TODOS OS DIAS EXISTEM SEGREDOS ESCONDIDOS EM CADA INSTANTE DE NOSSA EXISTÊNCIA.

AQUI SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS DELES...

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

TEXTO DO DIA - CONSCIÊNCIA, DETERMINAÇÃO, AÇÃO E ESFORÇO: O COMPROMETIMENTO COM A FELICIDADE

"O homem, como imagem de Deus, possui dentro de si essa divina força de vontade que tudo realiza. Descobrir, através da meditação correta, como estar em harmonia com a Vontade Divina é a suprema obrigação do homem."
- Paramahansa Yogananda -

A vontade de Deus é e sempre será a nossa felicidade. O Universo é um organismo vivo, que sempre caminha em direção à paz e ao equilíbrio. Porém, nós pequenos seres que vivemos neste pequeno e lindo planeta, costumamos complicar um pouco as coisas e nos atrapalhar, até entender o significado desse estado de ser que é a felicidade.

Fomos orientados e ensinados a acreditar que Deus é nosso pai e que nossa vida, nosso caminho e destino depende apenas de Sua Vontade. Não nos ensinaram que existe algo de muito grande e poderoso dentro de nós que é a nossa vontade e o poder de transformação que temos a partir dessa mesma vontade. Enquanto não entendermos que a nossa vontade deve se unir à Vontade Suprema de Deus, à Vontade Maior do Universo, que é a nossa felicidade, não conseguiremos construir absolutamente nada de positivo em nossas vidas.

Sou enfática na afirmação de que a construção de uma vida mais feliz está em nossas mãos. Tenho certeza disso, até por experiência própria. Mas de que forma posso promover mudanças em minha vida? Como posso realizá-las?

Hoje vamos falar de comprometimento. Até que ponto você tem se comprometido com a construção de sua felicidade? Que tipo de compromisso tenho assumido na construção de um novo modelo de vida?

Tenho assistido muito de perto, pessoas que dizem estar passando por problemas terríveis, resultado de uma vida sem sentido, fruto da falta absolta de consciência e percepção. A partir do momento do insigt, ou seja, logo que percebemos que construímos um caminho baseado em padrões de ação e reação inconscientes, ficamos esperando que milagrosamente tudo se transforme. Oh Deus por que nada acontece comigo? Por que minha vida é tão difícil? Logo vem a resposta: deve ser o carma que devo pagar, uma espécie de maldição por algo de muito errado que fiz em outra vida...Parece que Deus nos deu as costas, ou que está adormecido, esqueceu-se de nós. Pobre Deus que é responsabilizado por tudo de mal que construímos, tudo de negativo que existe e não nos comprometemos a mudar!

Deus olha por nós, sim, ao menos seus mensageiros estão ao nosso lado, disso não tenho nenhuma dúvida. No entanto existe a minha parte em toda essa história, a minha vontade, pois tenho que, a partir da conscientização que brota através da compreensão de que as mudanças estão nas minhas mãos, comprometer-me com todo trabalho que ainda tenho pela frente. E tenho certeza: não é pouco nem pequeno.

Particularmente tenho percebido a falta de comprometimento da grande maioria das pessoas com a construção da felicidade em suas vidas. É como se, bem lá no fundo, todos estivessem esperando que caia algo do céu e os torne mais felizes. Os contos de fada têm grande poder sobre nosso inconsciente. Esperamos o príncipe encantado escondido por trás de alguma cortina que ainda não conseguimos abrir. Esperamos que alguém apareça por sobre uma nuvem e nos dê um trabalho que nos enriquecerá da noite para o dia, esperamos sempre que algo mágico aconteça, pois afinal de contas, sofremos tanto, trabalhamos tanto e amamos tanto, merecemos, não é verdade?

Não, não é verdade que tudo isso acontecerá apenas por que nos sacrificamos. Muita energia é desperdiçada em sacrifícios vãos, na certeza de que, através do sofrimento, conseguiremos o reino dos céus. Essa teoria é algo que ainda impregna nossa mente inconsciente, mas felizmente é falsa.

A construção de uma vida mais feliz é algo muito concreto, que requer, além de nossa conscientização, a mobilização de forças e de muita energia que devem ser desenvolvidas dentro e não fora de nós. Todos querem mudar suas vidas, mas poucos se comprometem verdadeiramente com o esforço, o sacrifício e o tempo necessários à essa mudança. Num primeiro momento, precisamos ter a consciência do que nos faz mal, de que as emoções negativas nos fazem muito mal e as positivas nos são benéficas. Esse é o meu primeiro comprometimento. Mudar essas emoções e possíveis atitudes que não são benéficas em meu caminho. Caso não consiga fazê-lo sozinho, devo buscar ajuda, meios, técnicas que possam me auxiliar nesse sentido. Devo primeiro me convencer e, em seguida, me comprometer com esse passo.

O segundo passo é a determinação, que é mais do que vontade. Sem o desenvolvimento dessa qualidade em mim, não consigo mudar absolutamente nada. Como desenvolvo a determinação? Somente a partir do desenvolvimento da convicção da necessidade da mudança é que posso desenvolver a determinação. Devo estar determinado à mudança, custe o que custar. A partir disso devo partir para a ação. Primeiramente, devo me fazer algumas perguntas:

O que devo fazer para que minha vida mude verdadeiramente?
Em que direção devo seguir?
Do que precisarei abrir mão para que essa determinação à mudança me dê os frutos que espero colher?
Preciso aprender o quê para que essa mudança aconteça?
Que tipo de orientação necessito?
Que tipo de pessoa quero ter ao meu lado para me auxiliar a promover essa mudança?

O próximo e último passo é o esforço. Sem ele, nesta encarnação neste planeta, onde a gravidade é a maior força, decididamente não conseguiremos nada. Mas, se desenvolvo a consciência, não desperdiço energia em coisas infrutíferas, nenhum esforço é vão. E é somente a partir dele que conseguiremos construir algo de positivo em nossas vidas.

É somente dessa forma que você poderá fazer as mudanças efetivas em sua vida, não existe outra forma de se conseguir qualquer coisa na vida: consciência, determinação, ação e esforço da vontade. Sem o comprometimento com a mudança em direção às coisas positivas, decididamente, não conseguiremos construir nossa felicidade, pois diferente de tudo o que nos ensinaram, ela não cai do céu, e não é privilégio de apenas alguns. Mãos à obra, afinal, você ainda não se determinou a aumentar sua taxa de felicidade?
Texto de Eunice Ferrari - site: www.esoterico.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário, é bem-vindo! :)