TODOS OS DIAS EXISTEM SEGREDOS ESCONDIDOS EM CADA INSTANTE DE NOSSA EXISTÊNCIA.

AQUI SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS DELES...

quinta-feira, 9 de junho de 2011

TEXTO DO DIA - CINCO DICAS PARA RELAXAR NO TRABALHO QUANDO O STRESS ATACA

 O stress não interessa a ninguém. É uma daquelas coisas que quando recai sobre si no trabalho, explode de uma maneira terrível e dolorosa.
Quando o stress ataca é importante saber algumas técnicas simples que lhe permitam lidar com as emoções, a curto prazo e a longo prazo. Dessa forma, você pode evitar os ataques de raiva e noites mal dormidas e tudo isso acontece por causa do stress. Por isso, aqui estão algumas das minhas técnicas favoritas:

* Encontre a sua respiração

Uma das maneiras mais eficazes e simples de lidar com o stress no trabalho é através de uma antiga meditação budista. É chamado de “permanência calma” e traduz-se na atenção e concentração de entrada e saída de ar do seu nariz.
Uma coisa que tenho falado muito com os amigos é o magnifico emWave Personal Stress Reliever, que adquiri na Amazon e que serve para aumentar a coerência e permite-me recuperar de episódios ou eventos stressantes, acumulam energia e permanece o fluxo, aumenta o acesso à criatividade, equilíbrio das suas emoções quando os seus nervos aumentam, cria a energia quando se sente sob pressão, etc, enfim, tem sido um grande apoio e aliviador de stress. Se estiver interessado, o aparelho está nesta página da Amazon.

O principal objetivo da “permanência calma” é para atingir um estado chamado de “ponto único de concentração” onde o objectivo é concentrarmos num determinado objecto pelo tempo necessário até os maus pensamentos irem-se embora e a sua mente ir para outras áreas. Claro que, isso leva anos para dominar e não interessa para aqui. Estamos concentrados com o aliviar do stress.

Felizmente para nós, a meditação “permanência calma” tem fortes efeitos colaterais e um deles é o combate ao stress de uma forma muito eficiente – relaxamento do corpo e da mente. Meditação “permanência calma” é também ter a capacidade de curar pequenos problemas de saúde, tais como, dores de cabeça, dores no pescoço e problemas relacionados com o stress.

Então, como fazemos isso?
Tudo o que precisa fazer é sentar-se e concentrar a sua atenção na sua respiração. Concentre-se na sensação da respiração entrando e saindo do seu nariz. Se houver outros pensamentos a entrar na sua mente, deixe-os passar.

Agora vamos contar 10 “rodadas” da respiração. Uma “rodada” é uma inspiração e uma expiração. Fazer isso é muito mais difícil do que você pensa, porque uma mente stressada saltita como um macaco, cuja calças estão a pegar fogo! Se você perder a contagem antes de chegar ás 10 respirações, comece de novo.
Esta meditação é uma solução a curto, médio e longo prazo. No curto prazo vai acalmá-lo e a médio e longo prazo vai ajuda-lo a gerir o stress e tomar consciência de pensamentos stressantes que possam surgir.

* Apanhe banhos de sol e arranje um espaço aberto

Pense num escritório médio, que é um terreno fértil em stress, os seus olhos são bombardeados com luz fluorescente, a sua pele é refrigerada com ar condicionado e os seus ouvidos estão sempre a ser atormentados pelos colegas de trabalho, impressoras e teclados.
Um evento stressante parece ser o fim do mundo e você passa o resto do dia (ou da semana!) a pensar sobre isso, é como se não houvesse mais nada a acontecer no mundo.

Quando você sente que o mundo inteiro está envolvido em stress e ansiedade uma das coisas mais simples que você pode fazer é ir lá fora apanhar sol num espaço amplo. O efeito é maravilhosamente relaxante.

A luz do Sol, para começar, já foi cientificamente comprovado que faz as pessoas mais felizes. Isso faz com que a vitamina D seja produzida no seu organismo e isso é um antidepressivo natural.

Em segundo lugar, os espaços abertos ajuda-o a relaxar. Um lugar com vista para a cidade ou com vista para o mar é o meu segredo e que me ajuda a lembrar que há outras pessoas no mundo em situação muito pior do que eu. Ser capaz de mudar o seu estado mental é de uma qualidade humana maravilhosa que muitas pessoas tomam por concedido.

* Arranje um bom chá verde ou branco

Todas as pessoas bebem chá, mas nem toda a gente sabe o quanto ele é bom para combater o stress. O chá verde e o chá branco em particular, são muito bons para a sua saúde.

No caso de você não saber, existem três tipos principais de chá:
-Chá Verde
-Chá Branco
-Chá preto

Todos esses chás provêm da mesma planta, mas são dados nomes diferentes, se eles forem preparados de forma diferente ou a partir de uma parte diferente da planta. O chá verde, por exemplo, é frito ou cozido ao vapor para evitar as folhas da fermentação e o chá branco é feito de botões da planta em vez de folhas. Estes dois chás são mais benéficos para os problemas de stress que os outros.

Então como é que o chá ajuda o stresse?
O chá é rico em compostos antioxidantes e faz maravilhas para o stress em muitos níveis diferentes. Um estudo mostrou que pessoas que bebem chá são realmente mais felizes do que aqueles que não bebem e são também menos propícias a ter cancro e outras doenças graves.

Há muitas razões definitivas sobre por que o chá ajuda o stress. Os médicos chineses já o sabem há milhares de anos, mas só agora a ciência ocidental está a apoiar as suas alegações com provas de que uma xícara de chá pode suprimir uma hormona no organismo que provoca o stress.

* Experimente Música Clássica

Alguns anos atrás eu descobri o quanto a música clássica pode ajudar os meus níveis de stress. Eu estava a conduzir e ia para casa, depois de um dia difícil no trabalho, e, por acaso, mudei o rádio para uma estação de música clássica. Normalmente, eu teria mudado imediatamente, mas naquele dia eu ouvi o violino inspirador do que eu agora sei que é a famosa obra de Vivaldi chamado “
winter“. Eu fiquei viciado. Ouça aqui a música.
Desde dessa altura que eu tenho experimentado ouvir todos os grandes compositores clássicos, Mozart, Beethoven, Bach,etc.

A música clássica é realmente uma fantástica maneira de relaxar quando se sente stressado e ansioso no trabalho ou fora dele. Eu recomendo algo que tenha um som suave do violino ou de um piano. Compre um iPod barato e coloque lá esses sons e quando se sentir stressado ouça a música e veja a diferença.

* Relaxe!

Muitos de nós já estamos habituados ao stress. Sei que isso parece um pouco ridículo, mas em muitos casos é verdade. Nós estamos tão habituados em estar deprimidos e ansiosos que achamos normal e, portanto, não fazemos nada para combatê-lo.
E para piorar as coisas nós estamos constantemente a dar voltas na nossa cabeça a pensar nos assuntos. Nós pensamos que, se pensarmos sobre o “porquê” estarmos estressados, chegaremos a uma solução, mas na verdade só piora as coisas. Sempre que você pensa sobre o “porquê” de estar stressado, é apenas estar a acrescentar água na fervura.

Pensando sobre estar stressado, torna-o ainda mais stressado!
Parece simples e, provavelmente, um pouco estúpido, mas é algo que você tem que tentar fazer. Apenas relaxar. As coisas não são assim tão más.

Para ajuda-lo a conseguir relaxar, eu quero compartilhar com vocês um ensinamento budista criado por um mestre indiano chamado Shantideva:
“Se o problema pode ser resolvido, porquê se preocupar? Se o problema não pode ser resolvido, preocupando-se não o ajudará.”

Quando olhamos para o problema objectivamente, não há realmente nenhuma razão para stress e preocupação. Lembre-se disso e relaxe! É impressionante o quanto isso é poderoso se você realmente desejar fazê-lo.

O stress faz parte da vida, não há como escapar dele. Mas, como as dores de dente, a dor de ouvido, e dor nas costas, há soluções. Meditar é uma delas. Mudar a sua forma de pensar é outra. Se pegar em uma ou duas das sugestões deste artigo e aplica-las, você estará bem encaminhado para relaxar quando o stress atacar.

Texto de Filipe Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário, é bem-vindo! :)