TODOS OS DIAS EXISTEM SEGREDOS ESCONDIDOS EM CADA INSTANTE DE NOSSA EXISTÊNCIA.

AQUI SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS DELES...

sexta-feira, 1 de julho de 2011

TEXTO DO DIA - PSICOLOGIA EM MOVIMENTO: HÁBITOS DE VIDA E A AUTO-ESTIMA

Essa matéria pretende indicar aos leitores uma forma de aumentar a auto-estima através de hábitos de vida saudáveis.

Ter hábitos de vida saudáveis significa estar em sintonia consigo mesmo, adequando, da melhor forma possível, os desejos e necessidades do corpo às limitações da realidade e aos ciclos da natureza, e evitando os abusos. Autoconhecimento, disciplina e força de vontade são estritamente necessários para conseguir essa dádiva.

O primeiro passo é conscientizar-se da importância de cuidar bem da própria saúde.

A partir daí, é necessário identificar onde ela está sendo prejudicada e o que se pode fazer. Não pretendo impor regras gerais e únicas para definir hábitos saudáveis. Acredito que a sensibilidade de cada um neste momento é muito importante para definir e decidir quais hábitos serão saudáveis para sua vida. Sugiro alguns hábitos que considero bons. Não é a rigidez que traz a saúde e, sim, o equilíbrio.

Sono: o bom sono é fundamental para a saúde. Deve-se dormir no mínimo seis horas para manter o equilíbrio energético do corpo.

Dieta: “nós somos o que comemos”. O alimento que comemos incorpora-se ao nosso ser. Tudo o que ingerimos acumula-se no nosso organismo fazendo parte do processo de formação das células. Se ingerirmos algo que gera toxinas seremos, então, também tóxicos.

Atividade física: a falta de e o excesso são prejudiciais para a saúde. O ideal é manter uma rotina de uma a duas horas diárias. Após os exercícios de força ou aeróbicos deve-se fazer alongamentos. Natação, caminhada, ioga, tai-chi, aikido, artes marciais são consideradas práticas saudáveis. Deve-se concentrar, durante os exercícios, toda a atenção no próprio corpo e nos movimentos, a auto-observação.

Respiração: é fundamental. Respirar um ar saudável e respirar com toda a capacidade do pulmão. É muito importante buscar informações com um profissional de como respirar corretamente.

Humor: o bom humor é essencial para que se tenha saúde. A energia do corpo circula melhor quando a pessoa sorri e é otimista, além de prolongar a vida. Um boa ajuda para melhorar o humor é o movimento.

Contato com a natureza: o sol, uma planta em casa, uma praça, qualquer animal, dedique trinta minutos diários junto da natureza.

Dependência química: é um dos piores hábitos de vida, é uma doença. Os danos causados podem ser irrecuperáveis. Mas falaremos sobre esse assunto numa próxima matéria. Aguardem.

Viver em harmonia com a natureza, com as pessoas e, acima de tudo, amar a vida e a si mesmo é essencial para a saúde. Tente e se não conseguir, peça ajuda, mas dê o primeiro passo.

Texto de Leonardo Carrijo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário, é bem-vindo! :)