TODOS OS DIAS EXISTEM SEGREDOS ESCONDIDOS EM CADA INSTANTE DE NOSSA EXISTÊNCIA.

AQUI SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS DELES...

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

TEXTO DO DIA - O DIFÍCIL CONTROLE DOS PENSAMENTOS

"Uma vez que tenha chegado a permanecer indiferente aos objetos de percepção, deve o discípulo buscar o Rajá dos Sentidos, o produtor do Pensamento, aquilo que desperta ilusão... A Mente é o grande assassino do real". Livro dos preceitos Áureos, traduzido por H.P.Blavatsky.

Há muito tempo conhecemos inúmeras teorias a respeito do pensamento e todos nós, sem exceção, sabemos que devemos ter pensamentos positivos; pelo menos é o que todos dizem.

Todos sabemos, no entanto, existe uma imensa dificuldade no controle desses pensamentos. Certamente é no corpo astral/mental que residem todos os obstáculos que enfrentamos em nossas vidas. Em todos os meus cursos ouço a mesma queixa: "não consigo controlar meus pensamentos", "não consigo ter pensamentos positivos", "sempre sou invadido por pensamentos negativos", e assim por diante.

Quando nos dedicamos à Teosofia, aprendemos que, acima de qualquer coisa, devemos primeiramente dominar nosso corpo físico, depois o astral e, em seguida, o mental. Blavatsky dizia que "... a Mente é o grande assassino do real". Na verdade é o grande criador de ilusões. Mas como sabemos. nossas mentes não trabalham separadas das emoções.

Mente e desejo estão intimamente ligados e, por isso, encontramos tamanha dificuldade em contê-la. Somos carregados de sentimentos negativos a respeito de nós mesmos, da vida e de nossos destinos. Chamamos essa ligação de Kâma-Manas, ou seja, desejo-mente.

Kâma é a energia que se manifesta no corpo astral e seu principal atributo é o sentimento, incluindo nossos desejos e paixões. Como já foi ensinado em outras matérias, desejo é uma manifestação inferior da vontade. No entanto, desejo é uma das primeiras manifestações do amor e por isso não deve ser negado, mas submetido e conquistado por Manas, que vem da palavra sânscrita Man, raiz do verbo pensar.

Manas é dividido em inferior e superior. Manas superior é o pensador em nós, aquele que pensa, discrimina, analisa de uma forma superior e está intimamente ligado ao nosso eu superior e também ao 3º aspecto da trindade, o Espírito Santo.

Manas inferior está relacionado ao nosso ego inferior, ao nosso intelecto, ou seja, ele trabalha juntamente com nossos sentimentos e desejos, muitas vezes nos punindo e privando do melhor da vida. Infelizmente a grande maioria de nós trabalha em Manas inferior, e o que acontece? O ego inferior domina nossos pensamentos e sentimentos, nos impedindo de criar uma realidade mais prazerosa.

Manas superior não pode, por uma questão de vibração, entrar em contato direto com os mundos inferiores. Dessa maneira, nossa única saída é buscar o caminho em direção a ele. Como fazer isso? Silenciando nosso Manas inferior, para que Manas superior possa lentamente nos enviar alguns insights importantes e fundamentais para a manutenção de nossa saúde mental e controle e domínio do emocional.

No silêncio, podemos entrar em contato com algo que não conhecemos, um lugar onde não existe ego inferior nos atormentando com suas negativas a nosso respeito e a respeito de nossas vidas. Nesse lugar, existe apenas a paz e os insights necessários à construção de uma nova realidade.

Nossa mente inferior, comandada pelo nosso cérebro, não está intimamente ligada com o espírito divino que existe em nós. Manas inferior vive em tumulto, carregado de vozes tempestuosas, mergulhado em desejos frenéticos, mas, infelizmente, ainda é o que nos move em nosso dia a dia. Contudo, não nos dá paz. Nesse sentido, Kâma domina Manas, agem e reagem estimulando um ao outro. Corpo mental estimula o astral e vice-versa.

Conforme evoluímos e expandimos nossas consciências - e isso se dá através de muitos acontecimentos interiores e exteriores - conseguimos lentamente submeter Kâma a Manas. Isso pode acontecer de diversas maneiras: Manas inferior eleva-se lentamente até Manas superior e se torna "um com seu Pai que está nos céus", pode também, como é mais comum, elevar-se parcialmente e descer parcialmente, ou ainda perecer, sendo arrebatado pelos seus desejos, que vemos acontecer com muitas pessoas.

Sempre que conseguimos separar, mesmo que só por alguns minutos, Manas de Kâma, entramos em contato com nossas faculdades mentais mais altas, e nesse exato momento precisamos cada vez mais aprender a exercitar o domínio de Kâma por Manas.

Nosso livre arbítrio reside em Manas. É dele que vem também nossa força de vontade, nossa determinação, nosso poder de auto governar-se. De uma coisa tenho certeza e digo a vocês com toda propriedade: por mais que tenhamos sido massacrados por uma vida insana, repleta de obstáculos, por mais que tenhamos sido miseravelmente cuidados e educados, por mais que tenhamos sido desprezados e rejeitados, quando nos decidimos por um crescimento real, por uma evolução verdadeira, e colocamos em andamento Manas Superior, nossa própria vontade de vencer, toda natureza e todos os seres de Luz conspiram a nosso favor, nos abrindo todos os caminhos em direção à construção de uma nova vida, contanto que nossa decisão seja firme e sem volta.

Quando nos decidimos por nós, pela construção de maior auto-estima, uma nova porta se abre e uma nova vida, repleta de luz, começa a acontecer.
Texto de Eunice Ferrari - site: http://esoterico.terra.com.br/vidainterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário, é bem-vindo! :)