TODOS OS DIAS EXISTEM SEGREDOS ESCONDIDOS EM CADA INSTANTE DE NOSSA EXISTÊNCIA.

AQUI SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS DELES...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TEXTO DO DIA - VOCÊ É DO TAMANHO DOS SEUS SONHOS

A palavra sonho traz um duplo sentido no contexto cotidiano, um deles se refere ao sonhar dormindo e o outro a sonhar acordado, com a cabeça nas nuvens e os pés no chão. Será apresentado aqui, como produto de pesquisa o segundo contexto de sonho. Aqueles para todas as áreas da vida: profissional, empresarial, familiar, comunitário e para o mundo. Nossos sonhos são planos para longo prazo, desejos que, para quem sonha, tornam-se desafiados futuros, e portanto, não possuem uma receita própria, não tem um caminho específico a ser percorrido.

O principal objetivo do presente trabalho é apresentar aos grandes sonhadores, os passos que, se seguidos, poderão conduzir aos seus objetivos e metas , possibilitando através da determinação pessoal, motivação e estímulo, transformar seus sonhos em projeto de vida.
Palavras-chave: Sonho, determinação, motivação.

1- Planejamento: a primeira etapa do sonho

As grandes execuções do mundo em que vivemos, assim como as grandes empresas e suas conquistas, com certeza foram sonhadas por seus executores.

Embora, o que é grande para um pode parecer pequeno para outro, sonhos são sonhos carregados de objetivos estrategicamente planejados sejam eles profissionais, pessoais ou comunitários. No entanto, os sonhos só ganham força quando saem da imaginação para o papel, por isso é imprescindível que se faça antes um cronograma passo a passo, para ver que grau de importância eles têm na vida de alguém. Fazendo isso, os sonhos serão transformados em objetivos e os mesmos é que darão forças para agir e persistir levando os motivos para a ação, dando aos que sonham a motivação para prosseguir.

Os sonhos representam o primeiro passo das grandes realizações, por isso a importância de se sonhar com os pés no chão e manter a cabeça nas nuvens, As estratégias são motivações para sonhar com uma vida melhor e um mundo mais digno e justo. A grande diferença dos sonhadores de sucesso é a forma como transformaram e transformam esses sonhos em objetivos e metas de vida, porque provavelmente tiveram coragem e iniciativa para agir. No entanto, assim como o autor... “Acredito que todos podem realizar seus sonhos, a seu modo, claro que com os pés no chão, mas não devem ter características específicas. Pouco importa
se a pessoa hierarquiza ou não seus sonhos, se escrevem no papel ou não, cada um tem seu modo de organização”.

2- Determinação

No planejamento para a realização de um sonho, a palavra determinação implica em atitude e decisão para tirar do papel o objeto do sonho, estabelecendo estratégias, transformando-as em ação para os grandes realizadores de sonhos.

Para muitos, determinação significa obstinação, tenacidade, perseverança, persistência, garra ou apenas teimosia. Com certeza todas essas palavras fazem parte da biografia de um realizador de sonhos. Considerando que aqueles que possuem estas características, perseguem seus objetivos sem desistir diante das dificuldades, mas deixando claro que “perseverar não significa insistir no erro caso tenha uma estratégia equivocada para seu sonho: em alguns momentos, é melhor passar a borracha na estratégia para salvar seu sonho. Nesse caso, persevere no sonho e mude de estratégia.”
(Livro: Você é do tamanho de seus sonhos pg. 140,César Souza).

2.1- Determinando um sonho

Creio que cada um de nós tem um sonho lá dentro do coração. Não estou falando em ganhar na loteria. Esse tipo de idéia vem de um desejo de fugir de nossa situação atual e não de perseguir um sonho íntimo. Estou falando daquela visão que temos lá no fundo de nossa mente e que mexe com nossas almas. É a coisa para a qual nascemos. É aquilo que seduz nossos talentos e dons, apela para nossos mais altos ideais e despertam nossos sentimentos sobre o destino.

O grande sábio Salomão devia ter isso em mente quando escreveu em Provérbios 13.19: “O sonho satisfeito agrada a alma...”. Quem pode medir o prazer dessa cena? O desejo do Coração – escondido e profundo acalenta os sonhos. Esses sonhos flutuam enquanto o tempo passa, recusando-se a afundar por causa das âncoras dos obstáculos e das dificuldades.

Eles crescem através das possibilidades que são mantidas vivas pela esperança e pela determinação. Vagas possibilidades que geram oportunidades concretas que trazem à alma um gratificante estímulo... E que no fim tornaram-se um verdadeiro sucesso, o ás na manga da satisfação! O poeta Longfellow disse, e eu concordo: “Não me diga, em pesarosos números, que a vida é nada além de um sonho vazio!”.

As vidas de grandes homens nos dizem, que podemos fazer nossas vidas serem sublimes. E, partindo, deixar para trás, pegadas nas areias do tempo.

Você se tornou uma vitima da rotina? Começou a ter pensamentos desmoralizantes como: “Para que serve isso?”, ou “Isso vale a pena?”. A fechar a cara, ao invés de sorrir... Focado nas dificuldades, ao invés de ficar na fita no final da corrida?
Lembre-se da famosa composição de Oscar Hammerstein:
“Suba toda montanha, procure nos altos e nos baixos;
siga todos os atalhos, todas as trilhas que você conhece.
Suba toda montanha, atravesse todo rio,
siga todo arco-íris, até que encontre o seu sonho.”
Subir e sonhar certamente são bem melhor do que um estilo de vida sem janelas e uma gaiola sem porta.

A história está cheia de homens e mulheres que se deparou com a adversidade e alcançaram sucesso apesar dela. O orador grego Demóstenes, por exemplo, era gago! Na primeira vez que discursou na tribuna romana, saiu de lá ao som de gargalhadas. Mas ele tinha o sonho de ser um orador notável. Ele perseguiu este sonho e cultivou seu potencial. Diz-se que ele costumava colocar pedrinhas na boca para praticar na praia, falando ao som da arrebentação das ondas.

Sua persistência valeu a pena. Ele realizou seu sonho: tornou-se o maior orador do mundo antigo. Outros também ousaram e foram bem-sucedidos. Apesar de vir de família pobre, Napoleão tornou-se imperador. Beethoven trazia à vida sua visão interior da música quando compunha sinfonias, mesmo depois de ter perdido a audição.

Você pode correr atrás de seu sonho, não importando onde está hoje. O que aconteceu no passado não é tão importante quanto o que está para acontecer no futuro. Você pode começar a correr atrás de seu sonho ainda hoje!

“O que conta não é necessariamente o tamanho do cachorro na luta. É o tamanho da luta no cachorro”. (Dwighteisenhower) http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/

3- Motivação

Uma das fórmulas mais eficazes para iniciar um sonho e persistir nele é a motivação. Tecnicamente, a motivação é aquilo que leva alguém a dispender energia numa direção específica com um propósito específico. Motivar-se significa usar o sistema emocional para catalisar todo esse processo e mantê-lo em andamento. Portanto, sabe-se que às vezes, é preciso enfrentar situações drásticas na vida como um projeto cancelado, a perda de uma promoção ou de um emprego, por exemplo, que provocam um grande estrago na motivação de alguém fazendo com que seja preciso adiar muitos dos sonhos planejados.
3.1- As quatro fontes de motivação

Ver-se desmotivado pode ser angustiante: você se sente isolado, frustrado, temeroso, deprimido, ansioso; sua auto-estima provavelmente vai para o fundo do poço. Mas, felizmente, você não apenas possuirá as fontes às quais pode recorrer para restaurar sua motivação como também encontrará ferramentas para lidar com a falta dela.
Essas fontes são:
- Você mesmo (pensamentos, excitação, atitudes/ conceitos familiares)
- Amigos, parentes e colegas solidários (o time de Ouro)
- Um mentor emocional (uma pessoa real ou fictícia)
- Seu ambiente (o ar, a iluminação, os sons, as mensagens motivadoras dispostas
em suas anotações).

A maneira de utilizar essas fontes de motivação e lidar com os retrocessos podem diferenciar de um indivíduo para outro, mas os elementos da motivação são comuns a todos nós: confiança, otimismo, tenacidade, entusiasmo e resistência. É a confiança que nos permite crer que temos a capacidade de executar e realizar um sonho, é o otimismo que nos dá a esperança de que o desfecho será uma solução positiva, é a tenacidade que nos mantém concentrados no sonho, é o entusiasmo que nos permite ter prazer na realização de um planejamento e é a resistência que nos permite começar tudo de novo. Cada um desses elementos é sustentado pelas quatro fontes de motivação e eles devem ser cultivados para funcionar em plena forma, pois só assim a motivação será suficiente para que o sonho seja realizado com sucesso. (Livro: Inteligência Emocional pg.75 a 77, Hendrie Weisinger).

Considerações Finais

Alguns sonhos dão certo, outros não. Melhor então que sejam vários para aproveitar ao máximo a grande oportunidade de viver, de errar, acertar e começar de novo. Não importa quantos sonhos se têm se são grandes ou pequenos. O importante é que eles tragam ao sonhador a possibilidade de inventar seu futuro.

Não importa em que fase esteja sua vida, se perdeu o hábito de sonhar ou congelou sonhos para enfrentar a dura realidade do dia- a- dia, não importa se seus sonhos viraram pesadelos, se deseja fazer uma grande mudança e não sabe por onde começar. E se tudo estiver correndo bem o que realmente importa é que:

- você volte a acreditar nos seus sonhos, grandes ou pequenos;
- Assuma o comando de sua vida, pois a maior de todas as competências de um ser humano é cuidar de si mesmo, de sua carreira, de sua família como se fosse o dono de um negócio. Faça um planejamento estratégico de seus sonhos tirando-os da cabeça e colocando-os no papel, prosseguindo depois à realidade;
- E por fim... Invente seu futuro em vez de ficar tentando advinhá-lo.
Lembre-se: “Ninguém nasce sortudo, a sorte é criada pelo comportamento de cada um”. (Livro: Você é do tamanho de seus sonhos, pg. 166, César Souza).


RETIRADO DO SITE: http://sorocult.com/portaldoaluno/f_sonho.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário, é bem-vindo! :)