TODOS OS DIAS EXISTEM SEGREDOS ESCONDIDOS EM CADA INSTANTE DE NOSSA EXISTÊNCIA.

AQUI SERÁ POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS DELES...

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

TEXTO DO DIA - DAR E RECEBER AMOR

“Se todos os dias nós fizermos coisas boas a mais e coisas ruins a menos, talvez será mais possível nós nos libertarmos do sofrimento antes deste século terminar; pois, a primeira prática da travessia é a Paramita da Generosidade”, já dizia o Lama Michel Rinpoche, aos 13 anos.

Segundo a filosofia budista existem quatro formas de generosidade:
a) Partilhar os ensinamentos que geram paz interior da forma adequada à mente e à cultura das pessoas, sem esperar pagamento ou recompensa.
b) Oferecer coisas materiais, como nosso corpo e nossos recursos.
c) Oferecer proteção, consolo e coragem. Podemos proteger os outros de perigos de outros humanos, de não-humanos e dos elementos.
d) Oferecer amor (oferecer incondicionalmente aos outros nosso tempo, apoio emocional, energia positiva e boas vibrações).

A generosidade é o antídoto da avareza. É o melhor investimento contra a pobreza emocional e material futuro. Por meio da generosidade nos abrimos para a vida, perdemos o medo de nos comunicar. Desenvolver a habilidade de sermos generosos é um ato de grande auto-estima.

Durante uma sessão de psicoterapia, uma paciente me perguntou nervosa: “Mas, afinal de contas, o que é generosidade?”. Respondi: “É a disponibilidade que temos de compartilhar nossa abundância”. Então, com um tom de voz frustrado, ela me disse: “Se eu estou sempre na falta, nunca vou poder ser generosa?”. Então, conclui: “Bom, só podemos dar o que temos, senão seria como fazer milagres com o santo do outro. Mas não medimos nossa generosidade por nossas posses, mas pela disponibilidade de compartilhá-las”.

Existe um limite para a generosidade, já que, em termos concretos, não podemos oferecer tudo. No entanto, internamente, devemos, sem hesitação, estar sempre abertos a doar. Nós temos sempre algo para oferecer aos outros, mesmo que estejamos nos sentindo carentes.

Lama Zopa Rinpoche quando veio ao Brasil, ficou impressionado com a quantidade de crianças carentes pedindo esmola na rua. Então, ele disse: “Em geral dizemos para os pedintes: “Desculpe, eu não tenho nada para te dar. Seria melhor sorrir e se calar mantendo internamente um estado de querer oferecer alguma coisa, mesmo que concretamente você não lhe dê nada. Se você desejar que ele possa sair do sofrimento, já estará lhe oferecendo algo de positivo”.

A prática de dar e receber ao mesmo tempo. A disponibilidade interna de oferecer algo está totalmente ligada à nossa auto-imagem. Na realidade, nós vivemos muitos conflitos em torno da prática de dar e receber. Muitas pessoas preferem dar a receber; outras, ao contrário, preferem receber e acham que nunca têm nada para oferecer. Quando nos alegramos verdadeiramente com algo que recebemos ou quando alguém está de fato feliz em nos oferecer alguma coisa, uma energia muito particular de alegria intensa é gerada. Por quê? Porque neste momento dar e receber ocorrem simultaneamente. São poucas as vezes que isso, de fato, acontece.

Uma boa maneira de treinar a mente a oferecer algo com verdadeira generosidade, isto é, livre de qualquer sensação de apego ao objeto oferecido, e da idéia de receber alguma recompensa por este ato. Em geral, temos muito apego, somos mesquinhos: ficamos com o maior e o melhor e damos para os outros somente o que não queremos mais. Por isso, sempre nos sentimos pobres e insatisfeitos. E sempre tememos perder o que temos. É para quebrar esses hábitos destrutivos causados pelo apego, que fazemos a prática das oferendas.

Oferecer sempre algo há alguém, pode ser um simples sorriso, é um bom treino para a verdadeira generosidade porque como ele é quase sempre acessível e abundante, podemos oferecer sem nos contaminar pelo sentimento de perda, tão comum quando temos apego por aquilo que estamos oferecendo. Você já sorriu hoje???

Texto de VINICIUS SAMPAIO D'OTTAVIANO -Site Jornal RMC



2 comentários:

  1. Fantástico! Guardei para minhe edificação: "generosidade é a disponibilidade que temos de compartilhar nossa abundância”
    Abçs
    Helio

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc Hélio, essa é a verdadeira generosidade!;)

    ResponderExcluir

Qualquer comentário, é bem-vindo! :)