TODOS OS DIAS EXISTEM SEGREDOS ESCONDIDOS EM CADA INSTANTE DE NOSSA EXISTÊNCIA.

AQUI SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS DELES...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

TEXTO DO DIA - SER ALEGRE OU SER SÉRIO?

È melhor ser sério que ser ... alegre?

Para ser alegre é preciso abrir o coração e permitir olhar para dentro dele. Não analise este texto só com a lógica, sinta-o, pois ele fala sobre um sentimento, a alegria. Vinicius de Moraes, poeta da alma, afirmou que "é melhor ser alegre que ser triste e que a alegria é a melhor coisa que existe".

È fácil de perceber que em alguns locais, nos sentimentos mais alegres, e outros nos causam um certo incômodo e que tendem a nos entristecer. Espiritualmente falando, isso ocorre porque os ambientes são criados pelas pessoas e suas energias, e estas, às vezes não valorizam a alegria como deveriam, talvez porque achem que há coisas mais importantes.

Certa vez, uma pessoa me disse: "Não sou alegre porque sou séria". Como se essas duas qualidades fossem opostas e não pudessem conviver!

Ser sério significa ser correto, justo, responsável e eficiente, e em lugar algum existe a regra de que as pessoas sérias não podem ser alegres e tornar tudo à sua volta em um ambiente onde outras pessoas se sintam bem e gostem de estar.

Quando Vinicius escreveu o Samba da benção, disse que para quem escreve um samba alegre é preciso ter conhecido a tristeza. Concordo com o nosso poeta!

Como saber se estamos certos se nunca erramos? Mas podemos aprender e corrigir. Da mesma forma, podemos sentir a tristeza, mas não ser triste. Uma família alegre não está livre de um acontecimento triste, uma perda ou uma dificuldade. A diferença é que famílias felizes enfrentam melhora a tristeza e se recuperam mais rápido, pois onde há alegria, há também o amor, a felicidade e outros tantos sentimentos que nos fortalecem.

Todos temos problemas na vida, e é bom que seja assim, pois então ficamos mais fortes. Nietzsche diria: " O que não me mata, me fortalece". Podemos enfrentar os problemas com alegria, ou não; é uma opção.

O GESTU encontrou o equilíbrio entre ser sério e ser alegre. O segredo é ser sensível a tudo o que se faz e como se faz, respeitando o momento, o ambiente e o outro.

Quanto Beethovem escreveu sua sinfonia mais empolgante (a nona) tratou logo de colocar um coral cantando uma ode de Schiller. Dedicada à quem? Ora, à alegria! Em uma das passagens mais belas desta sinfonia, o compositor pede à alegria que ela "aproxime aqueles que as leis dos homens separam". Linda e importante reflexão.

Em um mundo onde há tantas coisas nos afastando, podemos nos unir através da alergia. Só depende de nós!
Um fraternal abraço
Texto de Renata Stort (www.editoraatlante.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário, é bem-vindo! :)