TODOS OS DIAS EXISTEM SEGREDOS ESCONDIDOS EM CADA INSTANTE DE NOSSA EXISTÊNCIA.

AQUI SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS DELES...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CITAÇÃO DO DIA - 28/01/11

Os raios de sol não queimam
enquanto não estão focados.
Alexander Graham Bell

CITAÇÃO DO DIA - 27/01/11

Quando você realmente desiste de tentar ser
inteiro através dos outros, você
acaba recebendo
o que você sempre quis dos outros.
Shakti Gawain

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

VÍDEO - HUMILDADE E DETERMINAÇÃO

TEXTO DO DIA - PERSEVERANÇA: COMO GERAR ENERGIA PARA SEGUIR EM FRENTE

A vida é complicada. Quando superamos um desafio surge logo outro em seguida. Sempre encontraremos dificuldades e provavelmente iremos falhar inúmeras vezes, mas se formos perseverantes e sinceros em nosso propósito de vida, as dificuldades não representarão um obstáculo. Com perseverança, podemos seguir adiante sabendo que é possível nos tornarmos pessoas melhores, mais flexíveis e disponíveis para nos ajudarmos e aos outros.

Certa vez, Lama Gangchen nos disse espontaneamente: Esforço sem perseverança, cansa. O esforço deve, portanto, ser consciente. Precisamos saber para onde estamos indo.
Segundo o budismo, a perseverança é uma virtude, resultante do desenvolvimento da generosidade, da disciplina e da paciência.

Com a prática da generosidade, perdemos o medo de nos comunicarmos e abrirmo-nos para a vida. Com disciplina, superamos o medo de agir e nossas ações se tornarão claras. Por meio da paciência, conquistamos a segurança necessária para dar continuidade sem olhar para trás.
Não basta termos a intenção de manter uma forte força de vontade para termos perseverança. A capacidade de mantermo-nos determinados mantém-se ativa com o amadurecimento destas três habilidades.

"Nunca nos cansamos de situações quando nossa energia é alegre. Se estivermos completamente abertos, plenamente despertos para a vida, nunca teremos um momento enfadonho, diz Chögyam Trungpa em seu livro Além do Materialismo Espiritual. (Ed. Cultrix)
A perseverança está baseada na alegria de podermos olhar para dentro de nós com espaço, disposição e compaixão, isto é, aceitando o processo de mudança que nos libertará dos padrões negativos do apego, aversão, ignorância, avidez, orgulho, inveja e ciúme.

As etapas para desenvolver a perseverança são:

1. Resgatar a generosidade para conosco mesmos. Cultivar a generosidade em si mesmos é darmo-nos uma nova chance para recuperarmos nossas forças. Como, por exemplo, respondendo à seguinte pergunta: Como posso me amar mesmo não sendo amado? Cultive a idéia que de você é capaz de se levantar por seus próprios esforços.

2. Disciplina para cultivar a aspiração de ser quem você quer ser. Deixe-se inspirar pelo incentivo daqueles que vêm o positivo quando você perdeu a clareza. A aspiração é a base de nossa motivação. Inicialmente, precisamos despertar a vontade de sermos como quem admiramos, para então reconhecer que já possuímos o mesmo potencial que necessita ser desenvolvido. Como o arco e a flecha. A motivação é a direção para a qual dirigimos a flecha; a aspiração é a força que usamos para puxar o arco.

3. Paciência para manter a mente ligada à motivação, sem se ater a resultados imediatos. Não se deixe levar pelas preocupações que você não pode resolver agora. E procure não se expor enquanto não estiver pronto. Reconhecer nossos limites e respeitá-los assegura a nossa energia vital.

Não devemos confundir cansaço físico e mental com nossa auto-imagem. Podemos estar desanimados por falta de energia vital, mas isso não significa que perdemos a perseverança. Nesse caso, é só descansar. Alimentar-se bem e dormir, que a confiança para seguir em frente é recuperada.
Antes de qualquer expectativa de realizações rápidas, temos que refletir que ninguém é perfeito desde o começo.

Ser capaz de voltar para o Zero e recomeçar pode ser muito estimulante. Pois quando estamos com a sensação de que já sabemos tudo, paralisamos nosso aprendizado.
A sensação de estar começando algo novo é refrescante, pois há curiosidade e disposição.

Nunca desista. Às vezes, somos pegos pelo medo do desconhecido e desistimos no momento mais intenso de nossa jornada, justamente porque pressentimos que o que está para ocorrer é real.

Gueshe Kelsang Gyatso ressalta: Não basta ser inteligente. É preciso ter perseverança. Sem esforço, mesmo que tivermos sabedoria, não seremos capazes de concluir nossa prática espiritual. Por exemplo, se um pasto seco pega fogo, com o vento queimará toda a montanha. O fogo é a inteligência e o vento a energia da perseverança. Portanto, é preciso pôr energia na inteligência para que ela se expanda (Caminho Alegre da Boa Fortuna. Ed. Tharpa Brasil).

Meditação

Numa postura de meditação, mantenha a coluna ereta, mas não tensa. O importante é que você se sinta confortável.

Com as mãos soltas sobre o colo, descanse a mão direita sobre a esquerda, com as pontas dos polegares unidas.

Evite manter os braços encostados no corpo. Deixe que o ar circule sob eles. Isso ajuda a não ter sono durante a meditação.

Mantenha os olhos fechados se ajudar a ter mais concentração.

Solte o maxilar e mantenha os lábios levemente unidos.

A língua está relaxada, tocando o céu da boca logo atrás dos dentes superiores. Isso reduz o fluxo de saliva e dessa forma a necessidade de engolir, pois esses são obstáculos da concentração.

Seu queixo fica levemente inclinado para baixo, voltado na direção do coração.

Concentre-se no movimento de subir e descer de seu abdômen. Sinta-se bem sentado, sustentado pela terra, ao mesmo tempo em que a cabeça está conectada com o céu.

Deixe-se relaxar durante alguns instantes.

Agora, lembre-se do propósito desta meditação: resgatar sua capacidade de ter perseverança para realizar seu propósito nesta vida.

Faça uma análise sincera do que está lhe dando forças e o que está consumindo sua energia neste momento. Compare-se com épocas passadas.

Agora, pense nas qualidades de seu mestre ou de pessoas que você admira. Procure recordar-se de uma situação difícil pela qual elas passaram. Lembre-se de como reagiram e de como saíram daquela situação. Como você poderia aplicar o exemplo dessa pessoa em sua situação atual?

Veja-se oferecendo a si mesmo uma nova chance. Perceba que sua disponibilidade para agir é, em si, uma ação transformadora.

Respire profundamente, e, quanto se sentir pronto, escolha uma expiração e abra os olhos.

Texto de Bel Cesar
Site: http://www.vidadeclaraluz.com.br/principal.asp

CITAÇÃO DO DIA - 26/01/11

Dai-me Senhor,
a perseverança das ondas do mar,
que fazem de cada recuo um ponto de partida
para um
novo avanço.
Gabriela Mistral

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CITAÇÃO DO DIA - 25/01/11

Antes de falar, pense:
- é necessário?
- é verdadeiro?
- é gentil?
- irá magoar alguém?
-
será melhor silenciar?
Sai Baba

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CITAÇÃO DO DIA - 24/01/11

é colocar seu
sonho à prova.
Carlos Drummond de Andrade

CITAÇÃO DO DIA - 23/01/11

Não digais:
"Encontrei a verdade".
Dizei de preferência:
"Encontrei uma verdade."
Não digais:
"Encontrei o caminho da alma".
Dizei de preferência:
"Encontrei a alma andando em meu caminho".
Porque a alma anda em todos os caminhos.
A alma não marcha em linha reta
nem cresce como um junco.
A alma
desabrocha,
qual um lótus de inúmeras pétalas...
Gibran Khalil Gibran

sábado, 22 de janeiro de 2011

VÍDEO - PERCEPÇÃO DA REALIDADE

TEXTO DO DIA - INDIVIDUALIZANDO A VISÃO DE MUNDO ADQUIRIDA

Estou vindo a vocês hoje para discutir uma questão absolutamente crucial envolvendo a diferença entre:
- ter sentimentos e/ou estar sensibilizado
- ter sensibilidade e/ou deixar-se sensibilizar pelos outros e pelas situações.
- compreender e/ou tornar-se cúmplice


Muitas vezes, em nossa vida de relação, nos vemos na situação de precisar compreender o OUTRO.
Contudo, podemos não nos aperceber que estamos, de fato, tentando submeter o OUTRO à nossa ótica filtrando-o (com ou sem razão) através dos nossos costumeiros pontos de vista. Fazendo isso não nos apercebemos (ou reprimimos) a consciência de que estamos nos baseando na persistente suposição (inconsciente / infantil) de que todos sejamos iguais e, portanto, funcionamos da mesma maneira.

Qual a diferença entre sentir e estar sensibilizado? O que faz com que cada um de nós possa oscilar entre condenar e absolver, entre encontrar uma explicação plausível e endereçar ao OUTRO uma reprimenda ou uma condenação? Por que a maioria dos pensamentos se traduz por um pensar por categorias de valor?
Se comungarmos um PRECONCEITO, nós todos, adeptos do mesmo grupo, vibraremos em uníssono diante dos mesmos fatos e apresentaremos juízos parecidos ou equivalentes.

Qual a sutil diferença que há entre ter sensibilidade e tornar-se cúmplice?
Quase nunca este estado de desidentificação é atingido e então, ao invés de usar nossa sensibilidade psíquica para atingir uma desidentificação de nós mesmos (para ensaiarmos uma legítima compreensão) procuramos SENTIR o OUTRO e então, em milissegundos, entramos em “cumplicidade” com ele, sem nos apercebermos disto.
Geralmente o resultado é que acabamos por encontrar as desculpas convenientes que nos permitirão evadir de nossa responsabilidade pessoal perante tudo e todos, para que possamos continuar ligados ao OUTRO, sem ameaçar a ele nem à relação, sem dizer um não, sem colocar um limite, sem oposição alguma...

O fato é que esta é uma diferença sutil, pequena e, no entanto, que atua e modifica enormemente os resultados de nossas ações sobre os outros:
O fato é que, quando usamos nossa SENSIBILIDADE, a noção do EU se dissolve, por um momento, ou é deixada de lado, por intermédio da desidentificação e do desapego, de modo a permitir o ato de sensibilidade e a "percepção ampla" da situação que engloba a nossa presença e a dos outros em uma situação real.
Isto se dá com um mínimo de interferência do EU, sem uma influência tão decisiva dos usuais filtros pessoais e sem os desvios (de percepção) criados por nossos desejos, interesses, intencionalidades...
Só nesta condição podemos compreender o OUTRO sob a perspectiva do OUTRO e não pela nossa particular perspectiva. Nesse sentido uma visão de perspectiva e de relatividade dentro do espaço/tempo nos dá condição de exercitar a nossa perspectiva, a do OUTRO e até de algumas outras, dentro do exercício das probabilidades.

Só deste modo, pode ALGUÉM ser capaz de compreender e perdoar a si mesmo ou aos OUTROS. Mesmo quando há conflito ou quando a divergência de opiniões mostrar-se insuperável, ainda assim, a situação resolve-se melhor se somos capazes de REAL DESPRENDIMENTO.
Este leveza no trato com as coisas da vida só é atingida quando fazemos uma limpeza em nossos valores e preconceitos. Ao faze-lo deixamos de comungar inconscientemente com a família e a sociedade e nascemos para a consciência da responsabilidade e sentido de nossa presença no mundo.
Sair da ilusão dói, mas não há outro caminho.
“Limpar a percepção" de todos os valores aprendidos ou herdados é uma tarefa e tanto para a MENTE CONSCIENTE (acostumada a tudo VER e a tudo JULGAR por padrões adquiridos do mundo e/ou enraizados em sua PARTICULAR experiência dele).
Sem esta limpeza não há maturidade nem sabedoria possíveis. Sem esta revisão não há autêntica transformação.

Texto de Luis Vasconcellos
site: http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=01226

CITAÇÃO DO DIA - 22/01/11

Você pode reclamar porque as rosas têm espinhos,
ou você pode se alegrar porque os espinhos têm rosas.
Perspectiva é tudo!
Bob Proctor

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

VÍDEO - QUEM SOU EU (BRAHMA KUMARIS)

TEXTO DO DIA - ACEITAR E IR ALÉM...

Quanto mais resistimos às coisas mais elas resistem nas nossas vidas... e reclamar só gasta a energia que poderíamos usar para liberar o que nos prende em ciclos de repetições que parecem não ter fim...

Muitas vezes, por não aceitar a perfeição do Universo... que sempre nos coloca no lugar certo onde vamos ter o aprendizado que precisamos, nos revoltamos e achamos que somos vítimas indefesas das situações...
Resistimos aos acontecimentos... à nossa situação que parece problemática, seja em que área for, e nesses pontos onde temos dificuldade, acreditamos que não podemos fazer nada para transformar... e reclamamos... Queixamos aqui e ali, e nos colocamos como "coitadinhos", resistindo a tudo que não preenche o que idealizamos...

Não aceitamos as coisas porque temos expectativas sobre como elas deveriam ser... expectativas que nos impedem de fluir com o que realmente é o adequado ao nosso crescimento...
Julgamos as pessoas e situações por um padrão que acreditamos ser o mais adequado e tudo que foge disso acreditamos que não está certo...
Quase nunca nos lembramos que somos colocados nas situações para aprendermos com elas... e que os problemas trazem oportunidades de liberação de coisas que nos prendem e limitam.

Aceitação é uma palavra mágica que possibilita a liberação... e enquanto não aceitamos a nossa situação no presente, não podemos mudar nada...
Aceitar não é conformar, mas perceber que a nossa realidade é com tem que ser... e a partir daí a mudança é possível.

Deepak Chopra nos aconselha a praticar a Aceitação, dizendo: "hoje aceitarei pessoas, situações, circunstâncias, todos os fatos como eles se manifestarem". Saber que o momento é como deve ser. Dizer a si mesmo: "minha aceitação será total e completa; verei as coisas como elas são e não como eu gostaria que fossem".

Já vivi situações onde pude perceber claramente que... quando aceitei a situação sem nenhuma resistência... ela mudou como por mágica, às vezes tão rapidamente que parecia um milagre... por um momento de profunda aceitação da realidade.. ela pode se transformar e nos surpreender...

Muitas vezes nem percebemos que estamos resistindo às coisas... porque é tão natural reclamar do que não está bom, que nem notamos que com isso estamos indo contra o fluxo do Universo...

Quando você resiste seria como se tentasse segurar com um esforço enorme o movimento natural da vida... e, nem nos damos conta que... o que nos parece ser ruim ou negativo, pode ser justamente o que estamos precisando para a nossa evolução.

Seja em que área for que se manifeste o problema... aí tem também um potencial enorme de aprendizado... e, muitas vezes, é justamente nesse ponto, que está nossa maior força.

Aceitar o que foge ao nosso controle e às nossas expectativas abre as portas para encararmos o novo... para encontrarmos as oportunidades que se encontram escondidas nas aparentes limitações...
Aceitar é uma forma de ir além do que é conhecido e de confiar que o presente sempre é perfeito... mesmo que em princípio não pareça.

Texto de Rubia A Dantés
Retirado do site:
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=10522

CITAÇÃO DO DIA - 21/01/11

A vida é uma ponte sobre o mar de mudanças.
Não construa uma casa sobre ela.
Sri Sathya Sai Baba

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CITAÇÃO DO DIA - 20/01/11

Onde quer que você esteja, este é o
ponto de partida.
Kabir Kabir

CITAÇÃO DO DIA - 19/01/11

De vez em quando
é preciso subir num galho perigoso,
porque é lá que estão as frutas.
Will Rogers

CITAÇÃO DO DIA - 18/01/11

Não julgue os outros!
Porque você não sabe,
nunca soube e nunca saberá
todos os detalhes sobre eles.
Alicia Perando

CITAÇÃO DO DIA - 17/01/11

A primeira grande virtude do ar é a flexibilidade;
por isso ele nunca colide com nada.
Não importa qual seja o obstáculo,
o ar passa ao redor.
Isso nos ensina a evitar confrontos inúteis com as pessoas.
Aprenda essa lição.
Quando
você se deparar com uma opinião diferente da sua,
acomode-a em sua mente e evite o conflito.
É sempre melhor passar por cima dos obstáculos
ao invés de bater a cabeça contra eles.
E mais: essa atitude de flexibilidade economiza
tempo, energia e paz na mente.
Brahma Kumaris

CITAÇÃO DO DIA - 16/01/11

Sentir-se merecedor é essencial
para sentir-se capaz de atrair para si mesmo
o que você deseja.
É
simplesmente uma questão de bom senso.
Se você não sente que merece alguma coisa,
por que a energia divina que
está contida em todas as coisas
a colocaria no seu caminho?
Wayne W. Dyer

CITAÇÃO DO DIA - 15/01/11

Se você colocar a mão no fogo,
alguém tem de lhe dizer para tirá-la?
Você tem que decidir?
Não:
Quando sua mão começa a queimar,
ela se move.
Você
não tem que ordenar, a mão se move.
Da mesma forma, uma vez que você
compreender, através da investigação,
que um pensamento falso provoca sofrimento,
você se afasta dele.
Katie Byron

CITAÇÃO DO DIA - 14/01/11

As pessoas dizem frequentemente
que a motivação não dura.
Bem, nem o banho, e é por isso que ele
é recomendado diariamente.
Zig Ziglair

CITAÇÃO DO DIA - 13/01/11

Não podemos curar as tristezas do mundo,
mas
podemos escolher viver em alegria.
Joseph Campbell

CITAÇÃO DO DIA - 12/01/11

É o que nós pensamos que sabemos
que nos impede de aprender.
Claude Bernard

CITAÇÃO DO DIA - 11/01/11

O bem que praticares em algum lugar,
será teu advogado em toda parte...
Chico Xavier

CITAÇÃO DO DIA - 10/01/11

Bons pensamentos e ações
nunca podem produzir maus resultados,
maus pensamentos e ações nunca podem
produzir
bons resultados.
Isso é como dizer que nada pode vir
do milho além do milho,
de urtigas somente urtigas.
James Allen

CITAÇÃO DO DIA - 09/01/11

Toda vez que você se encontrar
do lado da maioria, é hora de parar
e
refletir.
Mark Twain

CITAÇÃO DO DIA - 08/01/11

Torna-te quem tu és.
Friedrich Nietzsche

CITAÇÃO DO DIA - 07/01/11

Respire.
Deixe ir.
E
lembre-se que neste exato momento
é a única coisa que você
sabe que possui com certeza.
Oprah Winfrey

CITAÇÃO DO DIA - 05/01/11

Mude.
Isto
tem o poder de enobrecer, curar,
estimular, surpreender, abrir novas portas,
trazer experiência nova e
criar excitação na vida.
Certamente vale o risco.
Leo Buscaglia

CITAÇÃO DO DIA - 04/01/11

Desapegue-se.
O apego
tem sempre como

conseqüência o medo.
E, quando estamos apegados,
temos medo de perder a coisa, a pessoa, a idéia.
Portanto, liberte-se!
Eduardo Carmello (do livro Supere! A Arte de Lidar com as Adversidades)

CITAÇÃO DO DIA - 03/01/11

Nãonada de tão belo como
aproximarmo-nos da Divindade
e espalhar os seus raios pela raça humana.
Ludwig Beethoven

CITAÇÃO DO DIA - 02/01/11

Vai em frente.
Sorriso
no rosto e firmeza nas decisões.
Deus resolveu reformar o mundo,
e escolheu o seu coração para iniciar a reforma.
Isso prova que Ele ainda acredita em você.
E se Ele ainda acredita,
quem sou eu pra duvidar... (?)
Padre Fábio de Melo

VÍDEO - TEMPOS MODERNOS - LULU SANTOS

TEXTO DO DIA - VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA A FELICIDADE?

Parece incrível que temos que nos preparar para sermos felizes. É que como não nascemos com manual de instruções, temos necessidade de aprender a nos autoconhecer e perceber o que gostamos, o que queremos para o futuro, enfim, descobrir o nosso caminho. Claro que não é uma tarefa fácil porque demanda paciência e persistência.

No fundo, tudo depende da forma como encaramos a vida e as nossas experiências. Se as encararmos de forma positiva tudo fica mais simples, mesmo as piores dificuldades. A visão imediatista da existência nos torna, em algumas situações, desesperados, achando que tudo está perdido. Tudo por falta de fé numa força superior que nos ampara a qualquer momento, basta acessá-la. Para mim está claro, há muito tempo, que todas as experiências da vida nos ensinam algo, e esse é o seu lado positivo. Até as piores situações ou coisas que não concordamos têm uma mensagem para mostrar. Nesses casos, é como se uma voz ecoasse na nossa essência dizendo: isto não pode ser copiado, é errado.

Às vezes, quando queremos seguir os padrões de felicidade sociais passamos por dilemas, porque o nosso Eu não deseja aquilo. Padrões como ser o melhor, ter obrigação de ser um sucesso ou mesmo de ter uma profissão tradicional, muitas vezes se chocam às nossas idéias alternativas de vida, com o que gostamos ou com o que sonhamos para o nosso futuro.
Imagine uma pessoa dizer para os pais que gosta de ler Tarot, ou que quer ser astrólogo e deseja trabalhar profissionalmente em tempo integral com isso. Na maioria dos casos, sofrerá sérias críticas e até poderá ser obrigado a largar o seu sonho e viver profundamente frustrada com isso. Em alguns casos, a família já desenha o futuro do indivíduo, escolhendo sua profissão e até mesmo sua religião. Todos criam expectativas, achando que o melhor caminho é aquele escolhido. Mas, esquecem-se de perguntar se é isso que a pessoa quer. Daí, vemos, muitas vezes, seres extremamente frustrados, convivendo com algo que se sentiram obrigados a escolher.

Alguns pensam que ter dinheiro significa felicidade garantida. Essa equação dinheiro igual à felicidade nem sempre é verdadeira. Percebo que o dinheiro não pode ou não deve substituir o amor, a fé e todos os atributos do Eu Superior. Não que ache que bens materiais não sejam bons. Apenas, entendo que eles não suprem tudo.
Nesse contexto, posso dizer por experiência própria que não basta ter, é necessário estar bem para usufruir. Falo isso porque em alguns momentos da minha vida eu, apesar de não ser rico, tinha coisas que muitos gostariam de ter. Mas eu não estava feliz, porque faltava algo. Era um vazio que havia dentro de mim e eu não sabia nem explicar o que era. Eu apenas desejava ser como outras pessoas que eu julgava felizes.

Para que vocês tenham uma idéia, em 1991, ano em que entrei na Faculdade de Direito, eu iria viajar para o Canadá. A passagem já estava paga e tudo, mas não consegui viajar porque não estava bem. Fiquei com medo e simplesmente não fui. Nessa época, o que mais eu desejava eu não tinha que era a paz interior. Será que existe algum dinheiro nesse mundo que compre a paz de espírito? Acho que não! E a verdadeira amizade e o amor sincero? A resposta é idêntica. Por isso é necessário construirmos uma base estrutural sólida, que para mim tem uma relação íntima com a espiritualidade. Caso contrário, qualquer abalo na vida poderá trazer conseqüências imprevisíveis para o nosso ser. Na verdade, essa base de que falei, pode ser criada dia a dia com a prática da oração e meditação ocasionando uma modificação da nossa consciência a fim de nos aproximar da nossa essência.

Quando nos trabalhamos de forma gradual, percebemos que o modo de encarar a vida muda e, conseqüentemente, constatamos que a felicidade é possível e que podemos ter muito prazer em viver. Mas para isso é também necessário um burilamento e a modificação de nossos hábitos negativos perante o mundo objetivo. Devemos nos afastar de brigas, desentendimentos, deixar de ver programas de televisão violentos, dentre outras atitudes. Ou seja, é primordial a ação. Essa ação também deve ser no sentido de ir atrás dos seus objetivos, ou seja, se expor ao mundo ou como dizem alguns, “dar a cara para bater”. Para isso, como ensinam os Mestres da Fraternidade Branca, é importante levarmos a vida com suavidade, o que nos ajuda a superar mais facilmente os contratempos.


Quero finalizar oferecendo a vocês uma frase que ouvi há muito tempo: a gente leva da vida a vida que a gente leva.
Pensem nisso.

Amor a Todos!

Texto de Mauro Gompertz
Site: http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=07167

CITAÇÃO DO DIA - 01/01/11

Que melhor resolução poderíamos tomar
na chegada do Ano Novo, do que a de
ouvir nossos próprios desejos,
que são meros mensageiros de nossas almas
e ter a coragem de
obedecê-los?
Dr. Bach

VÍDEO - FELIZ ANO NOVO!

CITAÇÃO DO DIA - 31/12/10

Olha de novo:
não existem
brancos,
não existem amarelos,
não existem negros -
somos todos
ARCO-ÍRIS!
Ulisses Tavares

CITAÇÃO DO DIA - 30/12/10

Entusiasmo
é quando o coração da gente
fica todo florido de

VÍDEO - AVALANCHE DE INVENCIBILIDADE - ABRAHAM-HICKS

TEXTO DO DIA - PERSISTIR NA PERSISTÊNCIA

As pessoas ainda têm, em sua maioria, uma idéia falsa, ou pelo menos estereotipada, a respeito do verdadeiro significado do heroísmo. Herói não é somente aquele sujeito que salva uma vida, ou que se destaca em uma batalha ou que tem um assomo ímpar de coragem, de acordo com os padrões vigentes. Estes podem sê-lo, não há dúvida. Contudo, o indivíduo aparentemente pacato, considerado "comum", aquele que não tem nada de excepcional na aparência ou nas atitudes que o destaque da multidão, mas que seja persistente na busca dos seus sonhos, aplicado em suas tarefas e responsável em sua conduta também o é. E talvez com maiores méritos do que aqueles que emergem, de uma hora para outra, para a fama, ao sabor das oportunidades ou circunstâncias.

O reverendo norte-americano Norman Vincent Peale, de tantas e positivas mensagens em seus inúmeros livros e sermões, observou: "Uma das coisas mais simples sobre a arte de viver é que para chegar aonde desejamos é preciso persistir na persistência". Trago estas palavras como lema em minha vida e repito-as nos piores momentos, naqueles em que massacrado por problemas e acossado pelo desencanto, me vejo tentado a desistir de tudo. Tanto isto é verdade, que as figuras que me são inspiradoras, aquelas que desejo imitar e que se constituem em luzes no meu caminho, foram persistentes na busca dos seus ideais, vencendo deficiências e superando dificuldades.

Em dezembro de 1967, classificado nos cinco primeiros lugares em um concurso de crônicas de Natal promovido pelo "Correio Popular", fui entrevistado pela professora e jornalista Célia Siqueira Farjallat. Na oportunidade, indagado sobre os meus ídolos, não titubeei. Nomeei, de imediato, Abraham Lincoln e Helen Keller. Ambos vencedores por sua coragem, fé e sobretudo persistência. O ex-presidente norte-americano era, quando moço, simples lenhador. Pôs na cabeça, no entanto, que um dia iria presidir os Estados Unidos. Estudou em condições adversas, à luz de velas, tornou-se advogado, destacou-se na profissão, entrou na vida pública, superou todos os obstáculos políticos para galgar degrau-após-degrau até chegar ao topo: à presidência da República. Conquistou, dessa forma, o seu sonho, não esperando pelo acaso. É, portanto, símbolo por excelência de persistência.

E o que dizer de Helen Keller? Cega, surda e muda, tinha tudo para ser posta à margem da vida e até para ser classificada como uma pessoa retardada. Mas nunca se conformou em assumir esse humilhante papel. É certo que contou com a generosidade de Anne Sulivan para se desenvolver. Primeiro, aprendeu a ler, através da linguagem Braille. Achou pouco. Decidiu aprender a falar. Também entendeu que ainda não era o suficiente. Queria ir mais longe, muito mais, na busca do seu espaço na vida.

Houve, é certo, momentos de desespero, em que pensou em abandonar tudo e se recolher à sua "desgraça". É compreensível. Mas Anne Sulivan não deixou. Keller persistiu. Formou-se, de forma brilhante, na universidade, em 1904. Ainda achava que era pouco. Tornou-se inflamada oradora. Fez palestras e conferências por todos os Estados Unidos, narrando sua experiência. Legou-nos vários livros, primores de otimismo e positividade. Anne Sulivan e Helen Keller, como se vê, persistiram na persistência.

A poetisa norte-americana Ella Wheeler Wilcox acentua: "O homem é o que ele pensa. Não o que diz, lê ou ouve. Mediante persistente pensar podemos desfazer qualquer condição que exista. Podemos libertar-nos de quaisquer cadeias, quer da pobreza, quer do pecado, da doença, da infelicidade ou do medo". E Michael Drury observa: "Podemos não ter os dotes necessários para construir uma ponte, compor um poema, ou descobrir uma nova estrela; mas se quisermos viver nossa vida com profundidade e espírito criador, precisamos trabalhar incessantemente para expressar o nosso próprio conceito do que significa estar vivo". Temos, em suma, que "persistir na persistência".

Um dos textos mais belos a este propósito nos foi legado por um francês igualmente persistente. Escritor, transformou-se em político, chegando ao Senado pelo voto popular e se tornando símbolo de homem público. E não apenas para as pessoas de seu tempo, mas de todas as épocas posteriores. Refiro-me ao poeta, romancista e conferencista Victor Hugo, que escreveu: "Todo o segredo dos grandes corações está nesta palavra: 'perseverar'. A constância diz que espécie de homem há dentro de nós, qual é a nossa personalidade, a dimensão da nossa coragem. Os constantes são os sublimes. Quem é apenas bravo tem só um assomo, quem é apenas valente tem só um temperamento, quem é apenas corajoso tem só uma virtude; o tenaz, porém, tem a grandeza". Tenacidade é sinônimo de persistência. Só ela conduz ao verdadeiro heroísmo. E este consiste em vencermos nossas deficiências. Em conquistarmos os nossos sonhos...


Texto de Pedro J. Bondaczuk
Site: http://www.planetanews.com/news/2006/10413


CITAÇÃO DO DIA - 28/12/10

O sucesso vem
do fato de tomar a iniciativa e seguir em frente...
persistentemente...
com eloqüência, expressando a

profundidade do nosso amor.
Que simples ação
o poderia levar hoje a dar um novo passo
rumo ao sucesso em sua vida?
Anthony Robbins

CITAÇÃO DO DIA - 28/12/10

Aprenda a arte da paciência.
A impaciência gera ansiedade,
medo,desânimo e fracasso.
Paciência cria determinação, confiança e
uma perspectiva racional, que eventualmente
leva ao sucesso.
Brian Adams

CITAÇÃO DO DIA - 27/12/10

Qual é o parasita mais resistente?
Uma bactéria? Um vírus?
Não.
Uma idéia!
Resistente e altamente contagiosa.
Uma vez que uma idéia se apodera da mente,
é quase impossível erradicá-la.
Uma idéia que é totalmente formada
e compreendida,
permanece.
Frase do filme A Origem (Inception)

CITAÇÃO DO DIA - 26/12/10

Fiz a escalada da montanha da vida
removendo pedras e plantando flores.
Cora Coralina

CITAÇÃO DO DIA - 25/12/10

Em algum canto, em algum lugar que você talvez
não tenha reparado até este momento,
está a resposta que você queria,
o milagre que você precisava.
Para que este milagre aconteça
basta prestar atenção.
Paulo Coelho

CITAÇÃO DO DIA - 24/12/10

Neste Natal quero lhe dar alguns presentes:
Uma borracha, para você apagar as más lembranças,
Uma tesoura, para você podar o que lhe impede de crescer.
Lentes corretoras, que te possibilite enxergar
o próximo e a natureza com amor,
Agulhas grandes para você tecer seus sonhos e ilusões,
Um zíper que abra a sua mente quando procurar respostas...
Outro para fechar sua boca quando se fizer necessário,
Um outro para abrir seu coração...
Um relógio para te mostrar que é sempre hora de amar.
Um rebobinador de filmes para você recordar os momentos felizes.
E finalmente, um espelho...
Para você admirar uma das obras mais perfeitas:
Você!
Autor Desconhecido

CITAÇÃO DO DIA - 23/12/10

Cada coisa que você julga
(positiva ou negativamente)
é você.
Penney Peirce

CITAÇÃO DO DIA - 22/12/10

A vida física a partir de uma perspectiva espiritual
é como uma melodia.
notas altas e notas baixas,
mas não é a nota singular que você vai lembrar ...
é a melodia ...
uma combinação de todas as notas
que definem
a vibração de sua alma ao ter a experiência de vida.
Veronica (através de April Crawford)

CITAÇÃO DO DIA - 21/12/10

Sua melhor oportunidade de prosperar está em fazer o que você gosta.
O amor é uma energia.
Tudo
que a gente faz com amor está impregnado dessa
“energia de qualidade”, e esse tipo de energia
é mais passível de se transformar em dinheiro.
...
Em poucas palavras:
seja onde for, você não está plantado
- você é um ser humano,
não uma árvore!
Andrew Mattews

CITAÇÃO DO DIA - 20/12/10

Use sua alegria - e
sorria!
Seth (Jane Roberts)

CITAÇÃO DO DIA - 19/12/10

O que não enfrentamos em nós mesmos
encontraremos como destino.
Carl G. Jung

CITAÇÃO DO DIA - 18/12/10

Quando um espelho não está completamente limpo,
não reflete a imagem correta.
O mesmo acontece com nossos sentimentos.
Quando você cultiva sentimentos obscuros, dúvidas,
críticas, preocupações, eles se transformam em nuvens
que embaçam a visão real.
Limpeza é uma checagem constante,
uma vigilância contra os saqueadores da paz.
Por isso, para experimentar conforto em qualquer situação
é preciso investir no trabalho profundo;
polir o intelecto e revelar a forma perfeita.
E, esse desafio chama-se vida.
Pense nisso.
Brahma Kumaris

CITAÇÃO DO DIA - 17/12/10

Como vou viver hoje para criar o amanhã
com o qual estou comprometido?
Anthony Robbins

VÍDEO - MUDE - PEDRO BIAL

TEXTO DO DIA - O FALSO EU

Todos os seres humanos nascem num estado de unidade. Mas, na medida em que a criança cresce, o ego se fortalece e passa a predominar sobre sua verdadeira natureza, o ser divino que encarnou em um corpo físico.

A partir daí começam a coexistir dentro deste ser dois eus: o falso e o verdadeiro. O falso tem sua utilidade para que ele possa exercer um papel no mundo material. Uma personalidade exterior se faz necessária para que possamos realizar as tarefas inerentes à nossa missão cármica.

A dualidade que é inerente a este mundo, e se manifesta em opostos como o bem e o mal, a luz e a escuridão, o prazer e a dor, está também interiorizada em nós. Cada ser encarnado tem desafios a serem enfrentados em seu caminho evolutivo, porém, o potencial supremo, a realização total está ali, presente o tempo todo.

O problema é que o ego, ou o falso eu, que se manifesta através da mente e de suas diferentes expressões como os pensamentos, as emoções e as sensações, se torna de tal forma predominante, que esquecemos totalmente de nosso eu verdadeiro.

Passamos então a acreditar plenamente que aquela máscara que utilizamos no dia-a-dia, para encarar as batalhas do mundo exterior, constitui nosso verdadeiro eu. O primeiro passo no caminho da autotransformação é ir para dentro, refugiar-se no mundo interior por alguns minutos diariamente, pois este exercício nos tornará cada vez mais conscientes de nosso verdadeiro eu.

Somente esta consciência nos permitirá perceber quando o falso eu está atuando e como ele vem nos dominando ao longo de toda a vida. Quanto mais identificados com a mente permanecermos, mais acreditaremos que somos o falso eu que ela nos impõe através do orgulho, da vaidade, do desejo de poder.

A mente é uma ferramenta muito útil quando colocada a serviço de nosso eu divino. Mas é extremamente danosa quando serve apenas ao falso eu, pois impede-nos de acessar toda a riqueza que existe em nosso interior.

Silenciar a mente e seu turbilhão de pensamentos e desejos é a única forma de nos tornarmos os agentes de nossas vidas, e nos libertarmos da escravidão que a mente nos impõe. E para silenciá-la só há um caminho: aquietar-se e observar.

Ao observar a mente, sem qualquer julgamento, simplesmente percebendo os inúmeros pensamentos que passam por ela a cada segundo, vamos tendo clareza das falsas crenças que habitam nosso interior e podemos, deste modo, descobrir onde se originam nossos medos e angústias e toda a negatividade que nos impede de enxergar a luz e a felicidade que se esconde em nós.

Expresse-se. A existência é a expressão de Deus - é disso que consiste a criatividade. Expresse-se, e não condene coisa alguma. Não há nada de errado com você; tudo o que é, é belo. Algo pode precisar de transformação, mas não está errado. Ele não tem que ser abandonado, ele tem que ser transformado. E a transformação acontece através da disciplina; a disciplina vem através da meditação. Fique mais alerta, observador. Mas não carregue conclusões, conclusões prévias.

... Como você poderá observar se você já tiver concluído?
... Um meditador tem que estar absolutamente sem preconceitos, sem nenhuma conclusão. Ele tem que ser um mero observador científico. Ele simplesmente observa, anota o que quer que aconteça na sua mente. Observa, não deixa nada passar despercebido, isso é tudo. Toda a beleza da observação é que tudo que for sem sentido começa a desaparecer por conta própria e tudo o que tiver sentido começa a crescer.

Suas energias começam a se juntar em torno do significativo e começam a abandonar o não significativo. Então nasce uma certa disciplina, que não é imposta por ninguém a partir do exterior... então o que for legítimo acontecerá silenciosamente, exatamente como sua sombra. Ele não faz barulho e não lhe dá qualquer ego. Quando você se torna mais consciente, todo o ego desaparece. Você se torna mais e mais humilde, mais e mais simples, mais e mais comum. E isso é divino, essa simplicidade é sagrada. Mas a disciplina tem que nascer em você. Eu posso comungar com você a minha compreensão, eu posso compartilhar com você a minha experiência, isso é tudo; em seguida cabe a você decidir o que fazer e o que não fazer.
Osho - Tao, o Portal Dourado.

Texto de Elisabeth Cavalcante
Site: http://somostodosum.ig.com.br/d.asp?i=160


CITAÇÃO DO DIA - 16/12/10

Não se muda o gosto do bolo
mantendo os mesmo ingredientes
e o modo de fazer.
Roberto Shinyashiki do livro “Sem medo de vencer

CITAÇÃO DO DIA - 15/12/10

Para ver o mundo num grão de areia,
e o céu numa flor silvestre,
segure o infinito na palma de sua
mão
e a eternidade em uma hora.
William Blake

CITAÇÃO DO DIA - 14/12/10

Quanto mais alto seu nível de energia,
mais eficiente seu corpo.
Quanto mais eficiente seu corpo,
melhor você se sentirá e mais
você utilizará seu talento para
produzir talentos
extraordinários.
Anthony Robbins

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CITAÇÃO DO DIA - 13/12/10

Para o verdadeiro sucesso,
pergunte a si mesmo 4 questões:
Por que?
Por que não?
Por que não eu?
Por que não agora?
James Allen

CITAÇÃO DO DIA - 12/12/10

Infinitamente mais importante
do que a partilha da riqueza material
é a partilha da

riqueza de nós mesmos -
nosso tempo e energia, nossa paixão e compromisso,
e, acima de tudo,
nosso amor.
William E. Simon

VÍDEO - SEU COMPUTADOR BIOLÓGICO

TEXTO DO DIA - CAMINHO DE CURA

Espero que essa pequena reflexão seja acompanhada com o coração, e não com a tentativa de rotular esse pensamento dentro de alguma tradição, ou filosofia, nem tampouco dentro da linha de pensamento de algum autor. Essa reflexão é uma colcha de retalhos, tal qual acredito que seja nosso caminho. Isso mesmo, uma colcha de retalhos, não uma mistura desenfreada de vários pensamentos e várias linhas e práticas que ninguém sabe para o­nde vai ou no que vai dar, mas uma colcha de retalhos multicoloridos que vamos tecendo, costurando, montando, quando relembramos e assimilamos como sabedoria pessoal cada passo, cada fato vivido no caminho que trilhamos nesta vasta superfície da nossa Grande Mãe Terra.

Quando escrevemos, ou expressamos de alguma forma o nosso interior, isso também serve como um bom puxão de orelha a nós mesmos, lembrando que somos dotados de capacidades e potencialidades incríveis que devemos aprender a usar. Como diz a profecia andina, está chegando a hora de voltarmos a aprender com os rios, com os ventos, com o sol, com a lua, com a Grande Mãe Pachamama, e assim despertarmos nossa mais profunda sabedoria e nosso espírito de reciprocidade. Chegou a hora de um novo tempo.

Estamos em um mundo de energias em movimento o­nde lemos com nosso corpo energético todas as coisas que nos rodeiam, mas a cabeça, que sabota nossos intentos, infelizmente é a que faz a leitura como bem lhe convém na maioria das vezes. Em um mundo "criado" e concebido como "real" somos ensinados a não termos a inocência e a pureza do caminho com o coração. Criam-se as fantasias para satisfazer os egos, que, por fim, também podem sabotar nossos intentos mais sinceros e desperdiçar nossa energia... nossos passos devem se direcionar a uma concepção diferente de mundo, a uma outra realidade que não é essa realidade criada pelo sócio-cultural. O despertar está em uma compreensão que não está na cabeça, mas no coração, é descomplicar o que nos parece complicado.

Uma pessoa que busca despertar e estar sóbrio nesse mundo, conhece suas limitações e não emite julgamentos com a mente, deixa o coração leve fluindo com alegria, compreendendo que há o pesar em certas coisas, mas faz parte do despertar limpar isso dentro de nós. Isso é resultado de trabalho interior, é estar totalmente sóbrio, consciente, lúcido, apesar dos percalços. Trabalho interior não é fazer promessas e atribuir a uma divindade as responsabilidades para que se resolvam nossas vidas. Com as divindades, com as forças do universo, com o Grande Espírito e a Grande Mãe, temos uma relação continua, viva e de reciprocidade. Lhes damos de comer em nossas oferendas porque somos alimentados por essas forças no nosso campo devocional, nas nossas vidas somos nutridos quando em conexão, quando nos sentimos em união com o todo, porque somos parte atuante da abundância e do universo em movimento e isso deveria ser uma relação leve, de devoção, de magia, de transformação... Os andinos chamam isso de "ayni", uma palavra que abrange muito mais que reciprocidade entre nós e as forças naturais, mas também uma troca recíproca entre seres vivos, humanos. A simplicidade e a sabedoria dos andinos nos traz três palavras, sagradas pela sua singeleza e objetividade, que cerceiam nosso mundo: Yachay: sabedoria, Munay: amor, Llankay: trabalho. Isso significa ver com os olhos da alma, comprometendo-se com o essencial em nossas vidas.

Muitos entregam sua consciência a algo, ou alguém, e perdem a capacidade de estarem sóbrios e atuantes através da única coisa que realmente nos pertence. Somos dotados de uma divindade interior e de um livre arbítrio capaz de mudar o mundo, de mudar nossas vidas, que se manifesta através da consciência, e essa consciência da qual falo não é aquela atrelada ao seu significado usual e comum, é muito mais que isso, é a nossa própria essência, sóbria, desperta e astuta, mas conduzida com o coração.

Para conhecermos e resgatarmos nossa essência em sua plenitude, há que se fazer um trabalho interior. Esse trabalho interior não é "dissolver" o ego e ser um Buda ou um Jesus Cristo. Esses avatares são como águias, cujos ensinamentos são valiosos, mas infelizmente distorcidos por muitos.

Somos como pequenos pássaros, atuando no mundo,com a liberdade de experimentarmos os frutos de diversas árvores. O despertar do pequeno pássaro está em saber sobreviver com compreensão, astúcia e alegria no agora e nos mundos internos e externos em constante mutação. Nossa tarefa é a da compreender, e, principalmente, compreender que o mundo e os seres humanos são dotados de maravilhas e de horrores. Muitos são aqueles que agem com a cabeça, mas poucos são os corações que se manifestam...

O despertar, independente de crenças e religião, está dentro e não é de responsabilidade de ninguém, senão de nós mesmos. Não devemos ser como hierofantes que conhecem a cura dos outros mas não conhecem a sua própria cura. Nossa cura pessoal é a cura do mundo. Cada caminho de cura é único, embora em alguns momentos possamos dar as mãos e caminhar lado a lado.

E lembrem-se de que as pessoas são sobreviventes, embora muitos ainda dormem... é muito difícil sobreviver em um mundo que hoje mostra-se tão feio para alguns. A esses que conseguem de algum modo estar vivos e atuantes, devemos tirar o chapéu e não criar barreiras internas ditadas pelos nossos medos e ego. A esses para quem o mundo tem cor de petróleo, oferecemos rosas de intensa cor. Aos que vivem como sanguessugas, que sejam compreendidos e ajudados a cortar esses laços que também lhes fazem de alguma forma sofrer. Aos que vivem com o brilho do sol, da lua e das estrelas em seus olhos da alma, termino com uma frase de um amigo xamã peruano, Mallku, cujas palavras ficaram ecoando em meu coração: "se alguém falar: como é possível viver bem num mundo tão ruim? Nossa resposta tem que ser: Como é possível viver mal num mundo tão belo como esta Pachamama(Mãe Terra) que está presente por todo lado?"

Quem sabe se ao darmos início a essa vibração e sintonia não estaremos, então, iniciando nossa cura pessoal e planetária, mudando padrões interiores até hoje impostos?

Texto de Tainá Menkaiká
Retirado do site:
http://www.terramistica.com.br/index.php?add=Artigos&file=article&sid=106


CITAÇÃO DO DIA - 11/12/10

Não tema sombras, e esqueça o
que lhe foi ensinado sobre
bem e mal
e seja o ser vivo, o ser vital em que
a divindade de vocês mesmos reside.
Seth (Jane Roberts)

CITAÇÃO DO DIA - 10/12/10

O segredo da felicidade está na liberdade
e o segredo da liberdade,
na coragem.
Péricles

CITAÇÃO DO DIA - 09/12/10

A glória da amizade não é a mão estendida,
nem o sorriso carinhoso,
nem mesmo a delícia da companhia.
É a inspiração espiritual que vem
quando você descobre que
alguém acredita e confia em você.
Emerson