TODOS OS DIAS EXISTEM SEGREDOS ESCONDIDOS EM CADA INSTANTE DE NOSSA EXISTÊNCIA.

AQUI SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS DELES...

sábado, 13 de março de 2010

TEXTO DO DIA - PELA LENTE DO AMOR

O espelho quase sempre é um vilão na adolescência, quando a imagem refletida mostra que aquele corpo não se enquadra no padrão convencional de beleza. Mocinhas gorduchas, desajeitadas, com rosto identificado por uma coleção de espinhas ou um par de óculos - ou os dois ao mesmo tempo - muitas vezes até evitam seu reflexo. Não foi diferente com a escritora carioca Márcia Frazão, 51 anos. Na adolescência, ela bem que tentou domar as madeixas repuxando e alisando os fios ondulados. Também procurou disfarçar uns quilinhos a mais espremendo o corpo dentro de vestidos copiados de modelos usados por atrizes como a francesa Brigite Bardot. O problema é que, quanto mais ela se esforçava em ser Cinderela, mais a Gata Borralheira aparecia. Em seu último livro, Manual Mágico do Amor (ed. Bertrand Brasil), Márcia conta o glorioso momento de sua virada. "Eu me dei conta de que não era legal ficar tentando me modificar", diz a autora. O estopim da tomada de consciência foi a exclusão de seu nome da lista de convidados de um baile de debutantes. Uma amiga revelou o motivo: ela não era "bonita o suficiente". Márcia tinha então 14, 15 anos. Em vez de fugir do espelho, decidiu mudar de estratégia. Começou a enfrentá-lo. Mais que isso, passou a desafiá-lo e também a brincar com ele. "Muito bem, não sou nenhuma atriz de cinema, mas tenho outros encantos", argumentava diante da imagem redescoberta. Fitando-se com um pouco mais de atenção, reconhecia em seus traços particularidades interessantes herdadas de seus familiares. A maior parte, "mulheres gauches", como ela diz, longe de se encaixar nos rígidos padrões da estética.

O segredo da aceitação

Auto-estima. Eis a palavra-chave presente em grande parte das histórias em torno de processos de auto-aceitação. Segundo a psicóloga e terapeuta familiar Adelaini de Toni, de São Paulo, quanto mais a auto-estima estiver em alta, maior a possibilidade de aceitar a realidade como ela é - e muitas vezes até transformar as supostas limitações em benefícios. "A preocupação com a aparência geralmente fica mais acentuada na adolescência. Mas os modelos exteriores não são um drama para aqueles que viveram essa fase mais confiantes, seguros e curiosos em relação às coisas novas", sinaliza a psicóloga. O contrário, de acordo com ela, pode ocorrer com os mais frágeis e medrosos, que costumam enfrentar as mudanças com dificuldade. Nesse caso, a chamada "volta por cima" é auxiliada pela terapia e pela descoberta de novas potencialidades. "Se a pessoa estiver fortalecida, são grandes as chances de encontrar outras qualidades, além das valorizadas pela cultura. Aí a criatividade é a saída mais saudável", assegura Adelaini.

Márcia Frazão, por exemplo, foi capaz de reconhecer-se através das ancestrais que tanto admirava. Ela não se cansava de resgatar relíquias, escarafunchando nos armários cheios de peças antigas: um colar da bisavó aqui, um prendedor de cabelo da vovó acolá. E sempre corria ao espelho para provar as "novidades". Foi assim que Márcia encontrou seu estilo - o que a tornou ainda mais esquisita aos olhos das normalistas que não se atreveriam a dobrar uma esquina usando um chapéu da tia. Ela desistiu das roupas que todas usavam. Não se tornou mais popular - mas também já não se importava com isso. "Eu estava satisfeitíssima. Nunca mais me preocupei em andar na moda. E continuo até hoje usando coisas que agradam a mim e não necessariamente aos outros."

"Sim, eu posso ser eu mesma"

A atriz Valéria Sândalo, 33 anos, de São Paulo, também sentiu um grande alívio quando percebeu que podia ser autêntica. Valéria sempre foi gorda. Na adolescência, até que se esforçou para ser uma garota magrinha. Não chegava a se sentir retraída pelo excesso de peso - na verdade, queria mesmo ser magra para agradar aos meninos. Ela encarou um regime no mesmo período que tentou se transformar numa mocinha "meiga e delicada" - metamorfose bem complicada para quem tinha sido uma criança de personalidade forte. Acabou não conseguindo nem uma coisa nem outra. A conquista de Valéria foi além: ela acredita ter desenvolvido um grande amor-próprio: "Eu não demorei para perceber que nunca seria padrão de nada", admite a atriz, que atualmente faz o papel de uma bruxa bem-humorada na novela Acampamento, da Rede Record de Televisão. Valéria tem 1,79 m de altura e 120 kg. Ela nunca foi a um spa e adora usar tudo o que as revistas de moda desaconselham às gordas - roupas justas, decotadas e transparentes. Está sempre de salto alto. E já foi clicada por fotógrafos famosos, como Bob Wolfenson. Valéria posou nua algumas vezes e tirou a roupa em uma peça na qual contracenava com a atriz Isis de Oliveira, um ícone de beldade. Na verdade, ela se sente bonita - como de fato é - e não tem vergonha do corpo. "Muitas vezes, sou chamada para atuar em papéis feitos para gordas. Não me incomodo porque também rolam outros trabalhos. O que me dá certa aflição é o assédio de homens que querem se relacionar com gordas por puro fetiche. Sou uma pessoa e não um tipo", diz. Por outro lado, ela aprendeu a não se sentir rejeitada por causa de gente que não demonstra o mesmo interesse por mulheres fora do padrão convencional. "As pessoas têm suas preferências. Também prefiro homens morenos, não muito magros e mais velhos. Mas felizmente não estou presa a um único modelo. Afinal, a pessoa acaba se sobrepondo ao seu físico", afirma ela, que já foi casada, teve muitos namorados e agora procura um parceiro com "compatibilidade em termos de bom humor".

"Vire-se, meu filho!"

O amor da família é fundamental na batalha que um adolescente possa eventualmente travar contra a rigidez dos padrões estabelecidos. E essa fase pode ser decisiva. Essa é a opinião do professor de música e historiador paulista Luiz Ade, que já ensinou gaita a mais de 5000 alunos. Ele nasceu com uma forte deficiência na visão direita e, aos 7 anos, perdeu um dos braços por causa de um erro médico. Mas acredita que, em sua vida, dois acontecimentos o salvaram da autopiedade. O primeiro foi a mãe nunca permitir que ele se tornasse dependente dela. "A frase que mais ouvia era 'vire-se, meu filho!'. A princípio, eu odiava quando ela se recusava a me ajudar a amarrar o sapato. Custei a entender que ela estava incentivando minha autonomia", lembra ele. O outro fato marcante foi ter visto a primeira namorada chorando quando ele terminou o namoro. Tinha 14 anos. "Eu achava que ela estava comigo por pena. Mas naquele dia percebi o quanto ela realmente gostava de mim." Luiz Ade casou-se, formou-se em história e contou com o apoio de muitas pessoas, entre elas, o renomado físico Mário Schemberg, que em uma ocasião emprestou dinheiro a ele, anonimamente, por intermédio de um bedel da Universidade de São Paulo: "Só fiquei conhecendo quem era o meu credor quando fui devolver o dinheiro. Mas ele não aceitou. Apenas pediu para eu usar a quantia ajudando outra pessoa que estivesse passando por dificuldades". Luiz tem certeza de que ajudou muita gente, especialmente depois que descobriu a sua verdadeira vocação. Com mais de quarenta anos, ele foi aprender música e acabou se tornando professor de gaita. "Eu tenho orgulho do meu passado, vivo o presente e o futuro a Deus pertence."

Texto: Lina de Albuquerque
Site:
http://bonsfluidos.abril.com.br/edicoes/0031/bemestar/b.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário, é bem-vindo! :)