TODOS OS DIAS EXISTEM SEGREDOS ESCONDIDOS EM CADA INSTANTE DE NOSSA EXISTÊNCIA.

AQUI SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS DELES...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

TEXTO DO DIA - ERVA DANINHA PODE SER ESPERANÇA CONTRA O CÂNCER

Pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) descobriram um princípio ativo em uma planta comum no Brasil, frequentemente descrita como erva daninha, que poderá se transformar em uma nova arma contra o câncer.

A erva-de-são-simão (Vernonia Scorpiodes) é uma espécie endêmica e pode ser encontrada em pastagens, terrenos baldios e beira de estradas. (foto da citação do dia).

Agentes antitumorais

Os pesquisadores da Univali descobriram que compostos químicos presentes na planta têm a capacidade de destruir células de melanoma e adenocarcioma.

"Os resultados são importantes na busca por agentes antitumorais que, somados ao estímulo ao sistema imune, auxiliam no combate à doença", afirma Tania Mari Belle Bresolin, coordenadora do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Univali.

Atividade seletiva

Os extratos e frações da planta demonstraram possuir atividade seletiva, sendo cicotóxicos apenas para células tumorais, apresentando, inclusive, efeito estimulador sobre as células de defesa do organismo. Os testes foram realizados em modelos animais.

Os pesquisadores, contudo, não recomendam o uso direto da planta, já que ela contém também compostos nocivos. "Alguns compostos isolados da planta afetam também as células não-tumorais. Os estudos são preliminares e ainda são necessários testes complementares para garantir a efetividade e segurança do uso da planta", diz Tania.

Próximos passos

Ainda não há previsão de testes em humanos. Os pesquisadores esperam que a divulgação dos resultados preliminares desperte o interesse na pesquisa por parte da indústria farmacêutica. "A planta estava sendo pesquisada há seis anos. É a continuidade dos estudos que permitirá a identificação dos agentes imunoestimuladores e quimioterápicos", completa a pesquisadora.

Texto retirado do site www.diariosaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário, é bem-vindo! :)