar algum’.

... O Tao é o caminho da natureza, do jeito que as árvores crescem e os rios correm e os pássaros e as crianças... exatamente do mesmo jeito crescemos para Deus. Não tenha pressa e não se desespere. Se você fracassar hoje, não perca as esperanças. Se você fracassar hoje, isto é natural. Se você continuar fracassando por alguns dias, isto é natural.

As pessoas têm tanto medo de fracassar que, devido a este medo, elas nunca arriscam fazer tentativas. Existem muitas pessoas que nunca se apaixonaram porque elas têm medo. Quem sabe? Elas podem ser rejeitadas, por isso elas decidiram permanecer sem amar, assim ninguém jamais as rejeitará. As pessoas têm tanto medo de fracassar que elas nunca tentam qualquer coisa nova. Quem sabe? Se elas fracassarem, o que poderá ocorrer?

E naturalmente, para se movimentar no mundo interior, você terá que fracassar muitas vezes, porque você nunca se movimentou ali antes. Toda a sua habilidade e eficiência tem sido nos movimentos externos, na extroversão.

Você não sabe como se movimentar internamente. As pessoas escutam as palavras 'movimente-se internamente, vá para dentro', mas isso não faz muito sentido para elas. Tudo o que elas sabem é como ir para fora, é como ir para o outro. Elas não conhecem qualquer caminho de volta para si mesmas.

Por causa dos seus velhos hábitos, é muito provável que você fracasse muitas vezes. Não perca as esperanças. A maturidade chega vagarosamente. É certo que ela chega, mas isto leva um tempo. E lembre-se: para cada pessoa ela chegará num ritmo diferente, por isso não compare, não comece a pensar: 'alguém está se tornando tão silencioso, e tão feliz, e eu ainda não alcancei isto. O que está acontecendo comigo?' Não se compare com quem quer que seja, porque cada um viveu de uma maneira diferente em suas vidas passadas. Mesmo nesta vida, as pessoas têm vivido diferentemente.

... Assim, tudo depende de suas habilidades, de sua mente, de seu condicionamento, de sua educação, da religião na qual você foi criado, dos livros que tem lido, das pessoas com as quais tem vivido, da vibração que criou dentro de si mesmo. Tudo dependerá de mil e uma coisas, mas é certo que ela chegará. Tudo que se precisa é paciência, trabalho silencioso, trabalho paciente e o centramento acontece e a maturidade chega. Na verdade, a pessoa madura e a pessoa centrada são apenas dois aspectos de um mesmo fenômeno.

... Com a maturidade, o centramento surge. Maturidade e centramento são dois nomes para uma mesma coisa. Mas a primeira coisa a ser lembrada é que ela chega gradualmente. Não compare e não tenha pressa.
OSHO - The Secret of Secrets (O Segredo dos Segredos) - vol. II - Cap. 1 - Tradução: Sw. Bodhi Champak

CITAÇÃO DO DIA - 23/03/10

Pare de ficar obcecado com o pouco
tempo que você tem.
Concentre-se, em vez disso,
em criar o máximo de cada momento.
Aman Motwane

VÍDEO - A MENSAGEM DA ÁGUA

TEXTO DO DIA - COMO FAZER UMA ORAÇÃO PELA ÁGUA

Coloque um copo de vidro numa mesa da cozinha, da sala de jantar ou quarto. Fale gentilmente para a água "Eu amo você". Ao mesmo tempo imagine que toda água do mundo está interligada. Você pode fazer isto com seus filhos, membros da família ou amigos. Seu Amor e agradecimento vão ser mandados para toda a água no mundo, através da água do copo. Quando você toca a água da torneira enquanto lava a louça, quando lava o arroz antes de cozinhar, ou quando lava a roupa, podemos imaginar que toda vibração de seu amor e agradecimento transborda do seu coração fluindo através de seu peito, ombros e braços, para suas mãos que tocam a água, que sai pelo ralo. Esta vibração vai se espalhar facilmente através da água que desce pela tubulação para os rios e finalmente para o oceano. A evaporação da água dos oceanos vai formar nuvens, cuja água vai descer em forma de chuva nas mais diversas partes do mundo. Assim a vibração de seu Amor e agradecimento que saiu do seu coração vai se transmitir para o mundo inteiro através deste ciclo da água. Isto é a forma mais fácil de você contribuir, e você pode fazer isto todo dia e sempre quando usa água.

Mais simples ainda é dizer gentilmente para a água que corre para o ralo após ter cumprido com sua função "Eu amo você" e "Obrigado". Isto com certeza mudará a vibração da água. Também é útil colar uma etiqueta adesiva na superfície da torneira onde tenha escrito "Obrigado", ela vai lembrar você da importância de expressar sua gratidão para a água, cada vez que abre a torneira.

Ou se quiser fazer mais, poderá organizar reuniões em volta de um pequeno lago, riacho ou até ao longo de uma praia do mar. As pessoas participantes façam um circulo se dando as mãos dizendo o já mencionado acima ou mais. Lembre que a força da oração é proporcional ao quadrado do numero de pessoas envolvidas. Junte suas próprias orações de amor para a água e este planeta terra, nesta cerimonial. Quando as vibrações de agradecimento e amor fluem de seu coração, poderá sentir um calor aquecendo seu peito, o que é o resultado da lei do universo "O que você da, receberá".

Visualize seu amor e agradecimento.

Imaginamos que esta vibração de amor e agradecimento se transmite para a água em forma de luzes cor de prata e ouro, que toda a água do mundo brilha maravilhosa- mente, e finalmente que todo o planeta emite este brilho luminoso. Quando tudo é preenchido pela mais alta vibração de luz, tudo é harmonizado e curado. Imaginemos que todas as pessoas do mundo carreguem um sorriso de felicidade.
(corredeira de água fresca e limpa)

Mande amor e agradecimento para áreas especiais.
Por exemplo, poderá mandar amor e agradecimento para o rio Jordão, especialmente neste momento
Muitos Israelenses e Palestinos moram ao longo deste rio. Nossas orações de amor vão elevar a vibração da água lá. Não há fron-teiras para o cami-nho da água.. As pessoas dos 2 lados do rio vão beber esta água e seus corpos se enchem da vibração de amor e agradecimento que mandamos. Assim, aqueles envolvidos na guerra e terrorismo começaram se conscientizar daquilo que estão fazendo. "Porque simplesmente não largamos as armas e vivemos uma vida de paz juntos."

Existem muitas outras áreas como o rio Jordão onde ainda se desenvolvem guerras e conflitos, como nos Estados Unidos, no Iraque, na Índia, no Paquistão, no Afeganistão, em nações da África e outros. Vamos mandar nosso amor e agradecimentos para as águas onde há pessoas que sofrem. Isso poderá ser mudado pela cura da água, e todo mundo será tocado pela vibração do amor e da harmonia.

Os que participam e sofrem com guerras, também são nós mesmos, pois toda a consciência está interconectada numa só, e a água é um espelho que reflete nossa própria consciência.

A paz começa nos corações de cada um de nós. Vamos encher nossos corações de amor e agradecimento. Depois visualize que esta vibração se expande transbordando para todos os cantos do mundo, curando-o.

Efeitos de sua consciência na água.
Nossa consciência sem dúvida influencia a água, principal-mente quando nós nos concentramos numa mesma intenção, que representa uma tremenda força. É como se fosse um raio laser que pudesse atingir a lua.

No verão de 1999, centenas de pessoas se reuniram ao longo do margem do lago Biwa, localizado no centro do Japão, e oraram para a paz e harmonia do universo. Após um mês um jornal local noticiou que somente este verão não houve reclamações de moradores locais sobre o mau cheiro proveniente do crescimento de uma alga, que eles experimentavam durante anos.

Como a consciência de todos pode mudar o mundo.
Os efeitos da nossa consciência na consciência de todos cria o mundo como nos conhecemos, quer dizer que podemos mudar o mundo. Quando o mundo estiver repleto de vibrações de amor e agradecimento, então você poderá experimentar um mundo de amor e agradecimento.

Masaru Emoto
(presidente do projeto)

Projeto
Agradecimento e Amor para a Água
Vamos purificar toda água do mundo pela Oração
Este projeto começou em 01 de Julho 2002 _ secretário geral: Yasujuki Nemoto (planejamos criar uma Organização sem fins lucrativos ) _
http://tank-water.net/

e-mail: love@thank-water.net

por Helena Gerenstadt - http://www.agarta.com.br/

retirado do site: http://somostodosum.ig.com.br/p.asp?i=1162

CITAÇÃO DO DIA - 22/03/10

Neste mundo, nada é mais maleável
e frágil quanto a água.
Contudo, ninguém, por mais poderoso
que seja, resiste à sua ação
(corrosão, desgaste, choque de ondas),
ou pode viver sem ela.
Não é bastante claro que a flexibilidade é mais
eficaz que a rigidez?
Poucos agem de acordo com essa convicção.
Lao-Tsé

VÍDEO - DECISÕES QUE MUDAM A VIDA!

TEXTO DO DIA - SERÁ QUE VOCÊ SABE TOMAR DECISÕES?

Uma decisão radical é insuficiente se a gente não tomar uma atitude do tipo tudo ou nada. Um despertar de consciência pode ser muito pouco sem uma mudança radical na maneira de agir. A maioria das pessoas toma decisões superficiais: elas apenas anunciam suas decisões, não mudam as atitudes. Não dizem adeus ao passado, não abandonam velhos hábitos. Assim, com a mesma rapidez que decidem algo, desistem.

É preciso ter decisões consistentes, que resultem em atitudes. Somente uma mudança de atitude após uma decisão cria verdadeiras mudanças na vida de uma pessoa.

Se você decidir deixar a segurança de um relacionamento sem amor e abrir seu coração para uma nova relação, vai precisar encarar as conseqüências. Terá de pagar a conta de cada passo dado e sentir orgulho de superar cada novo desafio. Vai precisar aprender a celebrar cada pequena vitória.

Quem não souber enfrentar essas conseqüências, logo sentirá a necessidade de voltar para aquele relacionamento sem amor. Se você resolver sair da casa de seus pais e morar sozinho, precisará assumir o estilo de vida que seu dinheiro puder manter. Terá de aprender a cuidar das suas roupas, fazer supermercado, esquentar comida congelada, tudo isso gastando somente o que é viável para seu orçamento. É lógico que também poderá decorar sua casa do jeito que quiser e trazer seus amigos sem dar satisfação a ninguém. O importante é perceber que, com a liberdade, você recebe um brinde chamado responsabilidade. Sua autonomia deverá ser conquistada dia-a-dia, até que essa nova forma de viver esteja consolidada.

Se você mudar de profissão, precisará se esforçar para adquirir novos conhecimentos e se desenvolver. Terá de enfrentar uma fase de adaptação. Enfrentar o novo. Ser humilde para aprender o que você não sabe. Muitas vezes, os projetos não terão a mesma qualidade que você estava acostumado a atingir. Talvez demore algum tempo até os pedidos dos clientes chegarem. Pode ser que a insegurança apareça em alguns momentos, quando os resultados não forem os esperados. Nesse período de transição, será preciso ter muita fé e determinação para que as dificuldades não o conduzam de volta ao passado.

O mesmo vai acontecer se você decidir sair do emprego que não o satisfaz. Terá também de passar por um período de transição e executar muitas tarefas que geralmente não são agradáveis, como enviar currículos para empresas em busca de trabalho, fazer entrevistas, passar por processos de seleção cansativos e enfrentar toda uma variedade de situações de pressão. Se você não estiver realmente determinado, poderá se acomodar na situação desagradável do antigo emprego.

Essa mesma situação se passa com quem decide trabalhar em um sistema de negócios chamado marketing de rede. Nesse tipo de negócio, que vem crescendo a cada dia, as pessoas utilizam seus relacionamentos para vender produtos aos consumidores e ganham bônus nessas transações. Tomar a decisão de entrar nesse negócio é muito fácil, pois não é necessário passar por uma seleção tão rígida. Mas muita gente se frustra, pois não percebe que, para ter sucesso nesse tipo de empreendimento, é fundamental desenvolver uma nova atitude perante o trabalho.

A pessoa tem de entender que, agora, é dona do próprio negócio. Se não acordar cedo para trabalhar, ela é que será prejudicada. Se não der uma boa assistência para os membros de sua rede de relacionamentos, eles não vão gerar bons resultados. Mas algumas pessoas investem no novo negócio e não percebem que o trabalho com marketing de rede exige uma série de novas posturas. Na verdade, muitas têm a ilusão de que vão ganhar dinheiro sem trabalhar. No entanto, se não tomarem uma atitude do tipo "tudo ou nada", as coisas não darão certo. Definitivamente, o problema não é o marketing de rede, e sim a maneira como a pessoa assume o negócio.

Afinal, uma verdadeira decisão exige uma mudança radical de atitude. Uma decisão sem mudança de atitude vira simplesmente uma ilusão ou, pior ainda, o grito de um rebelde sem causa. Barulho sem comprometimento.
Texto de Roberto Shinyashiki - site: http://www2.uol.com.br/vyaestelar

CITAÇÃO DO DIA - 21/03/10

Toda decisão que você toma - toda decisão -
não é uma decisão sobre o que você faz.
É uma decisão sobre Quem Você É.
Quando você vê isso, quando você entende isso,
tudo muda.
Você começa a ver a vida de um modo novo.
Todos eventos, ocorrências, e situações se
transformam em oportunidades para fazer
o que você veio fazer aqui.
Neale Donald Walsch

VÍDEO - NÃO NASCEMOS PRONTOS (MÁRIO SÉRGIO CORTELLA) - PARTE 4

VÍDEO - NÃO NASCEMOS PRONTOS (MÁRIO SÉRGIO CORTELLA) - PARTE 3

VÍDEO - NÃO NASCEMOS PRONTOS (MÁRIO SÉRGIO CORTELLA) - PARTE 2

VÍDEO - NÃO NASCEMOS PRONTOS (MÁRIO SÉRGIO CORTELLA) - PARTE 1

TEXTO DO DIA - PEDAGOGIA DO CRESCIMENTO INTERIOR

Que a conexão com a Fonte Divina seja o Centro e finalidade da vossa vida e atividades, para sintonizar com a corrente da sua essência de luz que viaja em múltiplas dimensões da evolução cósmica.

Através deste comunicado interdimensional estamos criando uma plataforma de formação espiritual que os ajude a compreender quem vocês são, o que devem fazer e para onde vão. Ainda que, em termos gerais, tenham informação de conceitos espirituais, não quer dizer que tenham conhecimento espiritual, nem que os tenham integrado na sua vida. Se analisarem de forma imparcial e objetiva a dinâmica da sua vida, descobrirão que determinados aspectos dela são dissonantes e vibram com frequências muito baixas e negativas. Os conflitos que têm, são dispositivos que o Universo e o seu Ser Essencial utilizam para mostrar o caminho e os aspectos do percurso evolutivo que devem modificar. O que volto a dizer é que atentem para a “Informação Espiritual” sem a compreensão do seu objetivo, e que discirnam aquela informação que leva ao crescimento em relação ao que é meramente informativa. Sua faceta humana sugestionada pelo ego mental flutua constantemente nos parâmetros onde a especulação, a imaginação e a distorção da realidade direcionam a sua vida. Criam bolhas ou dinâmicas fictícias nutridas por falsas expectativas que os acabam frustrando e os desanimando.

A vida, como fenômeno evolutivo, é o mecanismo que o Criador Infinito desenhou para nos ajudar a compreender a nossa natureza divina, imortal e eterna, que é distorcida por uma percepção errônea da realidade. São muito poucos aqueles que estão interessados na realidade, porque isso implica compromisso pessoal, trabalho interior, perseverança e uma grande dose de honestidade e sinceridade. Seus objetivos espirituais não estão definidos, flutuam em correntes mentais que são desestabilizadoras e oscilantes. Por isso, a dúvida e a ansiedade são tônicas dominantes na sua vida. O crescimento espiritual não é um aspecto secundário da vida, que como objeto de ócio utiliza para cobrir o vazio, a confusão e a inconsciência em que habitualmente vivem. Pelo contrário, o crescimento espiritual é o fundamento da sua vida, como uma manifestação de Deus, e daí devem recuperar o seu estatuto divino, para experimentar a imortalidade e infinito. Vocês são seres de luz que estão navegando nas ondas do tempo cósmico sem saber para onde vão, nem porque têm que experimentar tantas atribulações, confusão e sofrimento. A causa disso é a inconsciência, produto da dissociação entre Deus e as leis da vida e da evolução.

Como partículas de luz imortal que são têm o dever de vibrar na frequência divina mais além das limitações da mente, do corpo físico, do espaço tempo relativo em que vivem e dos paradigmas existenciais errôneos. A finalidade da vida e da evolução não é melhorar suas condições de vida no Planeta Terra, ou serem transferidos para mundos superiores, sem se reconectarem com Deus. Todo o processo cósmico está em constante mutação, e sob a supervisão de axiomas evolutivos fundamentais, que tem como finalidade o despertar da sua sensibilidade espiritual e a conexão eterna e indissolúvel que têm com Criador Infinito.

Contudo não compreendem que a sua expressão humana no planeta Terra é uma manifestação efêmera do seu Ser Essencial, que está viajando no espaço tempo cósmico em busca de níveis de perfeccionismo espiritual superior. Sua missão e responsabilidade não dependem do que fazem os demais, nem do que pode acontecer geofisicomagneticamente ou socialmente. No transcorrer da história humana na Terra aconteceram vários eventos catastróficos, contudo, a humanidade continua a experimentar ciclos evolutivos distintos, sem compreender a origem da sua existência e o objetivo da vida.

Os meios de informação são símbolo da negatividade, inconsciência, confusão e caos que existe no seu planeta. As guerras, a violência, a pobreza, a destruição, a problemática ambiental, as crises econômicas, a tensão política internacional, etc., constituem a síntese de uma civilização decadente e doente que não compreende a essência da vida e evolução cósmica. Todos estão muito ocupados em resolver suas necessidades básicas de sobrevivência, minimizando a prioridade e importância do crescimento interior a algo secundário da sua vida. O que acontece no seu planeta é o reflexo de suas mentes anuviadas por conceitos errôneos, tendências nocivas que atentam contra a vida do planeta e do bem estar psicológico, energético e fisiológico dos seus corpos. A maioria da informação que recebem é nociva, e estimula a separação, o egoísmo, a exploração, a manipulação, a violência e destruição. Inclusive a nível espiritual são incapazes de polir os seus egos, que sempre estão na defensiva e dispostos a defender seu território. Nem se quer são capazes de respeitar e colaborar com pessoas que podem ter uma visão e conhecimento espiritual distinto do seu.

Estão esperando que aconteça algo mágico, para que de forma rápida e com o menor esforço, aconteça a mudança interior, o que é utópico da sua parte. Já se perguntaram alguma vez se estão dispostos a abandonar as facetas humanas que geram conflitos, sofrimento, inconsciência, manipulação e exploração? Utilizam com frequência os termos amor, paz, luz, mas são apenas palavras cujo o significado real desconhecem, porque estão agarrados aos seus interesses pessoais, onde o egocentrismo disfarça-se circunstancialmente de luz, amor, solidariedade e colaboração fraternal. A pedagogia do crescimento interior implica uma profunda reflexão, discernimento, introspecção e pratica espiritual. Com frequência dissipam-se na corrente das trivialidades do mundo em que vivem, e de vez em quando invertem seus interesses, por pouco espaço de tempo, para o trabalho interior. O que, na realidade, é mais auto-complacência que desafio espiritual, o que implica alerta, perseverança, concentração e integridade.

Sem pedagogia para o crescimento interior não conseguirão superar o véu da inconsciência, auto-engano, limitações e conflitos internos, que implacavelmente os fustigam. O crescimento espiritual não é uma opção ou um aspecto lúdico e secundário da sua vida, mas sim a “Essência da sua Vida”. Enquanto não compreendem isso seguirão navegando no labirinto do ego mental, cuja autopistas são múltiplas, dimuindo a sua energia e tempo para indagar e experimentar a alquimia do crescimento interior. Como essências divinas de luz imortal que são, é seu dever compreender a relevância de impulsionar seu crescimento espiritual, sem o qual a vida humana deixa de ter sentido e descende ao nível das espécies irracionais, onde a luta pela sobrevivência do mais forte é a essência das suas vidas.

É importante que compreendam a grande responsabilidade e compromisso que têm com a vida, com a evolução e com Deus, que os abençoou com a inteligência humana para compreender a viagem enigmática da vida, e descobrir a origem da sua existência e sua natureza divina. Ao procurar um nível de vida melhor não os categoriza como “Seres de Luz”, senão como “Ser-Es Humanos” carentes de sensibilidade espiritual, que é a característica relevante do ser humano e que não está presente nas espécies de vida inferiores. Seu Ser de Luz não tem nenhum vínculo com o plano físico e mental em que vivem, somente com o plano divino, aonde os parâmetros são bem diferentes. Vocês são essências divinas presas na turbulenta espiral de percepção errônea da realidade. Não conseguirão transcender o véu da realidade fictícia em que vivem enquanto não conectarem com o seu Ser de Luz, mediante a pedagogia do crescimento interior, o que implica dedicação, consciência, esforço, compromisso, tempo, disciplina, metodologia e muita integridade e sinceridade.

O objetivo da sua permanência no planeta Terra não é desfrutar de melhores condições existenciais, e sim iluminar a escuridão que oculta e mascara sua identidade espiritual. Desperdiçam muito tempo em aspectos banais, inconscientes da repercussão destes na sua vida. A viagem da evolução espiritual é árdua e complexa, requer uma grande determinação, inteligência e sensibilidade espiritual. Nosso objetivo é estimular a sensibilidade, consciência e discernimento para que, paulatinamente, e com as diretrizes corretas, possam descobrir a luz que há no seu interior e a conexão intrínseca que têm com Deus. A felicidade e prosperidade que tanto almejam não dependem das estratégias e recursos materiais que tenham, e sim do seu despertar e crescimento espiritual, que utiliza parâmetros e frequências vibratórias distintas. Quanto mais sintonizam com a pedagogia do crescimento interior, mais compreensão, força, inteligência, harmonia, bem-estar e prosperidade terão. Todas essas facetas são consequências adicionais da sua conexão com o plano divino, que de forma natural manifestam-se em sua vida.

O objeto das nossas mensagens é inspirá-los e marcar pautas para que não se desviem e nem se confundam. Às vezes podem ter uma conotação recriminatória, mas no fundo é o desejo de ajudá-los e transmitir o amor que professamos, porque vocês são membros da família cósmica e desejamos ajudá-los a crescer espiritualmente.

Mestre Salonis
Mestre Salonis: Membro do Conselho Cósmico procedente da constelação de Cassiopeia, estrela Caph.
Tradução: Sheila Morbeck - http://www.atlantisangelis.org

retirado do site: http://www.luzdegaia.org

CITAÇÃO DO DIA - 20/03/10

A vida não é um lugar, mas uma viagem.
Tudo está em fluxo, a vida flui.
Podemos morar sempre no mesmo número
da rua, mas nunca é o mesmo homem que mora lá.
Henry Ford

VÍDEO - CRIAÇÕES DA MENTE

TEXTO DO DIA - A SINGULARIDADE DE CADA ENCARNAÇÃO

Cada Alma estende porções de si mesmo em tempo & espaço como encarnações particulares. Da mesma maneira que muitos dedos estendem fora da mesma mão, há muitas encarnações, muitos anos, pontos do tempo e espaço, tudo emana da mesma Alma. Do ponto de vista de sua Alma (fora do tempo & espaço) todas estas encarnações (encarnações passadas, encarnação presente, encarnações futuras) estão todas simultaneamente acontecendo AGORA. Embora sua Alma tenha muitas encarnações, cada uma é uma "versão" sem igual de você que em toda a eternidade nunca acontecerá novamente.

Esta encarnação de você, esta versão de você, nunca acontecerá novamente.

Assim seja o melhor de você que você pode ser!

Seja completamente o que você é!

Isso é o cumprimento de seu propósito.
Conceitos de Bashar - retirado do site Luz de Gaia:

CITAÇÃO DO DIA - 19/03/10

Muitos de vocês podem criar
qualquer tipo de objetivo,
qualquer tipo de missão,
qualquer tipo de propósito em sua vida,
mas a razão fundamental que sua vida existe

no mínimo é simplesmente ser este particular você,
neste momento; porque você nunca será
este você novamente,
nunca.
Bashar

VÍDEO - JESSIER QUIRINO (JÔ SOARES) - PARTE 3

VÍDEO - JESSIER QUIRINO (JÔ SOARES) - PARTE 2

VÍDEO - JESSIER QUIRINO (JÔ SOARES) - PARTE 1

TEXTO DO DIA - VOCÊ TEM A CAPACIDADE DE RIR DE SI MESMO?

Se não tem, cultive esse dom, porque ele é uma tábua-de-salvação. Nos momentos em que a vida te prensa na parede e você fica desesperado, tente encarar o problema com humor – e rir de si mesmo. É melhor do que infindáveis sessões de psicanálise, e não dói no bolso.

Perdeu o emprego? Experimente relembrar as idiotices do seu patrão – e ria, já em desamparada liberdade. O casamento acabou? Concentre-se nos momentos constrangedores da relação – e ria, porque vistos “de fora” esses momentos são gargalháveis. Se bateram no teu carro, lembre-se da cara inocente do culpado ao sustentar que você não deu sinal para entrar à esquerda. Ao ser multado porque a placa do seu automóvel foi clonada, entre com um recurso – e, se perder, dê um sorriso amarelo e pague. Se o vizinho do apartamento de cima costuma arrastar móveis às duas da madrugada, reclame com o síndico – e ria de impotência ao ficar sabendo que o vizinho de cima é o próprio síndico. Apostou cuidadosamente 100 reais na Mega-Sena e um carinha de Alagoas ganhou sozinho apostando apenas R$ 1,50? Ria da sua “falta de sorte”. Se por acidente quebrou a perna e precisa ficar três meses engessado, ria – e curta as mensagens que vai receber com caneta bic no gesso.

Rir das próprias desgraças é mesmo a melhor saída.

Mas se uma pessoa querida for seqüestrada, não ria.
Dê um jeito de pagar o resgate.

Aliás, preste atenção: a forma mais perfeita de um conto literário é a piada. Porque ela é geralmente rápida, com começo-meio-e-fim perfeito. A grande piada se revela na última frase – que sempre dá um sentido inverso à história inicial e provoca o riso. E tem a vantagem de percorrer rotas imprevisíveis – via oral, e hoje pela internet, se aperfeiçoando na linha “quem conta um conto, aumenta um ponto”. No Brasil a piada é sempre a catarse para as dores do povo. Ayrton Senna morreu? Piadas pra descurtir a tragédia. O Presidente da hora é suspeito? Piadas nele! Muitos morrem pelas “balas perdidas”? Ora, os caras estão é “errando o alvo”.

Rir de si mesmo não é só um ato de coragem, mas também de otimismo. Como bem ilustra esta frase de Millôr Fernandes: “O sujeito cai do vigésimo andar do prédio e, quando está passando pelo terceiro pensa até aqui, tudo bem”.

“Jesus Salva”. Mas o humor – mesmo que às vezes amargo – também pode salvar.
Texto de Luciano Pires - site: http://www.lucianopires.com.br

CITAÇÃO DO DIA - 18/03/10

Se me dessem a chance de dar um presente para a
próxima geração, seria a habilidade de cada indivíduo
aprender a rir de si mesmo.
Charles Schulz

sábado, 27 de março de 2010

VÍDEO - MISSÃO

TEXTO DO DIA - SOLIDARIEDADE, AMIGOS, NÃO SE AGRADECE, COMEMORA-SE

As coisas que nos unem superam todas aquelas que nos separam.
Compartilharemos o mesmo planeta, a mesma terra,
O mesmo céu e as mesmas esperanças e visões.
Ao ver as virtudes nos outros sou capaz de acender
Seus corações com a chama do amor e apagar todos
Os traços de incompreensão.
Assim cresce a solidariedade interpessoal.
A paz de todo dia. (BRAHMA KUMARIS)

Solidariedade, amigos, não se agradece, comemora-se! (Betinho)

A frase de Betinho nos ensina a mais bela forma de nos relacionarmos socialmente: SENDO SOLIDÁRIOS! Quando entendemos que solidariedade não é caridade, abrimos um caminho à UNIDADE através da amizade. Despertamos para valores como amor, paz, liberdade, harmonia entre as diferenças, e mais que isso, compreendemos o que é respeito.


Solidariedade é a capacidade de compartilhar dos sofrimentos de outras pessoas. É o estado primordial do ser iluminado; não é vista como algo a ser construído ou conseguido, mas sim, como existente nos corações puros desde o início dos tempos.

Para compreender este estado não necessitamos de conhecimentos intelectuais ou culturais.
Pensando na solidariedade, criamos esta realidade.
Pensando na fraternidade universal dos seres humanos, trazemos a LUZ para o crescimento espiritual que trará a Unidade Divina ao nosso mundo.

Podemos encontrar este sentimento até nas aves, como conta a história abaixo, e que ela possa servir de exemplo para nós, seres humanos, tão inteligentes!!
Vera Godoy.
--------------------------------------------------------------------------------
Saudações, Amigos!

Há tempos tenho essas imagens abaixo. Um espetáculo à parte do fotógrafo. "Uma Obra Prima". Pela sensibilidade e a paciência daquele momento de tristeza.

Delas são traduzidas todos os sentimentos de uma simples ave dita irracional. Bem, se é irracional, por favor, peço ajuda com o parecer de vocês posteriormente.

A Morte - A Dor de uma Perda
Foi num dia comum no Japão e numa praça esse acontecido.
Nessa primeira foto, não se sabe como o pássaro morreu.
Estava ali no asfalto inerte, aquele corpinho sem vida e sem seu canto.
Seria um fato corriqueiro, mas o fotografo fez a grande diferença.

A Solidariedade
Talvez até por intuição, segundo o relato do fotografo essa ave que chama o companheiro já sem vida, permaneceu durante o dia todo pousada próximo à ave morta parecendo pedir algo.
Pulava de galho em galho sem temer os que se aproximavam até chegar bem próximo ao fotografo.

A Solicitação
E cantou num tom triste. O homem imaginou que ela pedia algo.
Ela voou até o corpinho, posou como querendo levantá-lo e alçou vôo até um jardim próximo.
E o homem entendeu.
Foi ao meio da rua, retirou a ave morta e colocou no canteiro indicado.
Só então a ave solidária levantou vôo e atrás dela todo o bando.

A Despedida.
Num olhar triste tendo a consciência do companheiro morto, como num último gesto de respeito e talvez até devoção a ave permanece alguns segundos junto ao corpinho antes dele ser retirado da rua para o jardim, a seu pedido.
A foto traduz a eloqüência dos fatos, a essência do entender sem nada precisar pronunciar.

Uma Questão de Amor & Carinho.
Num ato emocionante todo o bando segundo o relato de testemunhas, com dezenas de aves sobrevoaram o corpinho do companheiro morto antes de partirem. A foto diz quanta verdade existiu naquele momento de dor e respeito.


Um grito de dor e lamento
Aquela ave que fez toda a cerimônia de despedida, quando o bando já ia alto, inesperadamente, só ela voltou ao corpo e num grito de não aceitação da morte, ainda tenta chamar o companheiro à vida ou uma despedida de amor e carinho como quase não mais existe entre os homens racionais aqui da terra.

Finalizando, esses são fatos que mostram que Deus existe.
São demonstrados de tantas formas sublimes.
Essa Ele quis que o homem visse e traduzisse da melhor forma o poder da criação.
Tenta mostrar aqui um exemplo a todos os tiranos do planeta que Ele está em todo o lugar e atento a tudo.

Mas agora me respondam:
Serão os animais realmente os irracionais?

Colaboração de: OTÍLIA CRHISTIANE AFONSO
Xamã e Consultora de Beleza Independente; e-mail
otilia.afonso@terra.com.br

CITAÇÃO DO DIA - 17/03/10

Nada é maior do que a solidariedade
e por ela a gente não agradece,
se alegra.
Autor Desconhecido

VÍDEO - BORBOLETA

TEXTO DO DIA - ABRA AS JANELAS PARA OLHAR A VIDA

A rotina facilita as coisas. A mesmice do cotidiano torna a vida mais previsível, estável e segura. Isto é, ela tem lá suas vantagens. O problema é que o excesso de hábitos pode asfixiar, além de tirar nossa capacidade de renovação e transformação. E isso traz conseqüências sérias. Uma rotina de muito trabalho, por exemplo, pode levar à ausência de novos relacionamentos e à falta de vontade de se arriscar.

Sair dessa toada, que o cantor e compositor Chico Buarque imortalizou no verso: “Todo dia ela faz tudo sempre igual”, demanda certo grau de vontade e uma boa dose de percepção de seu momento de vida. O que ganhamos ao arriscar e experimentar mudanças – das pequeninas às radicais? A gente inova a vida e percebe que nossos horizontes são bem mais amplos. No início, até dá um desconforto, mas vale a pena quando os caminhos se abrem.

A atriz de teatro Christiane Tricerri conta sua experiência. As peças em que atua costumam ficar de um a dois anos em cartaz. Isso significa repetir o mesmo texto e as mesmas cenas diariamente, às vezes duas vezes por dia. Além disso, ela também está no mesmo grupo teatral, o Ornitorrinco, há 31 anos. Apesar dessa longa continuidade em seu trabalho, Christiane se sente capaz de reinventar o dia-a-dia. “Claro, é preciso um esforço sobressalente para tirar as falas do automático. Mas compensa”, diz ela, que iniciou uma nova temporada com a peça A Megera Domada, de William Shakespeare.

O que Christiane Tricerri fala é fundamental: é possível fazer algo repetitivo sem cair na rotina. As mudanças ficam por conta dos detalhes, das filigranas e, convenhamos, muitas vezes são as pequenas transformações que alteram a existência. “Às vezes, também mudo radicalmente, já que uma peça não fica em cartaz para sempre. Tudo o que a gente faz com amor tem vida, não importa por quanto tempo dure. O cotidiano, qualquer que seja ele, se modifica quando é vivenciado intensamente”, afirma.

Bom, não é? Conceber o cotidiano de outra forma, com mais paixão e brilho, traz mais graça à vida. Essa mudança de horizontes promove relacionamentos, dá mais alegria e favorece novas oportunidades. E se é possível reinventar o cotidiano sempre, isso também significa que não é preciso necessariamente acabar de vez com o que você já vinha fazendo antes, mas experimentar tudo de um jeito diferente. Essa é uma bela maneira de quebrar os hábitos rotineiros. A outra possibilidade de mudança, mais radical, é procurar alterar profundamente a realidade, trocar de atividade, finalizar ciclos, mudar até de cidade ou país. Tanto de um jeito como de outro, é preciso buscar energia para chegar lá.

FORÇA PARA MUDAR
Quando decidimos arregaçar as mangas e acabar de uma vez por todas com um cotidiano que está nos fazendo mal, parece que o Universo inteiro resiste. E é assim mesmo, não é só impressão. Esta é uma regra básica que faz parte da realidade do planeta: diante da força de qualquer ação, opõe-se naturalmente uma resistência. Ou, em outras palavras, não basta apenas decidir quebrar a ro tina para que, magicamente, as coi sas entrem em seu lugar e mudem de acordo com nossa vontade. Se fosse assim, seria fácil. Mas há um choque invisível de forças em jogo. Portanto, antes de qualquer ação, vale a pena conhecer como fun ciona o jogo e quais suas regras.

Na física, existe a Lei da Inércia, que tem tudo a ver com a rotina. Ela diz que as coisas que seguem numa determinada direção naturalmente tendem a continuar o movimento se não forem interrompidas. Isto é, existe uma força que impele as coisas a se manterem do jeito que estão. Aplicada a nossa realidade, significa: para mudar, é necessário vencer uma força que empurra na direção da mesmice. “A Lei da Inércia aponta para a dificuldade de interromper o movimento de um corpo. Se o corpo estiver parado, você vai ter de romper sua resistência para fazê-lo andar. Se estiver em movimento, a tendência será continuar na direção e na velocidade que já vinha vindo” diz José Carlos Garcia, professor de física do Curso e Colégio Objetivo, de São Paulo.

Isso explica por que às vezes não saímos da teoria, ou da decisão de quebrar a rotina, para a prática: fica difícil reconhecer que, para interromper uma força, é preciso outra igualmente poderosa na direção contrária. Lembra a brincadeira do cabo-de-guerra? É mais ou menos isso. Algumas crianças puxam a corda de um lado, enquanto outras puxam a mesma corda de outro. Ganha quem tem mais força. Ora, o que acontece se você entra na brincadeira decidida a puxar a corda em sua direção sem saber que há uma força puxando ao contrário? O puxão do outro lado vai desequilibrar e jogá-la no chão. Simples: sem saber como é o jogo, o outro lado vence.

Outro ponto interessantíssimo que a física ensina, ainda dentro da Lei da Inércia: quanto maior esse corpo que você quer movimentar, mais difícil será movê-lo. “É muito mais fácil tirar uma moto do lugar do que um ônibus”, exemplifica o professor José Carlos. Quanto mais a rotina está instalada, quanto mais ela for complexa e abrangente, mais força você irá precisar para demovê-la. Mas, nesse caso, já se tem uma vantagem: você vai saber disso e pode se preparar melhor para vencer a resistência que está ali.

Um jeito inteligente de driblar essa resistência é unir diversas forças, e não apenas uma, para combatê-la. É muito mais fácil quebrar a rotina, por exemplo, se você tiver aliados: uma amiga, ou um grupo de amigos, para fazer uma caminhada, um curso, ou ajudá-la a planejar as mudanças que você pretende imprimir em sua vida. As coisas ficam mais fáceis quando são feitas a dois, seja um parceiro, seja um amigo.

Na prática
Mudanças de leves a moderadas
São as que não implicam em decisões graves que possam afetar profundamente sua vida. Isto é, o cotidiano não muda muito, mas a maneira de vivê-lo. As medidas vão desde fazer compras em outros supermercados, programar pequenas viagens, experimentar comidas exóticas e até provar roupas que você, normalmente, não compraria. O importante é se permitir novas experiências, sem críticas.

Mudanças radicais
Estão entre elas mudanças de emprego, atividade ou parceiro, transferências para outra cidade ou país e fechamento consciente de ciclos que se exauriram. Para efetuar uma mudança radical, é preciso de muita clareza de pensamento, planejamento, força física e psicológica para executar seu projeto, a ajuda de amigos ou terapeuta e a decisão firme de manter os objetivos até o fim.

Cinco elementos que põem o corpo em equilíbrio
A tradicional medicina chinesa apregoa que o desequilíbrio de um dos elementos formadores de nossa energia vital – são cinco, no total – pode roubar força quando o objetivo é quebrar a rotina. É o que explica Wagner Canalonga, regente da Sociedade Taoísta do Brasil, em São Paulo, que mantém cursos para o equilíbrio da vitalidade. Isso pode acontecer quando estamos com o excesso ou mesmo a falta de um desses elementos (madeira, fogo, metal, terra e água), o que costuma se traduzir em diversos comportamentos, como agressividade, preguiça etc. Vale saber que temos todos os elementos em nós e o equilíbrio acontece, segundo o olhar da filosofia chinesa, quando os cinco estão em sintonia. Abaixo, você identifica quais são os sinais de que algum deles está em desequilíbrio. A solução vem pela própria medicina chinesa – pela acupuntura, pela meditação ou pelos chás de ervas medicinais.

1 MADEIRA
O elemento remete à primavera, época em que tudo se inicia. Está ligado à força para seguir com novos projetos e propostas. Raiva é a energia negativa relacionada ao elemento.
EXCESSO Pode deixar a pessoa excessivamente agitada, agressiva e sujeita a explosões de ira. Tenderá a tocar vários projetos de uma só vez. Também predispõe a certa tensão e para o excesso de trabalho.
FALTA Dá letargia. A pessoa tem dificuldade de colocar idéias em prática ou executar um planejamento. Existe pouca coragem e iniciativa para concretizar mudanças.

2 FOGO
Está relacionado ao verão. É o elemento fogo que nos impulsiona a alcançar a fama e o sucesso nas empreitadas. Euforia é a emoção negativa associada a esse elemento.
EXCESSO Arroubos exagerados de otimismo podem indicar desequilíbrio. Quando em harmonia, o elemento gera a alegria, sem excessos.
FALTA A pessoa pode até planejar bem ou executar, mas faltam-lhe iniciativa, entusiasmo e paixão. Com isso, consegue poucos seguidores de suas idéias e tende a fazer tudo sozinha. Pode se mostrar muito desanimada com as dificuldades.

3 TERRA
Corresponde ao fim da primavera e ao começo do outono: representa a sustentação e a estabilidade para decidir algo ou executar um projeto, por exemplo. Preocupação é a energia negativa associada ao elemento.
EXCESSO A pessoa pode se tornar um trator, não olhando quem está na frente e derrubando quem se interpor a sua vontade. Pode gerar intransigência e ânsia para controlar tudo e todos. Há muita preocupação.
FALTA Produz lentidão, atraso, ausência de força de vontade e desejo de desistir à menor dificuldade. E muita preguiça de corrigir o rumo.

4 METAL
Simboliza o fim do outono e o começo do inverno. Está relacionado com a disciplina, a capacidade de planejamento e avaliação. Tristeza é a emoção associada ao metal.
EXCESSO Introspecção, passividade ou melancolia. A pessoa tem, por exemplo, dificuldade de implantar projetos e levá-los adiante. Costuma se tornar ríspida no trato com o outro.
FALTA Dificuldade em ter um olhar mais global para as situações. Ao contrário, tende a se fixar apenas nos detalhes, o que pode levar a uma visão incompleta das coisas. Há a tendência para a depressão.

5 ÁGUA
Diz respeito ao inverno: representa as emoções, o inconsciente. Medo é a energia negativa ligada ao elemento.
EXCESSO Gera o sentimento do temor em demasia e cansaço, com pouca energia vital. É comum a pessoa ter medo de se expor e se arriscar. Ela também pode se tornar demasiadamente flexível só porque tem medo de enfrentar as situações.
FALTA Tendência a se arriscar, sem medir muito as conseqüências. As pessoas que carecem do elemento água também costumam começar projetos e mais projetos e nunca terminam aquilo a que se propõem.

Bússola da vida
Um dos melhores recursos para avaliar uma situação de maneira integral foi criado pelo filósofo americano Ken Wilber. Há três décadas, em seu Instituto Integral, nos Estados Unidos, ele procura sintetizar o conhecimento do Oriente e do Ocidente e desenvolveu ferramentas que podem nos ajudar a localizar as travas impeditivas para uma mudança na rotina. “Esses quatro quadrantes nos auxiliam a enxergar uma situação de todos os ângulos, pois eles abrangem desde o nível pessoal até a herança cultural, social e ambiental”, diz o professor Ary Rainsford, que dá aulas sobre Wilber no Brasil. Veja como, baseadas na análise desses pontos, as mudanças poderão ser feitas de maneira mais consciente.

É assim: desenhe um círculo e o divida em quatro partes. No primeiro quadrante superior (à esquerda), coloque as palavras Eu Exterior. Ao lado, no quadrante da direita, Eu Interior. No quadrante de baixo, à esquerda, Influência Social e Cultural e, à direita, Influência Ambiental. Agora vamos ver o que quer dizer cada um deles e como eles podem ajudá-la nessa alteração de rumo.

Eu Exterior
Este quadrante do círculo está ligado a como cada um se relaciona com seu físico (compleição, alimentação, exercícios). Você pode se perguntar como acredita que os outros lhe vêem e como você mesma encara seu corpo (está satisfeita ou não). Comece a planejar o que você pode fazer para mudar tudo o que tanto incomoda. Mas atenção: nada de se exceder nas cobranças para ter um corpo perfeito. A melhora no aspecto físico é sempre bem-vinda. Só não exagere na autocrítica, já que muitas vezes tal atitude pode impedir você de sair, passear e conhecer pessoas.

Eu Interior
Fala das emoções. Você pode vasculhar, por exemplo, o que a impede de ampliar o círculo de amizades ou curtir o amor. Você se julga incapaz de despertar o desejo de alguém? Tem receio de ser magoada? Está esperando o que para se arriscar? São perguntas difíceis de se fazer e com respostas nem sempre fáceis de assumir. Todos nós, em maior ou menor grau, queremos ser o máximo. Será que não dá para sussurrar baixinho para você mesma um “menos, menos”? Aceite mais seus limites, assuma que não se pode agradar a todo mundo e que ninguém pode ser o máximo em tudo.

Influência Ambiental
Ambiente é a casa, a rua, a comunidade e a natureza. Mas como isso poderia se associar aos relacionamentos? Imagine alguém que passou os últimos anos investindo na reforma da casa – na construção de um ninho confortável, doce, desses do qual não dá vontade de sair. Fazer isso é como tecer um casulo. E ele é benéfico por um tempo, quando se quer reestruturar a vida, por exemplo. Depois, não. Asfixia. É bom ter construído um casulo para se transformar, mas agora já está mais do que na hora de voar e sair para o mundo.

Influência Social e Cultural
Este quadrante fala das referências culturais. Disponha suas inquietações nesta área. Por exemplo: falamos de uma mulher com mais de 35 anos em crise com a profissão. Para ela, boas perguntas são: em que áreas profissionais minha idade e experiência contam como vantagem? Que tipo de pessoa se interessa por mulheres maduras? Homens mais jovens, por que não? E, principalmente, o que eu devo mudar para conquistar novos parâmetros? Assim você já está a meio caminho de vencer as resistências para uma mudança na rotina.

Mudanças em ação
1 Faça uma lista com suas resoluções e um cronograma aproximado do cumprimento da tarefa. Confira a cada semana o que você escreveu para ver se está seguindo seu programa.

2 Verifique como anda sua energia de acordo com os preceitos da medicina tradicional chinesa, por exemplo, e tome providências em relação a consultas, cursos e dietas especiais para equilibrar sua força.

3 Pense em quem pode ajudá-la a cumprir suas tarefas: família, amigos. Você não está sozinha nessa empreitada.

4 Experimente um ótimo exercício para colocar mais paixão em seu dia-a-dia: entre em contato com a liberdade do corpo. Por exemplo, sempre que puder, corra livre por uma praia ou, quem sabe, dance sozinha na sala, com movimentos espontâneos. Quando parar, respire profundamente, enchendo os pulmões de ar, por algumas vezes seguidas. Sinta que está sorvendo a vida e sinta-se integrada com a natureza a seu redor, como se tivesse se libertado de couraças asfixiantes. Entre em contato com seu lado livre e também selvagem. É inevitável: você termina o exercício feliz – e sorrindo.
Texto de Liane Alves - retirado da Revista Bons Fluídos
site: http://bonsfluidos.abril.com.br/livre/edicoes/0113/01/05.shtml