TODOS OS DIAS EXISTEM SEGREDOS ESCONDIDOS EM CADA INSTANTE DE NOSSA EXISTÊNCIA.

AQUI SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS DELES...

domingo, 6 de setembro de 2009

TEXTO DO DIA - O PODER DA DETERMINAÇÃO

O homem é realizador na sua essência. Ele constrói o próprio futuro a partir das decisões doseu presente e as decisões de hoje são feitas a partir do seu aprendizado no passado. Porém,existe uma grande diferença no resultado dos empreendimentos entre as pessoas comuns e as bem-sucedidas.

As que fazem parte do segundo grupo não perdem tempo discutindo suas limitações. Elas decidem e ousam lutar por seus ideais independentemente das dificuldades que encontram no caminho. Estabelecem prioridades, concentram-se em seus objetivos e são, acima de tudo, determinadas.

Determinação: a capacidade de decisão. Essa simples palavra tem um significado extraordinariamente relevante quando colocada em prática. Ela aponta para a personalidade de pessoas firmes em seus propósitos. Está associada a traços fortes como convicção de desejos, alvos fixados e planos bem definidos.

No decorrer da nossa existência encontramos muitas oportunidades, mas também situações difíceis e barreiras que devem ser rompidas. Para que eu possa conquistar um objetivo a minha determinação para atingir o alvo deve ser maior que as situações que venham surgir no meu caminho.

Os meus objetivos e desejos não podem ser alicerçados no entusiasmo. É necessário determinação para obter a conquista. Há algum tempo eu iniciei um programa de condicionamento físico, com o objetivo de correr, no mínimo 7km em 60 minutos. Eu estava certo de todos os pontos favoráveis que esse hábito poderia trazer à minha vida. Nos primeiros dias eu estava entusiasmado e feliz, mas no decorrer de algum tempo, descobri que necessitava muito mais que entusiasmo para manter o ritmo inicial. Mas eu estava decidido. Nenhum obstáculo me faria retroceder. Quando há determinação nenhuma situação é capaz de levar o objetivo final ao esquecimento.

Decidir não é fácil. Temos que "pagar o preço". Porém, quando a decisão é feita com base em propósitos bem definidos os acontecimentos, sejam eles quais forem, sempre terão menor importância.

Pessoas determinadas desconhecem frases como "não posso", "isso não é para mim", "não tenho condições financeiras" e assim por diante. Elas nunca desistem, ao contrário, persistem, buscam novas estratégias, mantêm o foco e a cada etapa superada o anseio para chegar ao alvo aumenta.

É tempo de nos prepararmos e tomar decisões que determinarão o rumo de nossas vidas. Não se deixe embalar pelo entusiasmo. Avalie o que realmente é relevante para a sua vida.

Sugiro que você faça uma reflexão sobre seus sonhos e desejos. Classifique-os numa escala de 0 a 5 e preste atenção aos resultados antes de decidir qualquer coisa. Seja a realização de uma sonhada viagem, a conquista de novos negócios, o início de um curso, a reaproximação dos amigos queridos, o programa alimentar, a academia, o regime, entre tantas outras coisas.

O que realmente importa é saber se o grau de determinação é igual ou menor que o desejo da conquista. Ter a capacidade de decisão implica seguir em frente e não olhar para trás diante das adversidades. Determinação é tornar inegociável qualquer condição que nos desvie de um propósito.

Você está preparado?
Texto de Yasushi Arita (Artigo da Revista Tendências do Trabalho )

2 comentários:

Qualquer comentário, é bem-vindo! :)