TODOS OS DIAS EXISTEM SEGREDOS ESCONDIDOS EM CADA INSTANTE DE NOSSA EXISTÊNCIA.

AQUI SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS DELES...

domingo, 3 de julho de 2011

CITAÇÃO DO DIA - 03/07/11

Todos nós caminhamos na escuridão
e cada um de nós deve aprender a ligar
nossa própria luz.
Earl Nightingale

VÍDEO - DREAMS

TEXTO DO DIA - PARA O SONHO ACONTECER

O que o gênio da lâmpada e a fada madrinha têm em comum? Eles realizam sonhos. Chegam à vida da personagem quando ela está aprisionada em problemas sem saber como alcançar seus objetivos, e, num estalar de dedos ou chacoalhar de varinha, eis que surge o desejado.

Mas, alto lá!, mesmo nos contos de fadas, há uma prerrogativa para tudo acontecer: é preciso pedir. Isso significa saber qual é o seu sonho, visualizá-lo com detalhes, aceitá-lo e se considerar merecedor dele.

Com a primeira etapa definida, está na hora de perguntar o que se pode fazer para concretizar o sonho. Deixe de lado o gênio da lâmpada e a fada madrinha. Agora é por sua conta e risco. É você quem irá traçar essa trajetória, tão genial e emocionante, de transportar o mundo das ideias para o real. Sabe como? Planejando, executando e alternando soluções.

É importante, também, confrontar o planejamento com o real para remodelar o sonho de acordo com a realidade que se apresenta… Os psicanalistas chamam isso de solução de compromisso. É como se fosse um pacto que você faz consigo mesmo e com a realidade para alcançar o que almeja – sem perder a disposição para realizar os ajustes necessários.

Não há magia nem milagre. Se você reconhece o sonho e já percebeu que ele é factível, está na hora de entrar com o plano de ações. Caneta e papel na mão. Escreva o que quer, em detalhes, e marque uma data para começar – hoje mesmo, por que não? –, e o período no qual espera alcançá-lo. Não esqueça: você é o protagonista da história.

Para começar, trace objetivos; pergunte-se se esses sonhos são factíveis, e se dá para torná-los possíveis com ajustes e adaptações.

A seguir vem a fase das escolhas. Saiba que realizações exigem empenho, tempo e dedicação. Por isso, é importante saber se você está investindo no que realmente trará felicidade. Diante de dúvidas, como “caso ou viajo pelo mundo?”, você terá de escolher uma direção.

Chegou a hora de planejar. Realizar um sonho pode ser algo demorado. E as conquistas desse caminho acontecem sem afobação ou rigidez. É preciso prever tempo para acidentes de percurso. Tropeços e erros não são sinais de fracasso. Uma dose de tolerância, sem perder o foco no futuro, ajudará a continuar. É uma questão de reformular os prazos, sem desanimar. Os fatos imprevisíveis nos impulsionam para a frente e nos fazem acumular sabedoria para progredir.

Outro ponto importante: adaptação. Quanto maior o grau de flexibilidade, mais chances de ser bem-sucedido. Essa é uma unanimidade entre os especialistas quando o assunto é concretizar os sonhos. É fundamental abrir possibilidades, pensar em alternativas e modificar seu comportamento de acordo com o que a realidade lhe apresenta.

Caminhar em direção ao sonho é isto: sempre voltar ao planejamento e evoluir com ele, se moldando às situações sem negar a realidade.

Texto de Tatiana Bonumá, publicado na revista Bons Fluídos.

CITAÇÃO DO DIA - 02/07/11

Assim que seu sonho
se torna mais forte do que suas dúvidas e medos,
ele começa a se manifestar.
James Allen

CITAÇÃO DO DIA - 01/07/11

é impossível
você ficar com raiva e rir ao mesmo tempo.
Raiva e riso
são mutuamente exclusivos e você tem o poder
de escolher entre eles.
Wayne Dyer

CITAÇÃO DO DIA - 30/06/11

Nunca guarde o melhor para mais tarde.
Você não sabe o que o amanhã possui.
Paulo Coelho

VÍDEO - SUPERANDO SITUAÇÕES DIFÍCEIS (JACK CANFIELD)

TEXTO DO DIA - SER FORTE

Ser forte, não é colecionar vitórias, mas não se sentir fracassado, ante o que pareça derrota.

A força verdadeira não se dimensiona pelo impacto demolidor dos punhos, mas pela ternura construtora das mãos que acariciam e dos dedos que confortam.

Ser forte, não é ter a arrogância de não chorar, mas ter a coragem de parar o próprio pranto a fim de consolar as lágrimas de quem mais está sofrendo.

Ser forte, não é caminhar impávido com a coroa de louros à fronte, mas é cair coroado de espinhos e fazer tudo para levantar-se e para ajudar a que o irmão se levante.

Ser forte, não é não perceber a escuridão que ficou atrás da última lâmpada que se apagou quando se teve de sair do sonho, mas é a bravura de acender nova chama,de ligar de novo a luz, de abrir a janela da alma para sentir outra vez a claridade da manhã.

Ser forte, não é ser insensível, mas sentir, compreender aquilo que não tem palavras para completamente traduzir e interpretar.

Muitas vezes se exige mais força para proteger a pétala do que para derrubar a árvore imensa.

Bendita seja a força do ombro amigo que ampara a cabeça cansada, dos braços que se enlaçam para enfrentar a fúria dos acontecimentos e o uivar do furacão, do coração que reanima no momento difícil, do pensamento que não se entrega, da alma que não para de lutar.

Ser forte é oferecer a própria fraqueza para somar-se a fraqueza de quem se feriu e, juntas,as duas debilidades se farão uma verdadeira e brava força que nada e ninguém conseguirá dobrar.

Ser forte, é mesmo quando com medo, procurar transmitir coragem; é,mesmo na dúvida, transmitir a verdadeira fé; é fechar a porta ao pesadelo e abrir o ser por inteiro ao sonho maior que se chama esperança.

Ser forte, é às vezes, sair catando os pedaços do corpo pisado e da alma marcada, e juntá-los todos, com bravura e carinho, para ficar de novo de pé, com o rosto molhado pela chuva que cai e beijado pelo vento suave que passa.

Ser forte
é ser gente
e ser gente
é ser forte…

Texto de RHÁMAR I’HÚMISTAN

CITAÇÃO DO DIA - 29/06/11

Você nunca saberá quão forte você é...
até que ser forte é a única opção que você tem.
Autor Desconhecido

CITAÇÃO DO DIA - 28/06/11

Quando nada acontece
há um milagre que não estamos vendo.
Guimarães Rosa

sexta-feira, 1 de julho de 2011

CITAÇÃO DO DIA - 27/06/11

Dois pensamentos
não podem coexistir de uma vez:
se a clara luz da consciência estiver presente,
não há espaço para o crepúsculo mental.
Nyanaponika There

VÍDEO - SINGING IN THE RAIN

TEXTO DO DIA - A FELICIDADE ESTÁ NAS PEQUENAS COISAS

Na vida é mais ou menos a mesma coisa, os detalhes são deixados de lado, tanto para o bem quanto para o mal. Raras vezes percebemos a felicidade que é um banho gostoso depois de suar, uma cama macia quando o corpo está cansado ou a famí¬lia reunida só para comer pizza.

Se sentimos prazer nas pequenas coisas não curtimos o tempo suficiente nem a sua extensão. Sabemos que ficamos felizes, mas não percebemos o porque nem os detalhes desta emoção.

Talvez porque nós gostamos de sentir emoções grandiosas, com coisas que impactam os olhos e a imaginação. Um passeio não pode ser só gostoso, tem que ser ótimo; um carro para nos dar prazer tem que ser de luxo e uma pessoa, para ser especial, tem que ser perfeita.

No amor é a mesma coisa, os detalhes só aparecem quando o amor azeda. Aí tudo merece atenção e censura. As pequenas coisas ruins ficam tão salientes que saltam aos olhos.

Só que a felicidade não é feita de coisas grandes, mas das miudezas dos momentos e sensações que no conjunto nos fazem sentir o que acreditamos ser a felicidade, e é tão poderosa que pode marcar toda uma vida. É um sentimento que nasce a partir de coisas que acontecem no dia-a-dia e nada tem a ver com ter dinheiro ou bem material.

A felicidade é tão simples que somos capazes de passar por ela e nem perceber. Tanto que não é difícil ouvir alguém comentar eu era feliz e nem sabia. Mas para encontrar a verdadeira felicidade é preciso ver o mundo de forma positiva.

Algumas experiências revelam que as pessoas que se sentem felizes demonstram abertura para perceber a vida em todos os seus aspectos, disposição para ajudar os outros, grande compaixão e alto grau de altruísmo.

Para ser feliz, a condição é mudar a expectativa que se tem das coisas. Pessoas que querem muito ou esperam muito dos outros e das coisas têm poucas chances de sentirem com frequência a sensação de felicidade. Pensar positivo ajuda e acaba se refletindo em absolutamente tudo na vida.

Para ser feliz não é preciso aceitar o medíocre. Mas é necessário perceber que são as pequenas coisas que proporcionam a felicidade, entre elas, a liberdade, a amizade, o amor e a capacidade de fazer alguém muito feliz.

Um pensamento lindo de Carlos Drummond de Andrade serve para embalar a busca pela verdadeira felicidade: "A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.

Texto de Lícia Egger

CITAÇÃO DO DIA - 26/06/11

Gotas de chuva
gostam de se aliar em tempestades.
Goethe

CITAÇÃO DO DIA - 25/06/11

Adote o hábito de dizer algo amável
ao pronunciar as primeiras palavras pela manhã.
Isso estabelecerá sua disposição mental
e emocional para todo o dia.
Norman Vincent Peale

VÍDEO - NAPOLEON HILL - FORÇA CÓSMICA DO HÁBITO

TEXTO DO DIA - PSICOLOGIA EM MOVIMENTO: HÁBITOS DE VIDA E A AUTO-ESTIMA

Essa matéria pretende indicar aos leitores uma forma de aumentar a auto-estima através de hábitos de vida saudáveis.

Ter hábitos de vida saudáveis significa estar em sintonia consigo mesmo, adequando, da melhor forma possível, os desejos e necessidades do corpo às limitações da realidade e aos ciclos da natureza, e evitando os abusos. Autoconhecimento, disciplina e força de vontade são estritamente necessários para conseguir essa dádiva.

O primeiro passo é conscientizar-se da importância de cuidar bem da própria saúde.

A partir daí, é necessário identificar onde ela está sendo prejudicada e o que se pode fazer. Não pretendo impor regras gerais e únicas para definir hábitos saudáveis. Acredito que a sensibilidade de cada um neste momento é muito importante para definir e decidir quais hábitos serão saudáveis para sua vida. Sugiro alguns hábitos que considero bons. Não é a rigidez que traz a saúde e, sim, o equilíbrio.

Sono: o bom sono é fundamental para a saúde. Deve-se dormir no mínimo seis horas para manter o equilíbrio energético do corpo.

Dieta: “nós somos o que comemos”. O alimento que comemos incorpora-se ao nosso ser. Tudo o que ingerimos acumula-se no nosso organismo fazendo parte do processo de formação das células. Se ingerirmos algo que gera toxinas seremos, então, também tóxicos.

Atividade física: a falta de e o excesso são prejudiciais para a saúde. O ideal é manter uma rotina de uma a duas horas diárias. Após os exercícios de força ou aeróbicos deve-se fazer alongamentos. Natação, caminhada, ioga, tai-chi, aikido, artes marciais são consideradas práticas saudáveis. Deve-se concentrar, durante os exercícios, toda a atenção no próprio corpo e nos movimentos, a auto-observação.

Respiração: é fundamental. Respirar um ar saudável e respirar com toda a capacidade do pulmão. É muito importante buscar informações com um profissional de como respirar corretamente.

Humor: o bom humor é essencial para que se tenha saúde. A energia do corpo circula melhor quando a pessoa sorri e é otimista, além de prolongar a vida. Um boa ajuda para melhorar o humor é o movimento.

Contato com a natureza: o sol, uma planta em casa, uma praça, qualquer animal, dedique trinta minutos diários junto da natureza.

Dependência química: é um dos piores hábitos de vida, é uma doença. Os danos causados podem ser irrecuperáveis. Mas falaremos sobre esse assunto numa próxima matéria. Aguardem.

Viver em harmonia com a natureza, com as pessoas e, acima de tudo, amar a vida e a si mesmo é essencial para a saúde. Tente e se não conseguir, peça ajuda, mas dê o primeiro passo.

Texto de Leonardo Carrijo Ferreira

CITAÇÃO DO DIA - 24/06/11

Plante um pensamento, colha uma ação;
plante uma ação, colha um hábito;
plante um hábito, colha um caráter;
plante um caráter, colha um destino.
Stephen Covey

VÍDEO - LEI DA ATRAÇÃO - UNIVERSO A SEU FAVOR

TEXTO DO DIA - MAPAS MENTAIS, "PENSAMENTOS VÍRUS" E SAÚDE

Há 18 anos atrás, em janeiro de 1978, minha mãe, Patrícia Dilts, teve seu primeiro diagnóstico de câncer de seio. Ela foi tratada cirurgicamente com uma mastectomia radical, na qual seu seio, alguns nódulos linfáticos e outros tecidos foram removidos. Embora a operação a desfigurasse, seus médicos lhe disseram que esta era a melhor maneira de tratar a doença e que eles estavam certos de assim eliminarem o câncer.

Quatro anos mais tarde, ela teve uma recorrência de tumores no outro seio e ovários. uma pesquisa em seus ossos mostrou um amplo grau de metástase praticamente em cada um dos ossos de seu corpo. Os médicos disseram que estavam errados sobre terem eliminado o câncer e, devido ao estado avançado da doença, provavelmente não havia muito mais que eles pudessem fazer por ela. Ela não deveria sobreviver por muito tempo.

Pela sua própria coragem, abertura à auto-exploração e amor à vida e à sua família, minha mãe encarregou-se de sua própria saúde e teve uma recuperação excepcional. Durante mais de doze anos ela continuou a manter sua saúde, permanecendo livre dos sintomas a maioria do tempo e apresentando uma extraordinária habilidade para sair de qualquer desafio físico. A história de seu processo de recuperação é constantemente contada por mim nos meus seminários, conferências e em meus livros – “Crenças: Caminhos para a Saúde e Bem Estar” e “Mudando os Sistema de Crenças com PNL”. Seu compromisso com a vida e com sua família tem sido uma inspiração para várias pessoas no mundo inteiro, as quais procuram encontrar suas próprias trilhas para a integração e congruência.

Em 3 de dezembro de 1995, minha mãe morreu após muitos anos de bem estar. Ela vinha apresentando dificuldades com sua saúde há alguns meses e consentiu em fazer algumas sessões de quimioterapia e radioterapia recomendadas por seus médicos. Infelizmente, estes tratamentos de quase nada adiantaram e foram muito fortes para seu corpo. Eles acabaram por contribuir para a desintegração de sua condição física e terminaram por levá-la à morte. De uma certa forma era como se ela tivesse tomado uma decisão radical, tornando-se insensível a sugestões e intervenções que tinham sido efetivas no passado. Embora eu esteja naturalmente triste e confuso sobre porque sua morte deu-se desta vez, eu devo aceitar sua própria explicação de que ela tinha terminado o que precisava fazer e estava pronta para se reunir a meu pai (que tinha falecido há 10 anos).

Durante todo seu desafio à doença, minha mãe manteve a coragem e a dignidade até o fim e morreu cercada por sua família e à luz de um profundo amor. E embora em seus últimos dias houvessem ocasiões muito dolorosas, houveram momentos de grande beleza, felicidade e inspiração.

Embora eu não tivesse inicialmente a intenção de escrever este artigo com este propósito, eu considero este artigo um tributo à minha mãe e a muitos dos profundos ensinamentos que dela recebi através dos anos.

Milton H. Erickson
Milton Erickson, por Robert Dilts

Uma das mais fundamentais pressuposições da PNL é que “o mapa não é o território”. Como seres humanos conhecemos inicialmente a realidade através dos nossos sentidos, os quais são limitados. Por exemplo, cachorros ouvem coisas que nós não conseguimos ouvir. Abelhas vêem luz infravermelha que nós não temos capacidade de enxergar. Nossos sentidos são limitados, e ainda assim é só o que temos para lidar com este mundo. Nós respondemos aos mapas mentais baseados em nossas percepções sensoriais da realidade, em vez da realidade propriamente dita. São nossos mapas “neuro-lingüísticos” da realidade que determinam como nos comportamos e isto dá significado àqueles compor-tamentos, e não a realidade propriamente dita. Quando as pessoas pensavam que a terra era chata, elas nem sequer consideravam dar a volta em torno dela. Portanto é seguidamente nosso mapa do mundo, mais do que o mundo propriamente dito, que nos limita ou inversamente nos fortalece.

Os mapas das pessoas são diferentes dependendo de suas origens, do seu meio social, de sua cultura , de seu treinamento profissional e de sua história pessoal. Uma grande parte da PNL é sobre como lidar com o fato das pessoas terem diferentes mapas do mundo. As pessoas têm crenças diferentes sobre a capacidade do corpo para a cura e sobre o que “deve ser feito” e o que “pode ser feito” em relação a sua própria cura.

Uma das coisas que aprendi através do trabalho na área da saúde é que as pessoas têm mapas sobre o que é possível em relação à cura física e o que é a cura, e elas vivem de acordo com estes mapas. As vezes estes mapas podem ser muito limitantes.

Por exemplo, as vezes, as pessoas falam sobre sintomas físicos como os do câncer e da AIDS como se elas fossem “possuídas” por estes sintomas. Até mesmo médicos falam sobre estes sintomas como se eles tivessem qualidades como inteligência e vontade própria. As pessoas dizem que o câncer “invade” o corpo e falam sobre como o vírus da AIDS “engana” o sistema imunológico e “usa” o corpo das pessoas. Eu tenho ouvido oncologistas falarem como o câncer de seio de diferentes pessoas “têm sua própria personalidade”. Alguns são mais “agressivos”, alguns são mais “vagarosos”. Fala-se assim como se estas características fossem inerentes ao sintoma.

Com relação à longa remissão da metástase do câncer de seio de minha mãe, por exemplo, um dos seus oncologistas comentou: “..mas seu câncer comportou-se de uma maneira muito amistosa.”. Em vez de pensar que a personalidade ou a habilidade de cura da pessoa afeta o sintoma, é percebido como se o corpo da pessoa fosse completamente passivo e torne-se possuído pelos sintomas com diferentes personalidades.

Após ouvir seu oncologista explicar que a razão pela qual a quimioterapia não tinha curado o câncer era porque o câncer descobrira uma maneira de escapar dos remédios, minha mãe gracejou: “Eles falam destas células como se uma célula individual tivesse mais inteligência do que um rato de laboratório.

Estes tipos de mapas e crenças determinam como abordamos o processo de cura destes sintomas. Se algo é percebido como um invasor externo com inteligência e intenção negativa, por exemplo, nós sentimos que ele deve ser fisicamente atacado e destruído.

Quando minha mãe descobriu que estava com metástase e começou a explorar o que ela poderia fazer mentalmente para auxiliá-la a promover sua auto-cura, seu cirurgião disse-lhe que “toda essa coisa de cura corpo e mente era puro papo furado” que ia deixá-la “louca”.

Este tipo de crença, especialmente se for apresentado como “o mapa certo do mundo” pode se tornar o que eu chamo de “pensamento vírus”. Um “pensamento vírus” é essencialmente uma crença limitante que interfere com o esforço próprio ou de outros na cura ou na melhora.

Nesta época, por exemplo, minha mãe estava trabalhando como enfermeira de um clínico geral. Ao invés de dizer-lhe que ela estava sendo tola, como fizera o seu cirurgião, o médico que era seu empregador, levou-a para um lado e disse-lhe: “Olhe Pat, se você realmente se importa com sua família, você não os deixará despreparados”. Embora esta assertiva fosse menos declaradamente confrontadora do que a do seu cirurgião, era na realidade um pensamento vírus mais potente do que dizer diretamente “isto é um monte de papo furado”.

Porque uma grande parte da mensagem está implícita e não declarada, é mais difícil reconhecer que “Isto é apenas sua opinião”. Você pensa, “Sim, eu me importo com minha família. Não, eu não quero deixá-los despreparados”. Mas o que não está declarado, não está na superfície, é que “deixá-los” significa “morrer”. A pressuposição da declaração é que “você vai morrer”. E a implicação da declaração era que ela deveria “parar com esta tolice e aprontar-se para morrer”, ou ficaria mais difícil para sua família. Se você realmente se importa com sua família, você não continuará tentando melhorar, porque você justamente vai deixá-los despreparados.

O que faz com que isto seja muito mais do que um pensamento vírus em potencial é que implica em que o modo certo e único de ser uma amorável e boa mãe e esposa é aceitar que você vai morrer e preparar a si e a sua família para aquela inevitabilidade. Sugere que tentar recuperar a própria saúde, quando a morte é tão iminente, é essencialmente ser egoísta e não se importar com a sua família. Isto criaria apenas uma falsa esperança, potencialmente sugaria recursos financeiros e levaria à tristeza e ao desapontamento.

Tais “pensamento vírus” podem “infectar”a mente das pessoas e seu sistema nervoso tanto quanto um vírus físico pode infectar o corpo ou um vírus de computador pode infectar um sistema de computação, levando à confusão e mau funcio-namento. Assim como a programação de um computador, ou todo um sistema de computadores pode ser danificado por um vírus de computador, nosso sistema nervoso pode ser capaz de ser infectado e danificado pelo “pensamento vírus”.

Biologicamente, um vírus é na realidade um pequeno pedaço de material genético. Nosso código genético é o “programa físico” do nosso corpo. Um vírus é uma parte incompleta do “programa”. Não é algo realmente vivo. Esta é a razão pela qual você não pode matar um vírus. Você não pode matá-lo ou envenená-lo porque ele não está vivo.(1) Ele entra na célula de seu hospedeiro, o qual, se não estiver imune ao vírus, involuntariamente, oferece-lhe um “lar” e até o ajuda a reproduzir e fabricar mais vírus.

Um vírus de computador é semelhante a um vírus biológico no sentido de que não é um programa completo e inteiro. Não tem “conhecimento” do local ao qual pertence no computador, ou quais os locais de memória seguros ou abertos para ele e não tem noção da “ecologia do computador”. Não tem percepção de sua identidade com respeito ao resto da programação do computador. Seu propósito primeiro é simplesmente continuar a se reproduzir, multiplicando-se.

Porque ele não reconhece ou respeita as fronteiras de outros programas e dados no computador, ele reescreve indiscriminadamente, apagando-os e substituindo-os por si mesmo. Isto causa mau funcionamento do computador que comete sérios erros.

Para mim, um pensamento vírus é similar a estes outros tipos de vírus. Não é uma idéia completa, coerente que se harmonize e organicamente suporte um amplo sistema de idéias e crenças de uma pessoa numa forma saudável. É um pensamento ou crença em particular que pode criar confusão ou conflito. Pensamentos e crenças individuais não têm nenhum poder próprios. Eles só conseguem “vida” quando alguém age sobre eles. Se uma pessoa decide “desempenhar” o papel de uma crença” ou agir de acordo com um pensamento em particular, esta pessoa pode tornar “viva” esta crença, esta crença pode tornar-se auto-realizável.

Como um exemplo do que quero dizer, minha mãe viveu mais de 12 anos além do que os médicos predisseram, principalmente porque ela não acreditou em algumas das crenças deles. O médico para o qual ela trabalhava, disse-lhe que se ela tivesse sorte, ela poderia viver 2 anos, e quando falou comigo, falou em termos de meses e até semanas. Ela parou de trabalhar para ele e viveu muitos anos mais, inteiramente livre de quaisquer sintomas de câncer

Alguns anos depois de minha mãe deixar de trabalhar para ele, este mesmo médico ficou seriamente doente (embora sua doença não estivesse nem remotamente tão adiantada como a da minha mãe). A resposta dele a esta situação foi suicídio. Mais ainda, ou ele convenceu sua esposa a suicidar-se também, ou talvez levou-a consigo sem o consentimento dela (a situação nunca ficou completamente esclarecida). Porque? Porque ele acreditava que sua morte era iminente e inevitável e não queria deixá-la “despreparada”.

O ponto é que um pensamento vírus pode levar à morte tão rapidamente quanto um vírus de AIDS. Ele pode matar seu “hospedeiro” tão facilmente quanto ele pode ferir outros que se tornam “infectados” pelo hospedeiro. Pense em quantas pessoas morreram por causa da “limpeza étnica” e das “guerras santas”. Até pode ser que muito da maneira que um vírus de AIDS mata é através do pensamento vírus que o acompanha.

Eu quero deixar bem claro que não estou sugerindo que o médico de minha mãe era de alguma forma uma má pessoa. Eu acredito que ele fosse um bom médico e um homem íntegro. O problema não era ele. Era a crença, o “vírus”. Na realidade o fato de que ele tenha tirado sua própria vida pode ser visto como um ato definitivo de integridade – caso alguém tenha sua crença. São as crenças que precisam ser julgadas criticamente, não as pessoas.

Um pensamento vírus não pode ser morto, pode ser apenas reconhecido, neutralizado, expulso do resto do sistema. Você não pode matar uma “idéia” ou “crença” porque ela não é viva. E matando a pessoa que age na base de uma idéia ou crença também não mata a idéia ou crença.

Séculos de guerras e perseguições religiosas têm demonstrado isso. (A quimioterapia trabalha de uma forma semelhante à da guerra; mata células infectadas, mas não cura o corpo nem o protege contra o vírus – e infelizmente ela inflinge um número relativamente alto de “baixas civis” nas células saudáveis do corpo).

Crenças limitantes e pensamento vírus devem lidar com o corpo de forma semelhante à maneira como o corpo lida com o vírus físico ou um computador lida com um vírus de computador – reconhecendo-o, tornando-se imune a ele e não lhe dando lugar no seu sistema.

NOTA: 1 – Isto em contraste com “bactérias” que são de fato células vivas. Bactérias podem ser mortas, por exemplo, por antibióticos. Mas antibióticos são inúteis contra vírus. Porque as bactérias são células contidas, elas não” invadem ” ou conquistam nossas células corporais. Algumas são parasitas e podem ser danosas se forem em grande quantidade. Mas muitas bactérias são úteis e de fato o corpo as necessita – para digerir a comida, por exemplo.

ROBERT DILTS é um semeador de idéias e tem contribuído para os conceitos e pressuposições da PNL, incluindo o desenvolvimento básico em áreas de estratégias cognitivas, sistema de crenças e princípios do que veio a ser conhecido como sistematização da PNL. Ele escreveu muitos livros clássicos sobre PNL, incluindo o último Aprendizagem Dinâmica, com Todd Epstein. Muito bom desenhista de retratos também.

Tradução: Evanice L. Pauletti
Revisão: M. Helena Lorentz
Publicado na Anchor Point de MAR/96
Artigo publicado no Golfinho Impresso Nº19 de maio/1996

CITAÇÃO DO DIA - 23/06/11

Você pode mudar sua vida para melhor.
Você possui as ferramentas
dentro de você para fazer isso.
Essas ferramentas são
seus pensamentos e suas crenças.
Louise L. Hay

CITAÇÃO DO DIA - 22/06/11

Para se comunicar de forma eficaz,
devemos perceber que
todos somos diferentes
na forma como percebemos o mundo
e utilizar essa compreensão como orientação
para nossa comunicação com os outros.
Anthony Robbins

CITAÇÃO DO DIA - 21/06/11

Você cria a impaciência por uma única razão:
é porque você pensa que precisa ter paciência
- mas não precisa!
Se você estiver desfrutando de cada momento da sua vida
porque sabe que cada momento da sua vida está ali por uma razão,
então não estará aguardando que algo melhor aconteça.
E quando você não aguarda por algo melhor,
também não precisa ser paciente.
Bashar

CITAÇÃO DO DIA - 20/06/11

Nada é resolvido, ou criado,
pela inércia.
Movimento é o processo do Universo.
Então, mova-se.
Faça alguma coisa.Neale Donald Walsch

CITAÇÃO DO DIA - 19/06/11

Os diamantes são apenas pedaços de carvões
que permaneceram em seus lugares.
Minnie Richard Smith

CITAÇÃO DO DIA - 18/06/11

A pessoa que você se tornará
está sempre olhando a que é agora.
A imagem que terá de si mesmo amanhã
depende completamente das ações que você
vai se ver tomando hoje.
A confiança com a qual viverá
no mês que vem
estará baseada na integridade
das suas ações nesta semana.
Ralph Marston

VÍDEO - NÃO GOSTA, NÃO PARTICIPA! (ABRAHAM-HICKS)

TEXTO DO DIA - PENSAR POSITIVO REALMENTE FUNCIONA!

Desde as mais remotas civilizações, dos mais antigos pesquisadores, o homem sempre procurou conhecer o quinto elemento, o éter. Também recebeu diversos nomes diferentes de acordo com as civilizações do mundo, como Ki, Chi, Prana, Quinta Essência entre tantos outros.
Estamos falando da energia cósmica, a força vital que é o princípio da vida no universo.

O objetivo desse trabalho não é entrar em um detalhamento científico profundo, mas apenas oferecer informações suficientes para que você compreenda que manipulamos essa força o tempo todo, conscientes ou não estamos a todo momento exercendo influência sobre a forma com que essa energia se manifesta e se propaga.

Você já pensou qual é a força que mantém os planetas, os sóis e as estrelas arranjados e distanciados da forma que estão? Você já parou para refletir sobre o que mantém o arranjo geométrico de cada molécula, de qualquer substância química?

A resposta é simples: a energia cósmica.

Observe que não é novidade para ninguém um fato: nesse universo tudo é matéria ou energia. Porém, quando estudamos a fundo uma amostra de matéria, como por exemplo uma cadeira, percebemos, que na estrutura do material que formou o artefato encontramos moléculas, que por sua vez são constituídas de átomos. Esses são formados por elétrons, partículas em constante movimento. Portanto o que temos como matéria na sua concepção básica trata-se de energia arranjada em diferentes formas.

A energia cósmica permeia todos os espaços vazios, sustentando o arranjo de cada estrutura. Sim, tudo é energia!

Até aqui temos uma definição básica bem conhecida. A partir daqui podemos reconhecer nitidamente que nossos pensamentos têm a capacidade de influenciar a matéria.
Muitos fenômenos que ocorrem em nosso dia-a-dia acontecem em decorrência de estímulos provocados sobre a energia cósmica.

Quando provocamos alterações na vibração da matéria, podemos reconhecer os seguintes acontecimentos:

- Ao tocar a corda de um violão, sua oscilação provocará um movimento em determinada freqüência, em conseqüência surgirá o som. Nesse caso, o som é uma variação da vibração da energia cósmica.

- Aumentando ao estímulo da vibração em um material como uma barra de ferro, por exemplo, obteremos o calor.

-Gerando um estímulo de maior freqüência ainda, em um filamento metálico, por exemplo, obteremos a luz.

Essas são apenas algumas formas de demonstrar diferentes manifestações dessa energia que constrói continuamente o universo.

E qual a relação dessa energia com a capacidade de criar nossa realidade?

Ocorre que um estímulo de maior freqüência que a vibração da luz pode ser promovido pelo pensamento focado, concentrado.

Todo pensamento quando bem definido poderá oferecer uma vibração própria, com base na natureza de seus elementos. Na prática: O seu pensamento produz uma vibração que influencia diretamente a energia cósmica. Assim como a corda de um violão produz um som, seus pensamentos produzem uma vibração.

Toda matéria ou energia sentirá a influência de seus pensamentos. A partir disso, todos os pensamentos podem aproximar ou distanciar energias de mesmo padrão, pelo princípio da atração magnética. Segundo alguns pesquisadores, é essa a força magnética que aproximou dois átomos de hidrogênio, para darem início à formação física do mundo ao qual conhecemos.

Portanto, entenda que a energia emitida por seus pensamentos pode alterar o estado natural de tudo, seja matéria ou energia. Depois disso, tanto matéria ou energia continuarão a atrair magneticamente mais elementos de mesma vibração. Tudo no universo está interligado.

Esse é o começo de tudo, a fonte na qual se apóia toda a teoria acerca da força do pensamento positivo. Se ele pode alterar a energia cósmica que sustenta a vida no universo, obviamente poderá influenciar a ordem de qualquer matéria, independente de distância, tempo, direção, porque é a força de vida que está em tudo e age sobre todos.

Conhecendo essa lei natural e usando-a com discernimento e disciplina, podemos curar doenças, aproximar novidades, criar bem aventurança, paz, harmonia, prosperidade e cultivar o amor, a mais sublime das variações da energia cósmica.

Com essa noção, resta-nos aprender a criar pensamentos que despertem emoções intensas na direção de nossas metas. Essa energia gerada formará um padrão vibratório específico, como um campo de força ao seu redor. Pela ação dessa força de atração magnética, esse campo de energia (criado por você) passará a atrair elementos, materiais ou imateriais, físicos ou extra-físicos, de mesma freqüência.

Daí a importância de quando você quiser algo para sua vida, que você feche os olhos e procure imaginar como seria se seu desejo já tivesse sido realizado. Para criar realidades que você deseja, antes você precisará criá-la em sua mente, em seus sentimentos. Quando conseguir sentir a sensação dos objetivos alcançados, mesmo que fisicamente ainda não esteja em suas mãos, você já terá dado início a sua criação consciente. Essa é a chave de tudo!

Texto de Bruno J. Gimenez

CITAÇÃO DO DIA - 17/06/11

Nós podemos sempre escolher perceber
as coisas de modo diferente.
Você pode se focar no que está errado
em sua vida ou você pode se focar
no que está certo.
Marianne Williamson

VÍDEO - A MENTE FÍSICA (BASHAR)

TEXTO DO DIA - LOUCURA OU SABEDORIA?

Existe uma realidade ao redor da qual todos nós gravitamos: somos fortes julgadores em cima das atitudes, hábitos e vícios das pessoas.

A Filosofia Budista recomenda que não se julgue, simplesmente porque as pessoas, ou almas se preferirem, estão em estágios diferenciados de evolução; pior é que esta atitude, julgar, cria karma. Somos essências em estágio evolutivo. Ninguém está pronto neste planeta. Este é o ponto. Aqui é uma escola onde se aprende pela dor. Saber entender a dor, e por que ela aconteceu, é o maior caminho para nossa subida de um degrau...

Assim:
O que é entendível para alguns é absurdo para outros.
O que é correto para mim, é detestável para você.
O que é convenção para alguns, é ridículo e inapropriado para outros.
O que é novo para um, pode ser inaceitável para o outro.
E assim seguimos vivendo. Mas, qual é o ponto correto em tudo isso?
Simplesmente, aquele que nos satisfaz. Na vida não há certo ou errado. Há o que nos preenche e nos satisfaz.

Portanto, não podemos rotular as pessoas conforme nossas verdades, porque simplesmente a verdade de agora será superada pela verdade do futuro. E quem somos nós para julgarmos?

Há uma frase célebre que diz:
Quando encontro a resposta, o Universo muda a pergunta!

Ou seja, estamos em constante evolução e precisamos de lucidez para entender o que acontece à nossa volta, sem nos preocuparmos em controlar a vida dos outros via julgamentos e rotulagens de acordo com nossas verdades.

As novidades evolutivas podem chocar.
Você conhece, eu conheço também, um cem número de pessoas que nunca erra. Sempre os errados nos episódios analisados foram os outros. Uns porque atrapalharam, outros porque foram negligentes, outros omissos, mas eles, sempre os perfeitos... e vítimas das circunstâncias.

O que fazer com eles?
Deixá-los viver a vida conforme querem e entendem que está certo e, assim, colherem o que plantaram: o oco, o vazio e o sem conteúdo. Mas isso é problema deles.

A vida é Causa e Efeito. Isso sim é verdadeiro. Tão verdadeiro como a dor, mas supérfluo como o sofrimento. A dor é inevitável, porém, manter o sofrimento sempre é opção nossa. Aprendemos com a dor. Com o sofrimento estragamos a saúde. Só e tudo isso.

Voltando ao tema, o maior exemplo de loucura foi com Einstein... Na realidade, ele estava sempre à frente dos que o cercavam. Sabia muito e, portanto, era incompreendido pelos que seguem padrões. Pior ainda era na sua época, quando o conhecimento era reservado somente para alguns afortunados.

Para ele, não existe o mal, existe a ausência do bem. Não existe o ruim, falta o bom. Não existe a vaidade, falta humildade. Não existe a raiva, falta o amor.
Por pensar assim era insano, louco mesmo. Eu prefiro achar que era incompreendido...

Portanto, sempre que alguém está sendo julgado como louco, pode estar apenas vendo mais longe do que os padrões convencionais que aplicamos em nossa vida, naquele exato momento.

Atualmente, com a incrível velocidade da informação, você percebeu como estão diminuindo as aldeias? Como as pessoas estão ávidas de conhecimento? E vocês perceberam como aumentaram os loucos?

Que tal sermos um deles? As oportunidades estão ao nosso redor. É só agir... Assim, acabamos conhecendo o caminho que nos leva ao saber de ser sábio. Aquele que só vem com o conhecimento realmente aplicado.

Texto de Saul Brandalise Jr.

CITAÇÃO DO DIA - 16/06/11

A loucura de uma pessoa
é a realidade de outra pessoa.
Tim Burton

VÍDEO - O PODER DAS PALAVRAS

TEXTO DO DIA - RESPOSTAS NO CAMINHO

Trazendo sua consciência tranqüila, nos deveres que a vida lhe deu a cumprir, você pode e deve viver a sua vida tranqüila, sem qualquer necessidade de ser infeliz.

Auxilie os outros sem afligir-se demasiado com os problemas que apresentem, porque eles mesmos desejam solucioná-los por si próprios.
Não se fixe tão fortemente nos aspectos exteriores dos acontecimentos e sim coloque sua visão interna nos fatos em curso, a fim de que a compreensão lhe clareie os raciocínios.

Dedique-se ao seu trabalho com todos os recursos disponíveis,reconhecendo que se houver alguma necessidade de modificação em suas atitudes, a sua própria tarefa lhe fará sentir isso sem palavras.
Se você experimentou algum fracasso na execução dos seus ideais, não culpe disso senão a você mesmo, refletindo na melhor maneira de efetuar o reajuste.

Se você realizar corretamente seu trabalho, os seus clientes ou beneficiários virão de longe procurar o valor de sua experiência e de seu concurso.
Em qualquer indecisão valorize os pareceres dos amigos que lhe falem do assunto, mas conserve a convicção de que a decisão será sempre de você mesmo.

Uma atitude de simpatia para com o próximo é sempre uma porta aberta em seu auxílio agora e no futuro.
Mesmo nas horas mais aflitivas procure agir com serenidade e discernimento, porque de tudo quanto fizemos, colheremos sempre.

A desculpa ante as faltas de que você tenha sido vítima, invariavelmente, é ação em seu próprio favor.
Quando provações e dificuldades lhe pareçam aumentadas, guarde paciência e otimismo, trabalhando e servindo na certeza de que Deus faz sempre o melhor.

Texto do Livro Respostas da Vida -  André Luiz (Francisco Xavier)

CITAÇÃO DO DIA - 15/06/11

Uma metáfora que uso às vezes
é a de que a vida não passa de um jogo
em que todas as respostas existem...
você só precisa encontrar
as perguntas certas para vencer.
Anthony Robbins

CITAÇÃO DO DIA - 14/06/11

A vida deve ser divertida!
Os pássaros acordam todos os dias cantando.
Os bebês riem sem nenhum motivo.
Observe os golfinhos, os cachorros...
quem disse que a vida não tem graça?
O universo é brincalhão.
Se você herdou a idéia de que a vida não foi feita
para ser divertida, compreenda o que isso significa:
é apenas uma crença da qual você pode descrer.
Andrew Matthews (livro "Siga seu coração")

VÍDEO - EDUARDO E MÔNICA

TEXTO DO DIA - MUDE DA CABEÇA PARA O CORAÇÃO

Tente sentir-se sem cabeça. Visualize-se sem cabeça; mova-se sem a cabeça. Parece absurdo, porém é um dos exercícios mais importantes. Tente-o e então você saberá. Caminhe e sinta-se como se não tivesse cabeça. No inicio será somente "como se". Será muito esquisito. Quando lhe vier a sensação de que você não possui cabeça, isso será muito esquisito e estranho. Porém, logo você se fixará no coração.
Existe uma lei... Você já deve ter observado que uma pessoa cega possui ouvidos mais apurados, ouvidos mais musicais. Os cegos são mais musicais; a sua sensibilidade pela música é mais profunda. Por quê? A energia que normalmente flui pêlos olhos agora não consegue fazê-lo, e, portanto, escolhe um caminho diferente. Ela se move pêlos ouvidos. As pessoas cegas têm maior sensibilidade ao tato. Se um cego o tocar, você sentirá a diferença, porque normalmente realizamos muito trabalho com o tato por meio de nossos olhos; estamos nos tocando com os nossos olhos. Um cego não consegue tocar por meio dos olhos e, portanto, a energia flui pelas mãos. Um cego é mais sensível do que qualquer outra pessoa que enxerga. Algumas vezes pode não ser desse modo, mas geralmente o é. A energia principia a fluir de um outro centro, caso não se encontre aí um centro.

Tente, portanto, esse exercício de ausência de cabeça e subitamente sentirá algo estranho: será como se, pela primeira vez, você estivesse no coração. Caminhe sem a cabeça. Sente-se para meditar, feche seus olhos e simplesmente sinta que não tem cabeça. Sinta que "minha cabeça desapareceu". No começo será apenas "como se", porém logo você sentirá que a cabeça realmente desapareceu. E quando sentir que sua cabeça desapareceu, seu centro se deslocará para o coração - imediatamente. Você olhará o mundo pelo coração e não pela cabeça.

Quando os ocidentais chegaram ao Japão pela primeira vez, não conseguiam aceitar que os japoneses tradicionalmente haviam acreditado durante séculos que as pessoas pensam por meio do abdômen. Se você perguntar a uma criança japonesa - caso ela não seja educada do modo ocidental -"Onde está seu pensamento?", ela apontará para o abdômen.

Séculos e séculos se passaram e o Japão tem vivido sem cabeça. Isso é apenas um conceito. Se eu lhe perguntar "Onde seu pensamento está ocorrendo?", você apontará para a cabeça, porém um japonês apontará para o abdômen. E essa constitui uma das razões por que a mente japonesa é mais tranqüila, sossegada e controlada. Porém, esse conceito foi alterado porque a cultura do Ocidente disseminou-se por tudo. Agora não existe o Oriente. Apenas em alguns indivíduos aqui e acolá, que são como ilhas, existe o Oriente. De outra maneira o Oriente desapareceu; agora todo o mundo é ocidentalizado.

Tente ficar sem cabeça. Medite de pé em frente a seu espelho no banheiro. Olhe bem no fundo de seus olhos e sinta que está olhando do coração. Logo o centro cardíaco começará a funcionar. E quando o coração funciona, ele muda sua personalidade total, a estrutura total, todo o padrão, porque o coração tem seu próprio sentido.

Portanto, a primeira orientação é tentar a inexistência da cabeça. Em seguida, seja mais amoroso, porque o amor não pode funcionar pela cabeça. Seja mais amoroso! É por esse motivo que, quando uma pessoa está apaixonada, ela perde a cabeça. As pessoas dizem que ela enlouqueceu. Se você não está louco e apaixonado, então não está realmente apaixonado. A cabeça precisa ser perdida. Se a cabeça está em seu devido lugar, sem ser afetada, funcionando normalmente, então o amor não é possível, porque para amar você deve fazer que o coração funcione - não a cabeça. O amor é uma função do coração.

Acontece que quando uma pessoa muito racional se apaixona, ela se torna tola. Percebe a que tolice está se entregando. O que ela está fazendo? Então divide sua vida em duas partes. Cria uma divisão. O coração se torna silencioso, íntimo. Quando muda de casa, ela se afasta de seu coração. Vive no mundo com a cabeça e só desce até o coração quando está amando.

Porém é muito difícil e normalmente isso nunca acontece. Eu estava em Bombaim na casa de um amigo, um oficial de polícia graduado. Sua esposa disse-me: "Tenho só um problema para lhe contar. Você pode ajudar-me?".

Então perguntei: "Qual é o problema?". Ela respondeu: "Meu marido é seu amigo. Ele o adora e o respeita, portanto, se você lhe disser algo, isso pode ajudar".

Então eu lhe perguntei: "O que deve ser dito? Conte-me". Ela disse: "Ele continua sendo um oficial de polícia graduado mesmo na cama. Não conheci um amante, um amigo ou um marido. Ele é um oficial de polícia graduado 24 horas por dia".

É difícil, é difícil descer de seu pedestal. Isso se torna uma atitude fixa. Se você for um homem de negócios, permanecerá um homem de negócios mesmo na cama. E difícil acomodar duas pessoas em seu íntimo e não é fácil alterar seu padrão completamente, de imediato, a qualquer hora que desejar. É difícil, porém se você estiver apaixonado, terá de descer abaixo da cabeça.

Portanto, para essa meditação tente ser cada vez mais carinhoso. E quando digo mais carinhoso, quero dizer mude a qualidade de seu relacionamento: permita que ele se baseie no amor. Não apenas com sua mulher ou com seu filho ou com seu amigo, mas em relação à vida como tal, torne-se mais carinhoso. É por isso que Mahavir e Buda falaram sobre a não-violência. Era simplesmente para criar uma atitude de amor perante a vida.

Quando Mahavir se desloca, caminha, ele permanece consciente de que não deve matar sequer uma formiga. Por quê? Realmente, a formiga não lhe diz respeito. Ele está descendo da cabeça para o coração. Está criando uma atitude amorosa para com a vida como tal. Quanto mais seus relacionamentos forem baseados no amor - todos os relacionamentos - mais seu centro cardíaco funcionará. Ele começará a trabalhar; você olhará o mundo com olhos diferentes, porque o coração possui sua própria maneira de olhar o mundo. A mente nunca consegue olhar dessa maneira - isso é impossível para a mente. A mente pode só analisar! O coração sintetiza; a mente pode apenas dissecar, dividir - ela é uma divisora. Apenas o coração proporciona unidade.

Quando você puder olhar com o coração, todo o universo se apresenta como uma unidade. Quando você trabalha com a mente, todo o mundo se torna atomizado. Não há unidade, só átomos e mais átomos. O coração proporciona uma experiência unitária, ele funde, e a síntese final é Deus. Se você puder olhar com o coração, todo o universo parecerá um. Esta unicidade é Deus.

É por esse motivo que a ciência nunca consegue encontrar Deus. Isso é impossível, porque o método aplicado nunca pode atingir a unidade definitiva. O método próprio da ciência é a razão, a análise, a divisão. Portanto, a ciência se resume a moléculas, átomos, elétrons. Os cientistas continuarão dividindo, porém nunca conseguirão descobrir a unidade orgânica do todo. O todo é impossível de olhar com a cabeça.

Por isso seja mais amoroso. Lembre-se: em tudo o que você fizer, a qualidade do amor precisa estar presente. Isso tem de ser uma lembrança constante. Você está caminhando na relva - sinta que a relva está viva. Toda folha está tão viva como você.

Seja amoroso. Seja amoroso mesmo com as coisas. Se estiver sentado em uma poltrona, seja amoroso. Sinta a poltrona; tenha um sentimento de gratidão. A poltrona lhe está proporcionando conforto. Sinta o toque, ame-a, tenha um sentimento amoroso. A poltrona em si não é importante. Se você estiver comendo, coma com amor.

Os hindus dizem que o alimento é divino. O significado é que, quando você está comendo, o alimento lhe está fornecendo vida, energia, vitalidade. Seja agradecido, trate o alimento com carinho.

Normalmente ingerimos o alimento de forma violenta, como se estivéssemos matando algo, não como se estivéssemos absorvendo - como se fôssemos matar. Ou de maneira muito indiferente você prossegue empanturrando alimento em seu abdômen, sem nenhum sentimento. Toque sua comida amorosamente, com gratidão: ela é sua vida. Coma-a, sinta seu sabor, aprecie-a. Não seja indiferente e não seja violento.

Nossos dentes são muito violentos por causa de nossa herança animal. Os animais não possuem outra arma; unhas e dentes são suas únicas armas de violência. Seus dentes são basicamente uma arma, então as pessoas prosseguem matando com seus dentes - elas matam sua comida. É por esse motivo que, quanto mais violento você for, de mais alimento precisará.

Porém, há um limite para o alimento e, portanto, a pessoa também fuma ou masca uma goma. Isso é violência. Você fica gratificado porque está matando algo com seus dentes, triturando algo com seus dentes, portanto a pessoa continua a mascar a goma. Isso é uma parte da violência. Faça o que estiver fazendo, mas faça-o carinhosamente. Não seja indiferente. Então seu centro cardíaco começará a funcionar e você penetrará profundamente no coração.

Texto de Osho - Extraído do Livro" Meditação Osho para pessoas ocupadas"