TODOS OS DIAS EXISTEM SEGREDOS ESCONDIDOS EM CADA INSTANTE DE NOSSA EXISTÊNCIA.

AQUI SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS DELES...

domingo, 19 de julho de 2009

TEXTO DO DIA - MÚSICA E RESPIRAÇÃO

As Vogais e os Espaços Respiratórios
Estes ensinamentos que estamos passando aos leitores enfocam a ação dos mantras sobre os centros de energia (Chakras) e o seu reflexo no espectro da consciência, determinando estados específicos de realização humana. A autocura com os mantras, nesse sentido, se refere à ação sobre o corpo sutil (centros de energia e canais prânicos) no desbloqueio de energias estagnadas. Este trabalho visa resolver desequilíbrios gerados por determinados imprints kármicos, ocasionados por samskaras (condicionamentos) negativos, sucessivamente, cristalizados em vidas passadas. Estes 'nós' cármicos não podem ser resolvidos exclusivamente pela nossa mente racional, que é limitada. O poder dos mantras verifica-se exatamente em transcender este aspecto da mente, agindo a nível profundo, subsconsciente.

A familiarização com nossas energias internas é pré-requisito para que esse trabalho se realize em cada indivíduo. Por isso, transcrevemos estes exercícios com as vogais como recurso preparatório de autoconhecimento.

A Voz como um Cartão Postal da Energia Pessoal
Num encontro com uma pessoa estranha, pelo timbre de sua voz, é possível se perceber, imediatamente, sua personalidade e grau de consciência. Cada espasmo, cada precipitação, mas também a bondade e a calma interior podem ser ouvidos com precisão. Muitas pessoas se assustam quando ouvem sua voz num gravador pela primeira vez. Não raro, nessa ocasião, elas encontram qualidades de seu caráter e traços de sua natureza que nunca ouviram em si mesmas. Hamel assinala que "é interessante notar que a expansão da respiração e uma colocação apropriada da voz faz com que as pessoas se sintam muito mais musicais, e mesmo um mau ouvido torna-se mais apropriado."

Prática

A seguir, citamos exercícios do trabalho em grupo do Instituto de Terapia e Ensino da Respiração de Berlim, dirigido pela professora Ilse Middendorf, que trilha o caminho da vivência consciente da respiração, baseando-se em formar e cantar internamente as vogais.
  • Exercício com a Vogal E: cantar para si, em silêncio, ou contemplar, sentir onde ocorre o movimento respiratório. A vogal E movimenta os flancos lateralmente, formando um determinado espaço. Mais tarde pode-se expirar emitindo som. Mas, durante a inspiração e a expiração o movimento respiratório é forte e claro também em silêncio. A vogal E significa o movimento no espaço externo.
  • Exercício com a Vogal O : proceder como em E. - 'O' tem um movimento respiratório que vai para frente e para trás na mesma altura que E - o espaço de O também vai aproximadamente do esterno até as proximidades do umbigo. Um espaço correspondente nas costas. O forma um espaço respiratório diferente de E. O significa o movimento no espaço interno.
  • Exercício com a vogal U e I : o mesmo que em E. U encontra-se no espaço inferior (espaço da pelve). Em ligação com I (cintura escapular e espaço da cabeça) endireita a coluna e todo o tronco.

Veja o importante esclarecimento da professora Middendorf:

``Cantar, pensar, falar ou contemplar uma vogal dentro de si e vivenciar seu espaço respiratório significa portanto realmente deixar que a respiração venha. Quando a vogal soa durante a expiração, a ressonânciapropaga-se até o espaço da vogal criado durante a inspiração e seus contornos.Como nosso movimento respiratório reage integralmente a todo tipo de exteriorização, não é de admirar que com determinado pressuposto se forme um espaço de movimento respiratório correspondente. O resultado, portanto, são formas análogas de espaço vibratório vogal. Em síntese o exercício é este : em estado de concentração recolhida, vibrar uma vogal em silêncio e sentir o movimento respiratório.``

Quando nos lembramos da estreita ligação existente entre os sons harmônicos e as vogais, encontramos aqui uma relação clara entre respiração, som, proporção musical e o interior do corpo. De fato, os cantores e iogues indianos que praticam a mandra-sadhana ou a nada-ioga começam cantando as vogais mais simples, que são seguidas de um longo mmh zunido. São estas as sílabas germinais mântricas: Hoooommm, Haaaammm, Heeeeg, Huuuummm, Hchriiiimmm. Segundo Hamel:

"A colocação da voz, uma condição prévia para as aulas de canto e de teatro, mas também para as de empostação para 'oradores', emprega desde sempre as consoantes e vogais primitivas a fim de obter a sonoridade correta. A postura do corpo e a chamada respiração total eram também pontos de partida para a cura de pertubações da fala."

Falou-se tanto de relaxamento até aqui que uma tensão correta agora é necessária:

Um momento importante para que a voz soe forte e clara é a tensão correta.[sic] Entretanto, deve-se diferenciar pressão de tensão. A pressão pesa e tolhe, levando à rigidez;[?] a tensão, ao contrário, equilibra, cede elasticamente e é uma energia ativa, que jamais leva à pressão, à crispação. Quando não tencionamos corretamente, ao erguer a voz, comprimimos a glote e soltamos a corrente de ar sob pressão, de forma que o timbre é destruído e a glote começa a doer. Quando não pressionamos, perdemos muito ar e não podemos manter o som, quando há algum.

A construção do som relaciona-se, intimamente, com a tensão e a concentração de todas as energias internas e externas.

Em relação às nossas vogais A E I O U , quando imaginada e pronunciada internamente durante a inspiração, cada uma delas abre um determinado espaço do corpo humano. Essa abertura através das vogais é bastante concreta e deve ser compreendida da seguinte maneira: a respiração penetra mais profundamente ou mais para o alto nos espaços correspondentes. O 'U' preenche nosso espaço corporal inferior, o ' I ' nosso espaço corporal mais elevado. Mas a respiração carrega consigo também a sutil susbstância prana, a respiração espiritual, que os iniciados gregos chamavam de pneuma,o hálito de Deus. O conjunto de um espaço preenchido de pneuma poderia, desse modo, ser compreendido como realização divina.

Exercite-se! Esteja apto a assimilar a utilização das vogais nos processos de cura mântrica.

DO AUTOR: SEBASTIÃO ALVES DE OLIVEIRA - Retirado do Site Corpo Saudável - http://www.corposaudavel.com.br/qualidade-de-vida/musica-e-respiracao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário, é bem-vindo! :)